MASP

Histórias da arte: arte do século 19 – de David a Van Gogh

3ª edição
Horário
19h30-21h30
Duração do Módulo
13.8 a 3.12.19 (16 aulas)
Investimento

Geral: 5x R$ 277,00*
Amigo MASP: 5x R$ 235,45*
*pacerlamento apenas no cartão de crédito

Coordenação
Felipe Martinez

O curso pretende apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, desde a Revolução Francesa, na obra de Jacques-Louis David, até o início da arte moderna. As primeiras aulas serão estruturadas em torno da oposição das ideias de clássico e romântico. Depois, se verá o surgimento do Realismo como negação tanto do Romantismo quanto do Neoclassicismo, e como preparador do caminho para o rompimento definitivo com a tradição, que virá com o Impressionismo. Por fim, se discutirá como as obras de artistas como Van Gogh, Toulouse-Lautrec e Cézanne se articulam com a produção do período e pavimentam a estrada para a arte do século 20.

Planos de aulas

Aula 1 - 13.8.2019 
A arte na época da Revolução

A primeira aula será dedicada ao estudo das implicações políticas e sociais trazidas pela Revolução Francesa, com destaque para a vida e a obra dos neoclássicos Jacques-Louis David e Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun.

Aula 2 - 20.8.2019
A arte e suas instituições

A segunda aula dará sequência aos tópicos abordados na aula anterior, com destaque para as mudanças da academia francesa no contexto revolucionário. Introdução ao Romantismo.

Aula 3 - 27.8.2019
O Romantismo nas obras de Géricault e Delacroix

Nesta aula, será estudado como a poética de Théodore Géricault e Eugène Delacroix está relacionada ao movimento romântico na França e aos acontecimentos políticos da época.

Visita ao Acervo em transformação: obras de Jean-Auguste Dominique Ingres e Eugène Delacroix

Aula 4 – 3.9.2019 
Pictórico e linear

A quarta aula é dedicada ao estudo da pintura de Jean-Auguste Dominique Ingres e à comparação da sua obra com a do contemporâneo Delacroix.

Aula 5 - 10.9.2019
O contexto do romantismo francês - Conferência com Martinho Júnior

O romantismo francês como inspiração para manifestações fora do continente europeu. A conferência será estruturada na comparação de imagens de artistas europeus, norte-americanos e latino-americanos, com destaque para a representação da figura feminina.

Aula 6 - 17.9.2019
Espírito do romantismo

O desenvolvimento do romantismo na Alemanha e na Inglaterra. O belo, o sublime e o pitoresco. Destaque para o movimento Sturm und Drang e para a obra dos artistas Henry Fuseli e William Turner.

Aula 7 – 24.9.2019
A paisagem como subversão

A aula tratará da obra de artistas paisagistas, com destaque para os membros da Escola de Barbizon, como Camille Corot e Jean-François Millet.

Visita ao Acervo em transformação: Jean-Baptiste-Camille Corot, Cigana com bandolim, 1874

Aula 8 - 1.10.2019
Ensino e carreira de artistas mulheres

A aula discutirá o acesso de mulheres ao sistema de ensino e produção de obras de arte. Destaque para as trajetórias de Rosa Bonheur e Marie Bashkirtseff.

Aula 9 - 8.10.2019
Courbet e Manet

Nessa semana, se verá como as obras de Gustave Courbet e Édouard Manet representam pontos de ruptura e continuidade com a tradição.

Visita ao Acervo em transformação: obras de Édouard Manet

Aula 10 - 15.10.2019
O Impressionismo como arte dos sentidos

Continuação dos tópicos da aula anterior e introdução ao impressionismo a partir das obras de Claude Monet.

Aula 11 - 22.10.2019
O Impressionismo - parte 2

Continuação dos tópicos abordados na aula anterior e discussão das obras de Pierre Renoir e Berthe Morisot.

Visita ao Acervo em transformação: Claude Monet, A ponte japonesa sobre a lagoa das ninfeias em Giverny, 1920-24.

Aula 12 - 29.10.2019
Toulouse-Lautrec – vidas noturnas

Introdução ao pós-impressionismo e discussão da obra e da vida de Henri de Toulouse-Lautrec. 

Visita ao Acervo em transformação: obras de Henri de Toulouse-Lautrec

Aula 13 - 12.11.2019
Arte nas academias fora da Europa - Conferência com Elaine Dias

A conferência retoma alguns dos tópicos estudados nas aulas anteriores, para estudar a produção artística e a institucionalidade de academias de arte selecionadas fora do continente europeu.

Aula 14 - 19.11.2019
Van Gogh – entre o mito e a loucura

A aula abordará a produção do pintor holandês Vincent van Gogh e como sua vida se tornou um paradigma para o artista na modernidade.

Aula 15 – 26.11.2019
Paul Gauguin – o potencial primitivo

A partir das relações entre Vincent Van Gogh e Paul Gauguin, se discutirá como a obra do pintor francês Paul Gauguin representa uma via de rompimento com a estética do pontilhismo de Seurat e Signac.

Visita ao Acervo em transformação: obras de Paul Gauguin e Vincent Van Gogh

Aula 16 - 3.12.2019
Cézanne como ponto de chegada e de partida

A última aula tratará do trabalho de Paul Cézanne que representa, ao mesmo tempo, uma continuidade e uma ruptura com a proposta do Impressionismo.

Visita ao Acervo em transformação: obras de Paul Cézanne

Coordenação

Felipe Martinez é doutorando em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua como professor nos principais museus de São Paulo, como o MASP e o MAM. Defendeu dissertação de mestrado sobre os quadros de Vincent van Gogh presentes no acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador, e foi pesquisador visitante do Museu Van Gogh, em Amsterdã. Participou de publicações acadêmicas sobre o período impressionista e pós-impressionista, e colabora com a revista seLecT.

Conferencistas

Elaine Dias é doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), especializou-se no Institut National d'Histoire de l'art, em Paris, como bolsista Getty (2002-2003). Concluiu pós-doutorado na Université de Paris IV - Centre André Chastel e é pós-doutora pela FAU-USP. É autora de Paisagem e Academia - Félix-Émile Taunay e o Brasil (1824-1851) e Almeida Júnior e Pedro Américo, da Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiros. Professora do curso de graduação e pós-graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Martinho Alves da Costa Junior é professor de História da Arte e da Cultura do departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da pós-graduação em história da mesma instituição. Doutor em História da Arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador do Centro de História da Arque e Arqueologia (IFHC/Unicamp) e do Laboratório de História da Arte – UFJF (LAHA). Autor dos livros Benedito Calixto, 2013. São Paulo: Folha de São Paulo/Itaú Cultural e Claraluz de Regina Silveira, CCBB e seus espectadores, 2009. São José do Rio Preto: Bluecom.