MASP

Programa de Gratuidade

Você sabia que o MASP oferece ingressos gratuitos entre quartas e sábados, para grupos de instituições públicas, órgãos de terceiro setor, projetos e programas sociais?

O Programa de gratuidade para grupos tem o objetivo de ampliar o acesso de diferentes públicos à programação do museu. Para se beneficiar, a instituição deverá retirar os ingressos no link e, na sequência, preencher um formulário e enviar um documento que comprove o caráter público ou sem fins lucrativos da instituição. Caso o formulário não seja preenchido corretamente, com pelo menos 72h antes da visita, os ingressos serão cancelados.

Em caso de dúvidas, fale conosco: gratuidade@masp.org.br
 

Se você é professor de escola da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo, você pode retirar os ingressos para o seu grupo através da plataforma “Visitas Monitoradas” da SME:

Nesse programa, escolas da rede municipal podem reservar uma data na nossa agenda e contar com o transporte oferecido pelas Diretorias Regionais de Educação para ir ao museu. É só acessar o site do programa, escolher uma data e um horário de visitação e inscrever a sua escola.


“Em quais dias e horários estão disponíveis os ingressos para os grupos que têm direito à gratuidade?”
Os ingressos do programa de gratuidade estão disponíveis entre quartas e sábados, com exceção da primeira quinta-feira de cada mês, sempre às 10h15, 11h15, 12h15 e 13h15.

Às segundas o museu é fechado para manutenção. Às terças e primeiras quintas de cada mês todas as pessoas entram gratuitamente, mediante reserva antecipada de ingressos. Para que os grupos tenham uma melhor experiência no MASP, não recomendamos que venham nesses dias, devido ao grande número de visitantes espontâneos. 

Aos domingos também não disponibilizamos ingressos para os grupos que têm direito à gratuidade, tendo em vista o volume de pessoas circulando na Avenida Paulista e não ser um dia ideal para a visitação em grupo.

“Queremos uma visita guiada, como agendamos uma mediação?”
O MASP não oferece visitas guiadas, portanto, incentivamos que a visita seja conduzida pelo profissional responsável pelo grupo. É possível consultar os conteúdos produzidos pelo museu no próprio site e nas plataformas: YouTube e SoundCloud. Além disso, professores têm desconto especial no MASP loja.

“Sou de instituição privada, como agendar a visita do meu grupo?”
A reserva de ingressos para escolas privadas ou instituições com fins lucrativos é através da nossa bilheteria online. Para dúvidas sobre a compra de ingressos, escreva para ajuda@byinti.com 
Todos os estudantes de escolas particulares com idade igual ou menor a dez anos têm direito à gratuidade da entrada. É necessário reservar os ingressos no link e apresentar documento comprobatório da idade de todas as crianças na bilheteria do MASP.

Perguntas frequentes

1. Qual é o número mínimo e máximo de ingressos que posso solicitar através do Programa de Gratuidade?


É necessário que o seu grupo tenha no mínimo 10 pessoas, com pelo menos um acompanhante responsável. O máximo de pessoas, por grupo e por horário, é de 110 pessoas (incluindo alunos e acompanhantes), conforme disponibilidade de ingressos.

2. O que fazer ao chegar com meu grupo no MASP?


-    Procure um orientador de público e diga que fez um agendamento de visita via Programa de Gratuidade. 
-    Apresente uma cópia impressa do documento comprobatório do caráter público ou não lucrativo da sua instituição, o mesmo apresentado no cadastro institucional para solicitação da isenção das entradas. 
-    Apresente os comprovantes dos vínculos empregatícios de cada funcionário acompanhante, podendo ser crachá ou holerite, atualizados.]
-    Por fim, apresente a lista dos participantes do seu grupo. 

OBS: A falta desses documentos poderá acarretar na cobrança de ingressos para entrada no MASP.

3. Agendei uma visita de grupo. Haverá alguém do museu para nos receber no dia agendado?


O MASP não realiza visitas guiadas ou acompanhadas por uma pessoa do museu, assim como não indica guias externos. É incentivado que a condução da visita seja feita pelo professor ou responsável pelo grupo. 

Ainda assim, um acolhimento será realizado por um colaborador do Núcleo de Mediação e Programas Públicos do MASP, no Acervo em Transformação, no 2º andar do museu. Para participar, é necessário conduzir o grupo até lá, onde um mediador dará início ao acolhimento nos seguintes horários: 10h30, 11h30, 14h30 e 15h30.

4. Realizei meu agendamento via Programa de Gratuidade, mas preciso cancelar ou trocar data/horário. Como devo proceder?


Entre em contato com o museu pelo e-mail gratuidade@masp.org.br com a maior antecedência possível.
Dessa forma, o horário será liberado para outros grupos e sua instituição poderá solicitar uma nova data para visitar o MASP.

5. QUANTOS RESPONSÁVEIS SÃO NECESSÁRIOS PARA AS VISITAS ESCOLARES?


Para grupos de idade igual ou menor a 10 anos, recomendamos 1 responsável a cada 10 alunos. Agora, caso sejam maiores de 11 anos, 1 responsável a cada 20 alunos.

6. Quanto tempo dura a visita e quantas exposições é possível visitar?


A partir do momento em que o grupo entra no museu, pode permanecer até o horário de fechamento, às 18h. O ingresso dá direito à visita em todas as exposições em cartaz. 

