O curso pretende apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, desde a Revolução Francesa, na obra de Jacques-Louis David, até o início da arte moderna, com Paul Cézanne. As primeiras aulas serão estruturadas em torno da oposição das ideias de clássico e romântico. Depois, será visto como o realismo surge como negação do romantismo e do neoclassicismo, preparando o caminho para o rompimento definitivo com a tradição, que virá com o impressionismo. As aulas finais irão mostrar como as obras de artistas como Van Gogh, Gauguin e Cézanne se articulam com a produção do período e servem como ponto de partida para a arte do século 20, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de estilo quanto do ponto de vista da personalidade artística.
IMPORTANTE
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e ficará disponível aos alunos durante cinco dias. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.
Aula 1 – 16.8.2022
A arte na época da revolução
A primeira aula será dedicada ao estudo das implicações políticas e sociais trazidas pela Revolução Francesa, com destaque para a vida e a obra dos neoclássicos Jacques-Louis David e Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun.
Aula 2 – 23.8.2022
A arte e suas instituições
A segunda aula dará sequência aos tópicos abordados na aula anterior, com destaque para as mudanças da academia francesa no contexto revolucionário. Introdução ao romantismo.
Aula 3 – 30.8.2022
O romantismo nas obras de Géricault e Delacroix
Nesta aula, será estudado como a poética de Théodore Géricault e Eugène Delacroix está relacionada ao movimento romântico na França e aos acontecimentos políticos da época.
Aula 4 – 6.9.2022
Pictórico e linear
A quarta aula é dedicada ao estudo da pintura de Jean-Auguste Dominique Ingres e à comparação da sua obra com a de Delacroix.
Aula 5 – 13.9.2022
Michelangelo e o Romantismo – conferência com Renato Menezes A CONFIRMAR
A aula vai discutir a relação entre a obra de Michelangelo Buonarroti e os artistas do Romantismo no século 19.
Aula 6 – 20.9.2022
Espírito do romantismo
O desenvolvimento do romantismo na Alemanha e na Inglaterra. O belo, o sublime e o pitoresco. Destaque para o movimento Sturm und Drang e para a obra dos artistas Henry Fuseli e William Turner.
Aula 7 – 27.9.2022
A paisagem como revolução
Este encontro vai discutir como a paisagem representou uma ruptura com a dualidade entre clássico e o romântico, bem como sua importância para o fortalecimento do mercado de arte do período. Obras de Camile Corot e Jean François Millet.
Aula 8 – 04.10.2022
Courbet e Manet
Nesta semana, será visto como as obras de Gustave Courbet e Édouard Manet representam pontos de ruptura e continuidade com a tradição.
Aula 9 – 11.10.2022
O impressionismo como arte dos sentidos
Continuação dos tópicos da aula anterior e introdução ao impressionismo a partir das obras de Claude Monet e Pierre Auguste Renoir.
Aula 10 – 18.10.2022
Fotografia no século 19 – conferência com Heloisa Espada A CONFIRMAR
A conferência pretende estudar as relações entre pintura e fotografia no século 19.
Aula 11– 25.10.2022
Pedro Américo e a Batalha do Avahy: uma pintura “contemporânea do porvir”. Conferência com Lúcia Stumpf
A conferência vai tratar da obra de Pedro Américo, com destaque para a pintura a Batalha do Avahy, no contexto brasileiro do século 19. O objetivo da aula é discutir a prática de pintura de história no Brasil do período.
Aula 12 – 1.11.2022
Marianne à brasileira: imagens do Brasil republicano – Conferência com Carlos Lima
A conferência discutirá a arte produzida nos primeiros anos do Brasil republicano e como ela está conectada ao Império e ao contexto internacional.
Aula 13 – 8.11.2022
Impressionismo e pontilhismo
Nesta aula, será visto como o impressionismo abriu caminho para novas experiências no campo da arte e de que modo a arte fenomenológica abre caminho para as vertentes do pós-impressionismo.
Aula 14 – 15.11.2022
Van Gogh – entre o mito e a loucura
A aula abordará a produção do pintor holandês Vincent van Gogh e como sua vida se tornou um paradigma para o artista na modernidade.
Aula 15 – 22.11.2022
Paul Gauguin – um pintor europeu nos trópicos
A partir das relações entre Vincent Van Gogh e Paul Gauguin, se discutirá como a obra do pintor francês Paul Gauguin representa uma via de rompimento com a estética do pontilhismo de Seurat e Signac.
Aula 16 – 29.11.2022
Cézanne como ponto de chegada e de partida
A última aula tratará do trabalho de Paul Cézanne que representa, ao mesmo tempo, uma continuidade e uma ruptura com a proposta do impressionismo.
Aula 17 – 6.12.2022
Epílogo: Van Gogh, Cézanne, Gauguin e a arte do século 20
Será discutido como os três grandes nomes do pós-impressionismo são fundamentais para a arte do começo do século 20 – em movimentos como o cubismo, o fauvismo e o expressionismo.
Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp e pós-doutorando no MAC-USP. Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh do acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus e espaços culturais de São Paulo, como o MAM, o MASP e a Casa do Saber. É professor da pós-graduação da PUC-SP e foi pesquisador associado no Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis (RKD), na Holanda. É membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA).
Carlos Lima Junior é doutor em Estética e História da Arte pela USP e professor do curso de Museologia, Cultura e Educação da PUC-SP. É pesquisador colaborador do departamento de História do IFCH Unicamp e faz parte da equipe curatorial da Exposição Memórias da Independência no Museu do Ipiranga, a ser reaberto em 2022.
Lúcia Klück Stumpf é pesquisadora Pós-Doutoranda junto ao Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP e Affiliated Scholar do Brazil Lab, Princeton University. Mestre e Doutora pela Universidade de São Paulo com pesquisas sobre história da arte e cultura visual no Brasil, séculos 19 e 20. Ganhadora do Prêmio Antônio Cândido de melhor tese em humanidades pela Latin American Studies Association (LASA) Brazil Section (2020). Coautora do livro Batalha do Avaí: a beleza da barbárie (Editora Sextante, 2013), vencedor do prêmio de melhor livro de História e Ciências Sociais da Academia Brasileira de Letras (2014).
Renato Menezes é doutorando em História e Teoria da Arte pela EHESS (Paris). Mestre em História pela UNICAMP e graduado em História da Arte pela UERJ. Entre 2020 e 2021 foi Graduate Intern no departamento curatorial do Getty Research Institut. É co-organizador de França Antártica: Ensaios Interdisciplinares (2020). Suas pesquisas se concentram no estudo da cultura visual e da literatura artística da época moderna, entre a Europa e a América Latina.