MASP

Arte contemporânea paraense: hibridismos, imagens e poéticas

Horário
19h-21h
Duração do Módulo
ONLINE
8, 15, 22, 29.9 e 6.10.2021
QUARTAS
(5 aulas)
Investimento
Público geral
5x R$ 48
Amigo MASP
5x R$ 40,80
*valores parcelados no cartão de crédito
Professores
Mateus Nunes
O objetivo do curso é apresentar imagens e narrativas na arte contemporânea paraense, incorporando-as à imensa diversidade das histórias brasileiras. Com um recorte temporal que privilegia artistas atuantes, com produção de 1980 ao presente, serão debatidas obras e seus artistas em múltiplas plataformas artísticas, como pintura, fotografia, desenho, grafite, performance, cinema e intervenção. O Pará é fruto de hibridismos culturais únicos, desde as sólidas tradições indígenas, a invasão européia, a presença negra, o impulso de modernidade pelo ciclo da borracha, o posterior declínio econômico e a sua atual reinvenção.

Dessa forma, o que faz com que a produção paraense, ao mesmo tempo, se diferencie e se integre ao cenário brasileiro? O curso busca abordar esta questão, discutindo sobre os hibridismos culturais que constituem a sociedade paraense e que são materializados nesta produção artística, rompendo com estereótipos de exotismo e preconceitos regionalistas. As cinco aulas pretendem observar, com um olhar atento, temas como a constituição de uma estética híbrida, narrativas nativas, relações do indivíduo com a paisagem, questionamentos sobre invisibilidade regional, resistência e ativismo.


IMPORTANTE
As aulas serão online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os alunos após a inscrição. 
O curso é gravado e fica disponível durante 5 dias.
Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.

Planos de aulas

Aula 1 –  8.9.2021 
Como se constitui uma estética híbrida?

Objetiva-se debater sobre as múltiplas possibilidades de expressões artísticas que contribuem para a formação de uma estética contemporânea paraense plural. Nesta aula, serão analisadas obras de Emmanuel Nassar, Jorge Eiró, Flavya Mutran, Keyla Sobral e Emanuel Franco.

Aula 2 - 15.9.2021
Aproximações das narrativas nativas: consolidação de identidade imagética

Nessa aula, serão discutidas histórias transculturais e expressões locais que se consolidam nas obras de alguns artistas paraenses, com narrativas próximas às tradições populares paraenses, especialmente a população ribeirinha. Destaque para obras de Luiz Braga, Nay Jinknss, Paulo Ribeiro e Paula Sampaio.

Aula 3 - 22.9.2021
Corpo e lugar: especificidades do eu

Serão apresentadas obras de artistas que se dedicam à representação do paraense como sua figura central, além das relações do indivíduo com a paisagem. Expõe personagens e cenários: o ribeirinho, o indígena, o híbrido, o outro; a cidade, a rua, o rio, a floresta. Jorane Castro, Elza Lima, Miguel Chikaoka, Haroldo Baleixe e Mariano Klautau Filho.

Aula 4 - 29.9.2021
Negligência e exotismo: a dinâmica centro-periferia

Os alunos serão conduzidos por obras de artistas que enfaticamente questionam paradigmas que definem o que é central e o que é periférico na sociedade e nas artes. Guy Veloso, Marinaldo Santos, Dina Oliveira e Drika Chagas.

Aula 5 - 6.10.2021
Às margens: Resistência e ativismo

Na última aula, serão estudadas obras que detêm diversos focos críticos políticos, como questões ambientais, ilegalidade e violência rural, marginalidade e segregação urbana, forças de opressão sofridas por mulheres, pretos, indígenas e membros da comunidade LGBTQIA+. Éder Oliveira, Bené Fonteles, Marise Maués, Henrique Montagne e Luciana Magno.

 

Coordenação

Mateus Nunes é doutorando em história da arte pela Universidade de Lisboa. Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Desenvolveu período de doutorado sanduíche na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP), onde é pesquisador visitante e professor convidado. É pesquisador integrado do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ARTIS/IHA-FL-UL), com pesquisa sobre hibridismos e intercâmbios culturais da produção artística e arquitetônica da Companhia de Jesus na Amazônia colonial. Concentra-se também em estudos transdisciplinares sobre teoria da arte e arte contemporânea paraense. 

Conferencistas