7. Como me preparar para conduzir a visita do meu grupo?

Oferecemos uma série de atividades e conteúdos através dos Programas Públicos do museu, como MASP Professores, MASP Clipes, Diálogos no Acervo, MASP Palestras, MASP Seminários, MASP Conversas e cursos do MASP Escola. Além disso, uma série de conteúdos audiovisuais acessíveis, elaborados para cada exposição temporária e disponíveis no YouTube do MASP. Acompanhe as redes sociais e site para mais informações e consulte os nossos conteúdos nas nossas plataformas: YouTube, SoundCloud, Instagram, Facebook e Twitter. No MASP loja é possível adquirir os livros e catálogos produzidos a cada nova exposição que acontece no museu. 

8. Existem programas de formação para professores no MASP?

O MASP Professores é um programa de encontros sobre arte, educação e esfera pública, voltado para a formação de educadores e interessados em geral. Cada edição procura aprofundar os temas propostos pelos ciclos expositivos do museu, tendo em vista os debates do campo pedagógico. As atividades são gratuitas. Para mais informações, acesse: https://masp.org.br/masp-professores

O MASP Escola oferece cursos livres e abertos a todos os interessados em artes, com ou sem formação na área, e oferece bolsas para professores da rede pública de ensino. Para mais informações, acesse aqui.

O Diálogos no Acervo também pode contribuir para a formação. Por meio de mediações semanais, o projeto visa instigar novas relações entre obras, visitantes e mediadores, repensando as possíveis formas de experiência na galeria. Para mais informações, acesse: https://masp.org.br/dialogos

Além desses programas, o MASP oferece palestras, seminários e conversas com pesquisadores, ativistas, artistas e curadores, de maneira periódica e gratuita. Fique de olho na nossa programação e participe: https://masp.org.br/mediacao. Para te auxiliar na preparação da visita, o MASP oferece uma cortesia para os professores que desejam visitar as exposições antes de trazer seu grupo! Solicite através do e-mail: gratuidade@masp.org.br

9. O MASP oferece materiais de apoio pedagógico?


Os textos sobre as exposições, disponíveis no site, podem ser utilizados como materiais informativos sobre as mostras organizadas no MASP. Temos uma grande produção de catálogos e livros sobre as coleções e as exposições temporárias do museu, que podem ser adquiridos no MASP loja, com desconto para professores. Desenvolvemos, ainda, uma série de atividades e conteúdos gratuitos, através dos Programas Públicos. Para acessar, visite as nossas plataformas: YouTube e SoundCloud.

10. Existem recursos de acessibilidade nas exposições?


O MASP vem desenvolvendo recursos de acessibilidade para algumas das exposições temporárias. Para saber mais, acesse a aba referente a cada exposição no site do museu. Conteúdos audiovisuais em formato universal - com narração, descrição, legendagem e interpretação em Libras - são desenvolvidos a partir dos textos curatoriais, apresentando um panorama do que pode ser visto na exposição. Os materiais ficam disponíveis no site e no canal do Youtube do museu, possibilitando o acesso mesmo após o fim de cada mostra. 

 

11. Pessoas com deficiência visual têm um acolhimento diferenciado?


Pessoas com cegueira ou baixa visão podem ter um acompanhamento da equipe de Mediação e Programas Públicos do museu, sempre às quartas-feiras, às 10h ou às 15h. É só preencher este formulário para solicitar. Lembramos que pessoas com deficiência têm entrada gratuita todos os dias, assim como seu acompanhante.

12. É permitido desenvolver atividades práticas/artísticas com o meu grupo durante a visita?


Sim, desde que seja realizada com materiais secos. Não é permitido entrar nas salas de exposições com canetas de qualquer tipo, apenas com lápis grafite.

13. Existe algum espaço para grupos lancharem no MASP?


Não é permitida a entrada com alimentos no museu. Caso os grupos tragam alimentos, deverão deixá-los no guarda-volumes e concordar que o museu não se responsabiliza sobre a conservação e/ou pela validade dos mesmos. Alimentos deixados no guarda-volumes, não recolhidos até o final do respectivo dia, serão descartados, assim como suas embalagens. 

14. O MASP tem restaurantes?


O MASP conta com o restaurante A Baianeira, no 2º subsolo, e o MASP Café,  no 1° subsolo e 1° andar, ambos abertos de terça a domingo. Os horários de atendimento são:

MASP A Baianeira
●    Terça a sexta, das 11h30 às 15h;
●    Sábados, domingos e feriados, das 11h30 às 16h;
●    Segundas fechado.
●    Reservas: 11 91107-4074

MASP Café
●    Terça, das 10h às 20h;
●    Quarta a domingo, das 10h às 18h;
●    Segundas fechado.
 

15. Onde devo desembarcar com o meu grupo e onde o ônibus pode estacionar?


O MASP não possui estacionamento próprio, nem convênios com estacionamentos que possam receber ônibus. A Prefeitura de São Paulo não permite que nenhum veículo estacione na Avenida Paulista, nem mesmo para embarque e desembarque. 

Se o ônibus vem do sentido bairro-centro, na Avenida Paulista, basta entrar à direita na rua Prof. Otávio Mendes para desembarcar o grupo. No sentido centro-bairro, basta fazer o retorno na Rua Peixoto Gomide, Alameda Santos e Alameda Casa Branca e já será possível desembarcar na rua Otávio Mendes, ao lado do MASP.

16. O MASP conta com espaço para guarda de mochilas e bolsas?


Sim, porém recomendamos que grupos evitem trazer mochilas ou bolsas grandes durante a visita ao museu, para maior conforto e segurança das obras. Caso necessitem carregá-las, deverão mantê-las à frente do corpo enquanto estiverem nas galerias.

17. Como faço para acompanhar a agenda de exposições e me programar com antecedência?


As informações sobre as próximas exposições estão disponíveis aqui. Acompanhe também as redes sociais do MASP para notícias e informações em tempo real.