MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Masp Escola
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Arte contemporânea paraense: hibridismos, imagens e poéticas

Horário
19h-21h
Duração do Módulo
ONLINE
8, 15, 22, 29.9 e 6.10.2021
QUARTAS
(5 aulas)
Investimento
Público geral
5x R$ 48
Amigo MASP
5x R$ 40,80
*valores parcelados no cartão de crédito
Professores
Mateus Nunes
Inscreva-se
Compartilhe
Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública
O objetivo do curso é apresentar imagens e narrativas na arte contemporânea paraense, incorporando-as à imensa diversidade das histórias brasileiras. Com um recorte temporal que privilegia artistas atuantes, com produção de 1980 ao presente, serão debatidas obras e seus artistas em múltiplas plataformas artísticas, como pintura, fotografia, desenho, grafite, performance, cinema e intervenção. O Pará é fruto de hibridismos culturais únicos, desde as sólidas tradições indígenas, a invasão européia, a presença negra, o impulso de modernidade pelo ciclo da borracha, o posterior declínio econômico e a sua atual reinvenção.

Dessa forma, o que faz com que a produção paraense, ao mesmo tempo, se diferencie e se integre ao cenário brasileiro? O curso busca abordar esta questão, discutindo sobre os hibridismos culturais que constituem a sociedade paraense e que são materializados nesta produção artística, rompendo com estereótipos de exotismo e preconceitos regionalistas. As cinco aulas pretendem observar, com um olhar atento, temas como a constituição de uma estética híbrida, narrativas nativas, relações do indivíduo com a paisagem, questionamentos sobre invisibilidade regional, resistência e ativismo.


IMPORTANTE
As aulas serão online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os alunos após a inscrição. 
O curso é gravado e fica disponível durante 5 dias.
Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.

Planos de aulas

Aula 1 –  8.9.2021 
Como se constitui uma estética híbrida?

Objetiva-se debater sobre as múltiplas possibilidades de expressões artísticas que contribuem para a formação de uma estética contemporânea paraense plural. Nesta aula, serão analisadas obras de Emmanuel Nassar, Jorge Eiró, Flavya Mutran, Keyla Sobral e Emanuel Franco.

Aula 2 - 15.9.2021
Aproximações das narrativas nativas: consolidação de identidade imagética

Nessa aula, serão discutidas histórias transculturais e expressões locais que se consolidam nas obras de alguns artistas paraenses, com narrativas próximas às tradições populares paraenses, especialmente a população ribeirinha. Destaque para obras de Luiz Braga, Nay Jinknss, Paulo Ribeiro e Paula Sampaio.

Aula 3 - 22.9.2021
Corpo e lugar: especificidades do eu

Serão apresentadas obras de artistas que se dedicam à representação do paraense como sua figura central, além das relações do indivíduo com a paisagem. Expõe personagens e cenários: o ribeirinho, o indígena, o híbrido, o outro; a cidade, a rua, o rio, a floresta. Jorane Castro, Elza Lima, Miguel Chikaoka, Haroldo Baleixe e Mariano Klautau Filho.

Aula 4 - 29.9.2021
Negligência e exotismo: a dinâmica centro-periferia

Os alunos serão conduzidos por obras de artistas que enfaticamente questionam paradigmas que definem o que é central e o que é periférico na sociedade e nas artes. Guy Veloso, Marinaldo Santos, Dina Oliveira e Drika Chagas.

Aula 5 - 6.10.2021
Às margens: Resistência e ativismo

Na última aula, serão estudadas obras que detêm diversos focos críticos políticos, como questões ambientais, ilegalidade e violência rural, marginalidade e segregação urbana, forças de opressão sofridas por mulheres, pretos, indígenas e membros da comunidade LGBTQIA+. Éder Oliveira, Bené Fonteles, Marise Maués, Henrique Montagne e Luciana Magno.

 

Coordenação

Mateus Nunes é doutorando em história da arte pela Universidade de Lisboa. Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Desenvolveu período de doutorado sanduíche na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP), onde é pesquisador visitante e professor convidado. É pesquisador integrado do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ARTIS/IHA-FL-UL), com pesquisa sobre hibridismos e intercâmbios culturais da produção artística e arquitetônica da Companhia de Jesus na Amazônia colonial. Concentra-se também em estudos transdisciplinares sobre teoria da arte e arte contemporânea paraense. 

Conferencistas

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP