MASP

Arte e arqueologia grega e romana a partir da coleção do MASP

Horário
15h às 17h
Duração do Módulo
10.9-29.10.2018
segundas-feiras
Investimento
5x R$ 128,00* 
AMIGOMASP
5x R$ 115,20*
* O parcelamento em 5x só pode ser feito no cartão de crédito.
Coordenação

Lilian de Angelo Laky

Especialistas Convidados
Carlos Roberto Appoloni
Margot Crescenti
O curso introduz noções gerais sobre a arte e a arqueologia da Grécia e Roma antigas tendo como base objetos arqueológicos e de arte da Antiguidade Clássica pertencentes à coleção do MASP. Por meio de visitas à exposição Acervo em transformação o programa tem como objetivo apresentar parte dessa coleção, proporcionando um panorama geral sobre as artes visuais daquele período. Serão apresentadas pesquisas e análises técnicas realizadas sobre esculturas romanas, sarcófagos e vasos cerâmicos, demonstrando assim os percursos do objeto arqueológico até se tornar um objeto de arte da coleção do MASP. O programa do curso destacará o estudo da arqueometria, que, por meio de amostras microscópicas e de conceitos da física e da matemática, é capaz de revelar o tipo e a origem dos materiais constituintes de um objeto.

Planos de aulas

Aula 1 - 10.09 
Introdução à arte e à arqueologia da Antiguidade Clássica
Apresentação do curso. A arqueologia e a história da arte: seus métodos e interpretações. O conceito de ‘clássico’. Definições cronológicas e espaciais do mundo grego e do mundo romano. A redescoberta da Antiguidade Clássica no Renascimento e no século 18 e a formação de coleções.

Aula 2 - 17.09 
Arte e arqueologia da Grécia antiga 1
A Idade do Bronze (minoicos e micênicos). A Idade do Ferro e a arte geométrica. A influência oriental na arte geométrica. A época arcaica e o estilo orientalizante.

Aula 3 - 24.09 
Arte e arqueologia da Grécia antiga 2
O período clássico e o período helenístico. 
Visita ao Acervo em transformação  

Aula 4 - 01.10
Arte e arqueologia da Roma antiga 1
As origens da arte romana e o período monárquico. A arte no período republicano. 

Aula 5 - 08.10 
Arte e arqueologia da Roma antiga 2
Período imperial romano. Visita ao acervo para conhecer o sarcófago romano da coleção do MASP e a escultura romana de Higeia.
Visita ao Acervo em transformação 

Aula 6 - 15.10 
A arqueometria no estudo de objetos arqueológicos e de arte - Conferencista: Carlos Roberto Appolloni
Arqueometria é a união entre a arqueologia e conservação do patrimônio cultural com as ciências experimentais. A aula apresentará  uma síntese dos métodos não destrutivos da física nuclear, atômica e molecular na arqueometria, tendo como estudo de caso a análise multivariada da escultura romana de Higeia, do acervo do MASP.
Visita ao Acervo em transformação 

Aula 7 - 22.10 
A escultura romana da deusa Higeia do acervo do MASP
Nessa aula será apresentada a pesquisa “A escultura de Higeia do acervo do MASP: um estudo iconográfico e contextual”, realizada no âmbito do programa MASP Pesquisa. Os resultados inéditos alcançados sobre a cronologia da estátua, do material marmóreo, de sua origem em Roma e a reconstrução da história da escultura antes de ser adquirida pelo MASP serão apresentados, mostrando a metodologia e a interpretação sobre um objeto arqueológico e de arte da Antiguidade.
Visita ao Acervo em transformação

Aula 8 - 29.10
A escultura romana da deusa Diana do acervo da Casa de Vidro, de Pietro Maria Bardi e Lina Bo Bardi – Conferencista: Margot Crescenti 
A escultura romana da deusa Diana, atualmente em exposição na Casa de Vidro dos Bardi, foi adquirida pelo MASP no mesmo contexto da escultura romana da deusa Higeia. Ambas possuem uma história muito semelhante de origem na Itália e em coleções na Inglaterra. Apesar de terem sido adquiridas para o acervo do MASP na década de 1950, a escultura de Diana não foi incluída na coleção do museu. Margot Crescenti apresentará sua pesquisa acerca da escultura romana de Diana, a caçadora (século 2 d.C.), realizada durante mais de uma década em arquivos de instituições na Inglaterra, Itália e Estados Unidos.

Coordenação

Lilian de Angelo Laky é doutora em arqueologia grega pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo - USP - com estágio de doutorado (BEPE-FAPESP) na Universidade de Tessalônica e na Escola Britânica de Atenas, na Grécia. É especialista em numismática grega, com ênfase em iconografia monetária, e em cultos, santuários e arquitetura religiosa da Grécia antiga. É pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga (LABECA/MAE-USP) e membro da equipe alemã de escavações em Olímpia, na Grécia, sendo responsável pelo estudo e publicação dos achados monetários das últimas pesquisas arqueológicas no local. Participou do programa MASP Pesquisa com o projeto sobre a escultura da deusa Higeia, obra presente no acervo permanente. 

Conferencistas

Carlos Roberto Appoloni é doutor em Física Nuclear pela USP (1983) e pós-doutor pela Universitá di Roma La Sapienza (1993). É docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desde 1976 e coordenador na mesma universidade do Laboratório de Física Nuclear Aplicada. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Métodos Experimentais e Instrumentação para Física Nuclear e aplicações com radioisótopos.

Margot Crescenti é bacharel em Artes Plásticas pela FAAP, com especialização em conservação e restauração de obras de arte pela Universitá Internazionale Dell’Arte em Florença, Itália (1981/82). Especializou-se também em restauração de livros e documentos no Arquivo Histórico de Madrid. Atuou como restauradora e conservadora em instituições como  Museu Paulista, MASP, Centro Cultural São Paulo e Itaú Cultural.