MASP

150 anos do Impressionismo pelo acervo do MASP

Horário
19H – 21H
Duração do Módulo
ONLINE
29 – 31.7 e 1 – 2.8.2024
SEGUNDA A SEXTA
(5 AULAS)
Investimento

PÚBLICO GERAL
5X R$ 57,60
AMIGO MASP
5X R$ 48,96
*VALORES PARCELADOS NO CARTÃO DE CRÉDITO

Professores
Felipe Martinez 

O movimento impressionista completa 150 anos desde sua primeira exposição realizada no ateliê do fotógrafo Nadar em 1874, quando artistas como Claude Monet, Berthe Morisot, Pierre-Auguste Renoir, Edgar Degas e Paul Cézanne expuseram suas obras juntos. Em 2024, museus em todo o mundo apresentam programações comemorativas, como exposições e cursos. Isso colocado e tendo em vista a exposição sobre Monet a ser realizada em breve no MASP, este curso pretende contar uma breve história do impressionismo tendo as obras do MASP como fio condutor. Além de estudar as principais manifestações do movimento, serão vistas as circunstâncias em que as obras adentraram o acervo do museu e de que maneira elas se relacionam com outras obras do acervo.


IMPORTANTE
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e ficará disponível aos alunos durante cinco dias. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.

----

O MASP, por meio do apoio da VR, oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino.

 

Planos de aulas

Aula 1 – 29.6.2024
Os antecedentes do impressionismo no acervo do MASP

Neste encontro serão estudadas as múltiplas inspirações do movimento impressionista. Entre os artistas que inspiraram os principais nomes do grupo há nomes tão diversos como Constable, Delacroix, Corot e Manet. Todos eles estão representados no acervo do MASP.

Aula 2 – 30.6.2024
1874: a exposição da société anonyme des peintres sculpteurs et graveurs

A segunda aula vai tratar da exposição que completa 150 anos em 2024 e que deu origem ao movimento. Originalmente uma mostra de diversos estilos, ela entrou para a história como a primeira atividade da geração que viria a ser conhecida como impressionista. Serão vistas as principais obras então apresentadas e de que maneira essa exposição mudou a história da pintura.  

Aula 3 – 31.6.2024
As exposições impressionistas 

A terceira aula fará uma abordagem panorâmica de todas as exposições do impressionismo, com destaque para a terceira mostra do grupo, realizada em 1877. Foi nela que, pela primeira vez, os artistas se apresentaram com o nome impressionistas. Diferentemente da primeira, está exibiu obras homogêneas e uma coerência estilística compatível com o nome pelo qual o grupo tornou-se conhecido. 

Aula 4 – 1.7.2024
As obras de Monet e Renoir no acervo do MASP

O quarto encontro vai tratar das obras de Claude Monet e de Pierre-Auguste Renoir presentes no MASP, explorando as circunstâncias de chegada das pinturas no acervo do museu e de que maneira elas se comunicam com as demais obras dos artistas. 

Aula 5 – 2.7.2024
Edgar Degas e Paul Cézanne no acervo do MASP

Nem Degas, nem Cézanne podem ser exatamente identificados com a maneira impressionista de pintar, no mesmo sentido que Monet e Renoir, mas estiveram presentes nas exposições do grupo. No último encontro, será visto como a obra desses artistas – com destaque para as pinturas e esculturas da coleção do MASP – se relaciona com o movimento e mesmo desafia a própria classificação desses artistas em um movimento.

Coordenação

Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp e pós-doutorando no MAC-USP e na Universidade de Amsterdã.  Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh do acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus e espaços culturais de São Paulo, como o MAM, o MASP e a Casa do Saber. É professor da pós-graduação da PUC-SP, membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA). Autor de “O Escolar de Vincent van Gogh” (Edusp) e tradutor de “Cartas a Theo” (Editora 34).

 

Conferencistas