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Arte Têxtil: Bordando futuros

Horário
19H – 21H
Duração do Módulo
12, 26.6, 3 e 10.7.2025
QUINTAS
4 AULAS
19H – 21H
ONLINE
Investimento
PÚBLICO GERAL  5X R$ 90,00
AMIGO MASP  5X R$ 76,50
Professores
Natália Rezende
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Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública
Em diálogo com a exposição Mulheres Atingidas por Barragens: bordando direitos, o curso apresenta um panorama histórico da linguagem têxtil no Ocidente, propondo uma costura entre produções artísticas do Renascimento (século 16) à consolidação das Fiber Arts (século 20) e suas reverberações nos contextos contemporâneo e brasileiro.

Como categoria plural e transdisciplinar, a arte têxtil foi atravessada por disputas de legitimação e intersecções de raça, classe e gênero ‒ tensões que têm sido apropriadas por artistas da atualidade para articular revisionismos históricos e exercícios de imaginação de futuros mais justos e igualitários. Ao longo das aulas, esses temas serão abordados em diálogo com produções de artistas que contribuíram para difundir as potências da linguagem, tais como Jean Lurçat, Regina Gomide Graz, Norberto Nicola, Madalena Santos Reinboldt, Rosana Paulino e Randolpho Lamonier. 

Para além do panorama histórico, o curso também destaca a importância das práticas artesanais com as linhas na reivindicação de direitos e proteção ao meio ambiente, proporcionando uma compreensão ampla e sensível da atuação do Coletivo Nacional de Mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

IMPORTANTE
As aulas serão realizadas online, ao vivo, por meio de uma plataforma de ensino. O link de acesso será enviado aos participantes após a inscrição. O curso será gravado, e cada aula ficará disponível por 30 dias após sua realização. Os certificados serão emitidos para os participantes que atingirem, no mínimo, 80% de presença nas aulas síncronas.

Planos de aulas

Aula 1 – 12.6.2025
Panorama da arte têxtil no Ocidente

Nesta aula, conheceremos um panorama histórico da arte têxtil no Ocidente, partindo de seus pontos-chave na História da Arte: a tapeçaria na transição da Idade Média para o Renascimento, as produções da manufatura gobelin (século 18), o movimento Arts and Crafts (século 19), a escola Bauhaus e as Bienais de Lausanne (século 20). Da relação com a pintura às Fiber Arts, o objetivo é compreender como foi construído o conceito de “arte têxtil” no mundo ocidental, com seus limites e transgressões aos cânones.

Aula 2 – 26.6.2025
Arte têxtil no Brasil

A segunda aula apresenta a inserção dos meios têxteis como linguagem artística no contexto brasileiro, com enfoque especial nas trajetórias e legados das artistas Regina Gomide Graz, atuante no modernismo (entre as décadas de 1920 e 1940), e Madalena Santos Reinboldt, a partir dos anos 1950. Tensões de gênero, raça e classe são expostas nas entrelinhas da linguagem, associada à domesticidade e à feminilidade como aspectos de exclusão e de inferiorização de seu valor artístico.

Aula 3 – 3.7.2025                 
Artesanias políticas nas Américas

Em diálogo com as tensões da presença do têxtil no campo da arte, nesta aula nos aproximaremos das práticas artesanais no plano social, observando articulações coletivas de destaque no continente americano, tais como os Quilts afro-americanos (EUA), os lenços das Mães da Praça de Maio (Argentina), os movimentos de costureiras no México e as Arpilleras Chilenas (Chile), a fim de conhecer as tradições que fundamentam a atuação do Coletivo Nacional de Mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). 

Aula 4 – 10.7.2025
Tessituras para o futuro

A partir dos temas evocados nas obras do Coletivo Nacional de Mulheres do MAB, na última aula vamos refletir sobre a caracterização da arte têxtil como uma linguagem porosa e múltipla, constituída por inúmeras técnicas, tradições, tensões e histórias. Obras de Rosana Paulino e Randolpho Lamonier serão trazidas para o debate, demonstrando o entrelace de ancestralidades e imagin
 

Coordenação

Natália Rezende é Doutora e Mestra em Artes pela UFMG. Atuou como educadora em cursos de extensão do CENEX da EBA/UFMG entre os anos de 2018 e 2024, em ações formativas na UNICAMP (2019 e 2021) e em espaços independentes, dedicando-se à investigação de processos de criação com meios têxteis na contemporaneidade. Em 2024, foi uma das pareceristas do simpósio da Textile Society of America (Nova Iorque). É autora dos livros Tramoias (Hecatombe, 2021), Tramas Contemporâneas na América Latina (EBA/UFMG, 2022) e Saber tecer: primeiros pontos (Edição da autora, 2024), e organizadora do livro Nós: pequenos ensaios têxteis (Repasso Edições, 2025). Atualmente é professora substituta de Artes da Fibra na EBA/UFMG.

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