MASP

Coral Juvenil do Guri

14.7
dom
16h30

Coral Juvenil do Guri
Formação que reúne os alunos de canto do Guri, o Coral Juvenil conta com adolescentes de 12 a 18 anos, e promove o aprofundamento dos estudantes em diversas técnicas vocais, compreendendo todo o espectro da atuação do canto lírico, folclórico e popular. Em constante aprimoramento, o grupo explora em cada programa um repertório distinto, passando pela música sacra, por canções do gospel norte-americano e por composições contemporâneas. 

Em 2012, o coral lançou o CD Cantos Novos – o primeiro álbum dos Grupos Infantis e Juvenis –, com peças em sua maioria escritas especialmente para o grupo. Em 2015, participou do concerto da Orquestra Jovem do Estado, interpretando Carmina Burana; e em 2016 integrou o coro que cantou ao lado de Andrea Bocelli, na passagem do tenor italiano pelo Brasil.

Grupos Infantis e Juvenis do Guri
Os Grupos Infantis e Juvenis são parte fundamental da estrutura artístico-pedagógica do Guri. Suas apresentações refletem não apenas o ensino de música realizado no programa, como também deixam evidente o trabalho social presente em cada um dos 46 polos distribuídos pela
capital e pela Grande São Paulo.

Criados com a dupla intenção de integrar alunos de diferentes unidades do Guri e de elevar a qualidade do ensino musical do programa, os grupos proporcionam aos estudantes a oportunidade de aprofundar suas capacidades artísticas. No Guri, o ensino de música vai além da sala de aula, e está intimamente ligado à construção da performance: é em conjunto, sobre o palco, que se forma o músico. E um músico não se forma sozinho, isolado: é após uma apresentação, realização do esforço conjunto, que se colhem os frutos do trabalho individual e coletivo.

Da mesma forma que teoria e prática não podem ser dissociadas, o Guri acredita que a pedagogia musical e a social devem andar juntas. Na prática individual e coletiva, os alunos e alunas aprendem tanto sobre diferentes linguagens e técnicas musicais quanto sobre responsabilidade, respeito, cooperação e solidariedade.

No Guri, os alunos e alunos têm a oportunidade de enveredar por diversas áreas da música. São dez os Grupos Infantis e Juvenis – sete formações instrumentais e três vocais.

No total, os conjuntos reúnem 390 alunos de toda a rede do Guri Santa Marcelina, que são selecionados mediante audições e realizam encontros semanais. Nos ensaios, além de trabalhar repertório e aprender de perto com músicos de destaque nacional e internacional, os alunos e alunas do Guri têm contato com diferentes realidades e linguagens. 

Essa diversidade, acompanhada por debates e discussões, transforma o ambiente do ensino e prática de música em um ambiente de troca de experiências e empoderamento, permitindo uma reflexão aprofundada sobre seu papel na sociedade, como cidadãos e cidadãs conscientes de seus direitos e oportunidades.

PROGRAMA
Coral Juvenil do Guri

Eduardo Fernandes, regente convidado
Reynaldo Puebla, preparação cênica

Repertório:

Caetano Veloso / Cazuza
Oração ao tempo / O tempo não para (arr. Zeca Rodrigues)
Renato Rocha
A Lua (arr. Patrícia Costa)
Alceu Valença
Embolada do Tempo (arr. André Protásio)
Nelson Rufino
Tempo Ê (arr. Luis Anselmi)
Felipe Moreira
Espaço Tempo
Chico Buarque
Roda Viva (arr. Patrícia Costa)
Renato Russo
Tempo Perdido (arr. André Protásio)
Caetano Veloso
Força Estranha (arr. Leilor Miranda)
Paulinho Moska
Último Dia (arr. Patrícia Costa)
Lenine / Dudu Falcão
Paciência (arr. Patrício Souza)
Gonzaguinha
A Felicidade Bate à sua Porta (arr. André Protásio)

SERVIÇO
Onde: Auditório MASP
Quando: 14.7.2019, às 16h30
Ingressos: grátis; retirada 2 horas antes na bilheteria
Endereço: Av. Paulista, 1.578, São Paulo, SP
Tel.: (11) 3149-5959
Acessível a deficientes, ar-condicionado
Capacidade: 374 lugares (vagas especiais para cadeirantes)
Classificação etária: livre
Duração do espetáculo: 1h

Horário de funcionamento:
Terça (grátis), sexta e sábado, das 10h às 21h [bilheteria até as 19h30]
Quarta, quinta e domingo, das 10h às 19h [bilheteria aberta até 18h30]*
*Horários válidos até o encerramento da mostra Tarsila popular, em 28.7.2019

Classificação: livre

Estacionamentos conveniados:
CAR PARK (ALAMEDA CASA BRANCA, 41)
Segunda a sexta-feira, 6-23h
Sábado, domingo e feriado, 8-20h
PROGRESS PARK (AV. PAULISTA, 1.636)
Segunda a sexta-feira, 7-23h
Sábado, domingo e feriado, 7-18h