O curso tenciona abordar a arte nacional por um caminho incomum. Será investigado a construção das narrativas canônicas — que, formatadas ao longo do tempo, definiram quais obras, artistas e conceitos deveriam perdurar. Questionando a suposta neutralidade dessas narrativas, que representam e informam aspectos importantes para aqueles que as gestaram.
O curso pretende promover, portanto, uma leitura crítica das escolhas, das tomadas de decisão que levaram a tal conformação. Mais do que isso, o que elas representaram para a cultura do país e qual o seu impacto. Por outro lado, também será foco de interesse produzir e fomentar novas narrativas, prezando pela pluralidade, pelo acolhimento daquilo que foi silenciado, escondido e subalternizado. Esse ímpeto nasce de uma constatação sobre o presente e de uma tentativa de diálogo. Vive-se uma época sui generis; o alvorecer das práticas artísticas gestadas por agentes outrora subalternizados está profundamente articulado entre a ocupação de espaços (físicos, epistemológicos, estéticos, sensoriais) e uma fortuna crítica que teoriza sua produção. Torna-se necessário entender a arte nacional em outros termos, rumo a um novo humanismo.
IMPORTANTE
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e ficará disponível aos alunos durante cinco dias. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.
Aula 1 – 18.8.2022
Introdução — Sentidos da narrativa em História da arte
Aula 2 – 25.8.2022
O Brasil dos viajantes
Aula 3 – 1.9.2022
A invenção do Brasil na arte do século 19 — Parte 1
Aula 4 – 8.9.2022
A invenção do Brasil na arte do século 19 — Parte 2
Aula 5 – 15.9.2022
O modernismo da Semana de 22
Aula 6 – 22.9.2022
Arthur Timotheo da Costa e a pintura de seu tempo
Aula 7 – 29.9.2022
A arte branco-brasileira
Aula 8 – 6.10.2022
Tropicália
Aula 9 – 13.10.2022
Arte afro-brasileira — Parte 1
Aula 10 – 20.10.2022
Arte afro-brasileira — Parte 2
Aula 11 – 27.10.2022
Conferência com Bruno Pinheiro
Modernismo na Bahia
Aula 12 – 3.11.2022
Quadrinhos, gibis e comics
Aula 13 – 10.11.2022
Aula presencial no Acervo em transformação
Aula 14 – 17.11.2022
Conferência com Nohora Arrieta Fernandez
As mulheres na arte brasileira contemporânea
Aula 15 – 24.11.2022
Pixo, grafitti e arte urbana
Aula 16 – 1.12.2022
Conferência com Fernanda Pitta
Arte indígena
Aula 17 – 8.12.2022
Novas perspectivas da historiografia brasileira
Kleber Amancio é doutor em História Social pela USP. Foi pesquisador visitante na Harvard University (2014-2015). Atualmente é professor na UFRB, vinculado ao Cecult. A principal área de pesquisa relaciona-se ao estudo da representação negra nas artes visuais e a conformação dos cânones na história da arte brasileira.
Nohora Arrieta Fernandez é doutora em História pela Georgetown University. Sua tese investiga obras de arte sobre canaviais produzidas no Brasil e no Caribe nas últimas três décadas (1990-2018). Através de uma abordagem interdisciplinar e da combinação de análise textual e visual, entrevistas e pesquisa de arquivo, seu projeto estuda como, em sociedades tradicionais de plantação, a criação artística remodela e desestabiliza discursos sobre mercadorias, nação e cidadania negra. Nohora está editando e co-traduzindo com Mark Sanders (Universidade de Notre Dame) a poesia dos poetas afro-colombianos Romulo Bustos e Pedro Blas Julio. É colaboradora regular de revistas de arte como Artishock.
Bruno Pinheiro é graduado em Midialogia pela Unicamp e mestre em Estética pela USP, atualmente é doutorando em História na Unicamp. Em sua pesquisa, analisa as formas como pintores e escultores negros atuantes em Salvador entre 1947 e 1964 negociavam sua participação nas dinâmicas do sistema de arte moderna estabelecido na cidade frente às experiências de racismo sistemático. Entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021, atuou como pesquisador visitante no Institute of Fine Arts da New York University, sob a supervisão de Edward Sullivan.
Fernanda Mendonça PitTa é professora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, doutora em Artes Visuais pela ECA-USP (2013), mestre em História pela Unicamp (1999) e bacharel em História pela Unicamp (1996). Realizou estágio pós-doutoral no Museu Paulista da USP e foi Fellow da Association of Museum Curators (2017-2018) e do The Clark Art Institute (2017). Recebeu o Library Grant do Getty Research Institute (2022). É Coordenadora Brasil do projeto Decay without mourning: future thinking heritage practices, dedicado a refletir sobre estratégias de preservação das manifestações estéticas dos povos indígenas no Brasil e suas relações com instituições de arte.