Aula 1 – 17.8.2021
A arte na época da revolução
A primeira aula será dedicada ao estudo das implicações políticas e sociais trazidas pela Revolução Francesa, com destaque para a vida e a obra dos neoclássicos Jacques-Louis David e Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun.
Aula 2 – 24.8.2021
A arte e suas instituições
A segunda aula dará sequência aos tópicos abordados na aula anterior, com destaque para as mudanças da academia francesa no contexto revolucionário. Introdução ao romantismo.
Aula 3 - 31.8.2021
O romantismo nas obras de Géricault e Delacroix
Nesta aula, será estudado como a poética de Théodore Géricault e Eugène Delacroix está relacionada ao movimento romântico na França e aos acontecimentos políticos da época.
Aula 4 - 8.9.2021
Pictórico e linear
A quarta aula é dedicada ao estudo da pintura de Jean-Auguste Dominique Ingres e à comparação da sua obra com a de Delacroix.
Aula 5 - 14.9.2021
Espírito do romantismo
O desenvolvimento do romantismo na Alemanha e na Inglaterra. O belo, o sublime e o pitoresco. Destaque para o movimento Sturm und Drang e para a obra dos artistas Henry Fuseli e William Turner.
Aula 6 – 21.9.2021
O sublime na arte - conferência com Prof. Dra. Taisa Palhares
A conferência discutirá a evolução dos conceitos estéticos entre o final do século 18 e o começo do século 19. Destaque para o conceito de sublime, presente nas teorias dos principais filósofos do período e fundamental para a compreensão do romantismo.
Aula 7 - 28.9.2021
A paisagem como subversão
A aula tratará da obra de artistas paisagistas, com destaque para os membros da Escola de Barbizon, como Camille Corot e Jean-François Millet.
Aula 8 – 5.10.2021
Courbet e Manet
Nesta semana, será visto como as obras de Gustave Courbet e Édouard Manet representam pontos de ruptura e continuidade com a tradição.
Aula 9 – 13.10.2021
Pedro Américo e a Batalha do Avahy: uma pintura “contemporânea do porvir”. Conferência com Lúcia Stumpf
A conferência vai tratar da obra de Pedro Américo, com destaque para a pintura a Batalha do Avahy, no contexto brasileiro do século 19. O objetivo da aula é discutir a prática de pintura de história no Brasil do período.
Aula 10 – 19.10.2021
O impressionismo como arte dos sentidos
Continuação dos tópicos da aula anterior e introdução ao impressionismo a partir das obras de Claude Monet e Pierre Auguste Renoir.
Aula 11 – 26.10.2021
Impressionismo e pontilhismo
Nesta aula, será visto como o impressionismo abriu caminho para novas experiências no campo da arte e de que modo a arte fenomenológica abre caminho para as vertentes do pós-impressionismo.
Aula 12 – 3.11.2021
Negras e negros na pintura brasileira do século 19 – conferência com Prof. Dr Kleber Amancio
O objetivo da aula é entender como negras e negros foram representados na arte brasileira do período, de modo a analisar as narrativas racistas presentes no Brasil do período.
Aula 13 - 9.11.2021
Edgar Degas e a vida dos bastidores
Na décima segunda aula, será visto como a carreira e as obras de Edgar Degas são exemplos de uma nova maneira de enquadrar o mundo na modernidade, inspirada na fotografia e buscando a vida dos bastidores.
Aula 14 – 16.11.2021
Van Gogh – entre o mito e a loucura
A aula abordará a produção do pintor holandês Vincent van Gogh e como sua vida se tornou um paradigma para o artista na modernidade.
Aula 15 – 23.11.2021
Paul Gauguin – um pintor europeu nos trópicos
A partir das relações entre Vincent Van Gogh e Paul Gauguin, se discutirá como a obra do pintor francês Paul Gauguin representa uma via de rompimento com a estética do pontilhismo de Seurat e Signac.
Aula 16 – 30.11.2021
Cézanne como ponto de chegada e de partida
A última aula tratará do trabalho de Paul Cézanne que representa, ao mesmo tempo, uma continuidade e uma ruptura com a proposta do impressionismo.
Aula 17 – 7.12.2021
Epílogo: Van Gogh, Cézanne, Gauguin e a arte do século 20
Será discutido como os três grandes nomes do pós-impressionismo são fundamentais para a arte do começo do século 20 – em movimentos como o cubismo, o fauvismo e o expressionismo.
Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp e pós-doutorando no MAC-USP. Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh do acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus e espaços culturais de São Paulo, como o MAM, o MASP e a Casa do Saber. É professor da pós-graduação da PUC-SP e foi pesquisador associado no Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis (RKD), na Holanda. É membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA).