Aula 1 – 8.9.2021
Como se constitui uma estética híbrida?
Objetiva-se debater sobre as múltiplas possibilidades de expressões artísticas que contribuem para a formação de uma estética contemporânea paraense plural. Nesta aula, serão analisadas obras de Emmanuel Nassar, Jorge Eiró, Flavya Mutran, Keyla Sobral e Emanuel Franco.
Aula 2 - 15.9.2021
Aproximações das narrativas nativas: consolidação de identidade imagética
Nessa aula, serão discutidas histórias transculturais e expressões locais que se consolidam nas obras de alguns artistas paraenses, com narrativas próximas às tradições populares paraenses, especialmente a população ribeirinha. Destaque para obras de Luiz Braga, Nay Jinknss, Paulo Ribeiro e Paula Sampaio.
Aula 3 - 22.9.2021
Corpo e lugar: especificidades do eu
Serão apresentadas obras de artistas que se dedicam à representação do paraense como sua figura central, além das relações do indivíduo com a paisagem. Expõe personagens e cenários: o ribeirinho, o indígena, o híbrido, o outro; a cidade, a rua, o rio, a floresta. Jorane Castro, Elza Lima, Miguel Chikaoka, Haroldo Baleixe e Mariano Klautau Filho.
Aula 4 - 29.9.2021
Negligência e exotismo: a dinâmica centro-periferia
Os alunos serão conduzidos por obras de artistas que enfaticamente questionam paradigmas que definem o que é central e o que é periférico na sociedade e nas artes. Guy Veloso, Marinaldo Santos, Dina Oliveira e Drika Chagas.
Aula 5 - 6.10.2021
Às margens: Resistência e ativismo
Na última aula, serão estudadas obras que detêm diversos focos críticos políticos, como questões ambientais, ilegalidade e violência rural, marginalidade e segregação urbana, forças de opressão sofridas por mulheres, pretos, indígenas e membros da comunidade LGBTQIA+. Éder Oliveira, Bené Fonteles, Marise Maués, Henrique Montagne e Luciana Magno.
Mateus Nunes é doutorando em história da arte pela Universidade de Lisboa. Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Desenvolveu período de doutorado sanduíche na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP), onde é pesquisador visitante e professor convidado. É pesquisador integrado do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ARTIS/IHA-FL-UL), com pesquisa sobre hibridismos e intercâmbios culturais da produção artística e arquitetônica da Companhia de Jesus na Amazônia colonial. Concentra-se também em estudos transdisciplinares sobre teoria da arte e arte contemporânea paraense.