PÚBLICO GERAL
5X R$ 57,60
AMIGO MASP
5X R$ 48,96
*VALORES PARCELADOS NO CARTÃO DE CRÉDITO
Por intermédio de análise de obras, textos e documentários, o curso tem como objetivo proporcionar reflexão sobre os contextos históricos e sociais relacionados à produção artística brasileira, a partir da representação da memória e da cultura afro-indígena. Pretende-se introduzir conceitos estéticos e históricos ligados à arte afro-brasileira e indígena, refletir sobre a arte moderna e contemporânea brasileira a partir do viés decolonial e da memória dos povos originários e africanos, assim como discutir os fatores históricos e sociais presentes na arte atual.
IMPORTANTE
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e cada aula ficará disponível aos alunos durante cinco dias após a realização da mesma. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.
Aula 1 - 20.10.2023
Pintores acadêmicos e a representação
Discussão sobre o contexto estético e histórico da arte acadêmica, em âmbito nacional e internacional, tendo como foco especialmente a representação de negros e indígenas. Centra-se as atenções aos modelos, às referências e à perspectiva colonial adjacentes presentes nestas produções.
Aula 2 - 27.10. 2023
Artistas afrodescendentes na arte acadêmica
Apresentação da trajetória, experiências e repertórios de artistas negros e mestiços no contexto da arte acadêmica nacional, enfatizando seus repertórios e experiências técnicas.
Aula 3 - 3.11.2023
Imagens modernas. Tarsila e Di Cavalcanti, Vicente do Rego Monteiro e Brecheret
Abordagem que envolve os conceitos ligados às imagens modernas e a busca por identidade. Nesse contexto, são evocadas as representações de homens e mulheres negros, mestiços e indígenas como referenciais de uma “brasilidade” através das linguagens vanguardistas.
Aula 4 - 10.11.2023
Entre o moderno e o contemporâneo. Rubem Valentim, Emanoel Araújo e Claudia Andujar
Pretende-se levantar o debate sobre autoria, representação e mudança de foco com relação às imagens representadas. Nesse exercício de reflexão, as produções de Rubem Valentim, Emanoel Araújo e Claudia Andujar dão o suporte teórico e visual.
Aula 5 - 17.11.2023
Resistência e ancestralidade: negros
Apresentam-se artistas e pesquisadores que reivindicam o protagonismo de suas produções visuais, assim como questionam a grande narrativa da arte brasileira, construída a partir da perspectiva colonial. As produções de artistas, tais como, Rosana Paulina, Dalton Paula, Antônio Obá e Ayrson Heráclito, entram em cena.
Aula 6 - 24.11.2023
Resistência e ancestralidade: indígenas
Pontuam-se as ideias colocadas pela arte indígena contemporânea, suas preocupações ligadas à questão da terra, da memória, da ancestralidade e coletividade. Proposições de Jaider Esbell, Daiara Tukano, Uýra Sodoma, além de autorias coletivas.
Alecsandra Matias de Oliveira é crítica de Arte e curadora independente. Doutora em Artes Visuais pela ECA USP (2008) e pós-doutorado pela UNESP (2018). Atualmente, é especialista em cooperação e extensão universitária do MAC USP, membro da ABCA e pesquisadora do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes. Articulista do Jornal da USP e colaboradora da DasArtes. Autora dos livros Schenberg: Crítica e Criação (EDUSP, 2011) e Memória da Resistência (MCSP, 2022).