MASP

FotoBienalMASP

15.8 - 17.11.2013

São Paulo recebe a partir de 15 de agosto um novo evento de artes visuais com a 1ª edição da FotoBienalMASP, que marca uma nova fase da parceria de mais de 20 anos entre o MASP e a Pirelli, agora com foco ampliado. Organizada por Ricardo Resende, curador convidado, o evento reúne uma centena de trabalhos de 35 fotógrafos de diferentes origens e proposições – tônica do que poderá ser visto no futuro. Nesta 1ª edição o tema é o cotejo entre a fotografia e outras linguagens próximas.

A exposição será orientada por um enfoque atual da fotografia, entendida não só como aquela obtida por um aparato especificamente construído para esse fim mas - e isto é decisivo - no seu formato de campo ampliado que a qualifica como uma das formas mais ricas da arte atual. “Esse traço é, aliás, aquele que o MASP oferece por sua própria natureza, não a de um centro de exposições em si mesmo vazio, onde uma mostra de fotos pode ser colocada de modo neutro, mas a de um museu com coleção própria que acolhe diferentes modos da arte do passado e do presente oferecidos ao visitante como outros tantos pontos de comparação e apoio para uma experiência aumentada da arte nele mostrada”, escreve Teixeira Coelho.

A linguagem da fotografia tradicional será confrontada, nesta Bienal, com os demais meios artísticos que com ela hoje dialogam, como a pintura, o vídeo, a instalação. Esse diálogo entre as diferentes linguagens marca o propósito renovador que anima esta nova fase da coleção Pirelli no MASP.  Jovens fotógrafos ao lado de consagrados, autores brasileiros e do exterior numa troca intensa de pontos de vista e soluções estéticas, indispensável no atual momento da comunidade global da arte.


Ricardo Resende, crítico e curador

Para a primeira edição da FotoBienalMASP foi especialmente convidado Ricardo Resende. Mestre em História da Arte pela USP, Resende tem carreira na área museológica com passagens pelo MAC-USP, MAM-SP, MAC-Dragão do Mar em Fortaleza e Funarte. Desde 1996 coordena o Projeto Leonilson e desde 2010 dirige o Centro Cultural São Paulo. Curou diversas exposições, entre elas o Panorama da Arte Brasileira do MAM-SP de 2001; Leonilson: Sob o peso dos meus amores no Itaú Cultural e a retrospectiva Sérvulo Esmeraldo na Pinacoteca do Estado. Nasceu em 1962 em Guaranésia, MG.

Texto de Teixeira Coelho, curador do MASP

A fotografia tem sido campo privilegiado de experimentação conceitual nas últimas décadas. A arte contemporânea tornou-se em grande parte fotográfica e o gesto de “bater” uma foto passou a fazer parte de um vasto e novo processo de criação da imagem. Dele participam não só a fotografia permitida por um aparato tradicional ou digital, como a fotografia na condição de instrumento para um domínio artístico ampliado. O fim da fotografia analógica – ou, em todo caso, a superação de seus limites — abriu ampla porta de comunicação da fotografia com o que a precedeu, o que existe a seu redor e o que tem pela frente. As fronteiras foram abolidas e a fotografia hoje deu um passo além da fotografia como era conhecida.