MASP

1000 MINUTOS DE 80 PAÍSES

4 - 29.3.2009

Uma exposição que reúne o melhor do Festival do Minuto, com produções de 80 países, chega ao MASP em 3 de março. Com quase 17 horas de material, a mostra 1000 Minutos de 80 Países compõe um panorama da produção audiovisual internacional de vídeos curtíssimos e traz ainda, com exclusividade para o MASP, uma seleção de vídeos brasileiros feita pelo curador nacional Marcelo Masagão, incluindo trabalhos de Kiko Goifman, Fernando Bianchi, André Abujamra e Jarbas Agnelli. Organizada pelo Festival do Minuto da Holanda, a mostra já passou por Pequim (junho de 2008), Florença (setembro de 2008), Lisboa (novembro de 2008) e Bruxelas (outubro de 2008 a janeiro de 2009); fica no MASP até 29 de março, depois segue para África do Sul e Egito.

A mostra no MASP conta com dois diferenciais daquelas que foram exibidas em outros países. Um deles é a Mostra Brasil. Exclusiva para o Museu e com sala separada, a seleção é composta de 60 vídeos-minuto e 10 vídeos nanominutos (com até 10 segundos), de realizadores brasileiros que participam do festival desde a primeira edição, em 1991. O outro destaque é uma seleção, também feita pelo curador nacional, Marcelo Masagão, de 60 vídeos-minuto para serem projetados do teto para o chão do MASP. Os vídeos da exposição internacional, organizada pela equipe do Festival do Minuto da Holanda, serão exibidos em 30 monitores de TV de 42 polegadas, espalhados pelo 1º e 2º subsolos do museu. "O Festival do Minuto poderia se chamar também Festival da Ideia. Privilegiamos boas ideias independentemente dos equipamentos utilizados", afirma o criador e cineasta Marcelo Masagão. Segundo ele, o suporte no qual o vídeo foi captado se torna cada vez mais irrelevante, já que o desenvolvimento tecnológico tende a confundir os formatos. "Tem celulares que já captam melhor que o VHS", diz.

A mostra tem direção e produção executiva de Gustavo Steinberg.


Sobre o Festival do Minuto

O Festival do Minuto foi criado no Brasil, em 1991, e é hoje o maior festival de vídeo da América Latina, tendo inspirado festivais semelhantes em mais de 40 países. Na Holanda existe desde 1993, vinculado ao Sandberg Institute, importante escola de arte localizada em Amsterdam. A partir do evento brasileiro surgiram Festivais do Minuto em mais de 50 países, cada um com dinâmica e formato próprios. No Canadá, por exemplo, os realizadores se encontram mensalmente em um galpão, levando no bolso os vídeos produzidos, que são exibidos e premiados na mesma noite.

A partir do final de 2007, o Festival do Minuto brasileiro tornou-se permanente e online: passou a receber e exibir vídeos diretamente pela internet. Mensalmente, novos temas são lançados e os melhores vídeos recebem prêmios em dinheiro.

O Festival do Minuto é uma das marcas culturais mais conhecidas do país e um grande revelador de talentos do audiovisual brasileiro. O acervo do festival inclui vídeos de inúmeros realizadores que hoje são conhecidos pela produção de longas-metragens, como os diretores Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel), Beto Brant (O Invasor), Tata Amaral (Um Céu de Estrelas, Antônia) e Fernando Bonassi (Os Matadores).

Para mais informações sobre o Festival, acesse os links: 

www.festivaldominuto.com.br
www.minuteplanet.com
Youtube: http://www.youtube.com/festivaldominuto
Trip TV: http://revistatrip.uol.com.br/tvtrip/canal.php?i=6 Joost: http://www.joost.com/33ka8r2/t/Minute-Planet