MASP

Histórias da arte – século 19: de David a Van Gogh

Horário
19h30-21h30
Duração do Módulo
ONLINE
17.8 - 7.12.2021
TERÇAS
(17 aulas)
Investimento
Público geral
5x R$ 293,30
Amigo MASP
5x R$ 250,15
*valores parcelados no cartão de crédito
Professores
Felipe Martinez
Especialistas Convidados
Kleber Amancio
Lúcia Klück Stumpf
Taisa Palhares
O curso pretende apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, desde a Revolução Francesa, na obra de Jacques-Louis David, até o início da arte moderna, com Paul Cézanne. As primeiras aulas serão estruturadas em torno da oposição das idéias de clássico e romântico. Depois, será visto como o realismo surge como negação do romantismo e do neoclassicismo, preparando o caminho para o rompimento definitivo com a tradição, que virá com o impressionismo. As aulas finais irão mostrar como as obras de artistas como Van Gogh, Gauguin e Cézanne se articulam com a produção do período e servem como ponto de partida para a arte do século 20, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de estilo quanto do ponto de vista da personalidade artística.

IMPORTANTE
As aulas serão online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os alunos após a inscrição. 
O curso é gravado e fica disponível durante 5 dias.
Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.

Planos de aulas

Aula 1 – 17.8.2021
A arte na época da revolução

A primeira aula será dedicada ao estudo das implicações políticas e sociais trazidas pela Revolução Francesa, com destaque para a vida e a obra dos neoclássicos Jacques-Louis David e Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun.

Aula 2 – 24.8.2021
A arte e suas instituições

A segunda aula dará sequência aos tópicos abordados na aula anterior, com destaque para as mudanças da academia francesa no contexto revolucionário. Introdução ao romantismo.

Aula 3 - 31.8.2021
O romantismo nas obras de Géricault e Delacroix

Nesta aula, será estudado como a poética de Théodore Géricault e Eugène Delacroix está relacionada ao movimento romântico na França e aos acontecimentos políticos da época.

Aula 4 - 8.9.2021
Pictórico e linear

A quarta aula é dedicada ao estudo da pintura de Jean-Auguste Dominique Ingres e à comparação da sua obra com a de Delacroix.

Aula 5 - 14.9.2021
Espírito do romantismo

O desenvolvimento do romantismo na Alemanha e na Inglaterra. O belo, o sublime e o pitoresco. Destaque para o movimento Sturm und Drang e para a obra dos artistas Henry Fuseli e William Turner.

Aula 6 – 21.9.2021
O sublime na arte - conferência com Prof. Dra. Taisa Palhares

A conferência discutirá a evolução dos conceitos estéticos entre o final do século 18 e o começo do século 19. Destaque para o conceito de sublime, presente nas teorias dos principais filósofos do período e fundamental para a compreensão do romantismo. 

Aula 7 - 28.9.2021
A paisagem como subversão

A aula tratará da obra de artistas paisagistas, com destaque para os membros da Escola de Barbizon, como Camille Corot e Jean-François Millet.

Aula 8 – 5.10.2021
Courbet e Manet

Nesta semana, será visto como as obras de Gustave Courbet e Édouard Manet representam pontos de ruptura e continuidade com a tradição.

Aula 9 – 13.10.2021
Pedro Américo e a Batalha do Avahy: uma pintura “contemporânea do porvir”. Conferência com Lúcia Stumpf

A conferência vai tratar da obra de Pedro Américo, com destaque para a pintura a Batalha do Avahy, no contexto brasileiro do século 19. O objetivo da aula é discutir a prática de pintura de história no Brasil do período.

Aula 10 – 19.10.2021
O impressionismo como arte dos sentidos

Continuação dos tópicos da aula anterior e introdução ao impressionismo a partir das obras de Claude Monet e Pierre Auguste Renoir.

Aula 11 – 26.10.2021
Impressionismo e pontilhismo

Nesta aula, será visto como o impressionismo abriu caminho para novas experiências no campo da arte e de que modo a arte fenomenológica abre caminho para as vertentes do pós-impressionismo. 

Aula 12 – 3.11.2021
Negras e negros na pintura brasileira do século 19 – conferência com Prof. Dr Kleber Amancio

O objetivo da aula é entender como negras e negros foram representados na arte brasileira do período, de modo a analisar as narrativas racistas presentes no Brasil do período.

Aula 13 - 9.11.2021
Edgar Degas e a vida dos bastidores

Na décima segunda aula, será visto como a carreira e as obras de Edgar Degas são exemplos de uma nova maneira de enquadrar o mundo na modernidade, inspirada na fotografia e buscando a vida dos bastidores.

Aula 14 – 16.11.2021
Van Gogh – entre o mito e a loucura

A aula abordará a produção do pintor holandês Vincent van Gogh e como sua vida se tornou um paradigma para o artista na modernidade.

Aula 15 – 23.11.2021
Paul Gauguin – um pintor europeu nos trópicos

A partir das relações entre Vincent Van Gogh e Paul Gauguin, se discutirá como a obra do pintor francês Paul Gauguin representa uma via de rompimento com a estética do pontilhismo de Seurat e Signac.

Aula 16 – 30.11.2021
Cézanne como ponto de chegada e de partida

A última aula tratará do trabalho de Paul Cézanne que representa, ao mesmo tempo, uma continuidade e uma ruptura com a proposta do impressionismo.

Aula 17 – 7.12.2021
Epílogo: Van Gogh, Cézanne, Gauguin e a arte do século 20

Será discutido como os três grandes nomes do pós-impressionismo são fundamentais para a arte do começo do século 20 – em movimentos como o cubismo, o fauvismo e o expressionismo. 
 

Coordenação

Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp e pós-doutorando no MAC-USP.  Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh do acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus e espaços culturais de São Paulo, como o MAM, o MASP e a Casa do Saber. É professor da pós-graduação da PUC-SP e foi pesquisador associado no Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis (RKD), na Holanda. É membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA).

Conferencistas

Taisa Palhares é doutora em filosofia pela USP, é professora de estética do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Curadora e crítica de arte independente, trabalhou como pesquisadora na Pinacoteca de São Paulo de 2003 a 2015.  

Lúcia Klück Stumpf é pesquisadora Pós-Doutoranda junto ao Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP e Affiliated Scholar do Brazil Lab, Princeton University. Mestre e Doutora pela Universidade de São Paulo com pesquisas sobre história da arte e cultura visual no Brasil, séculos 19 e 20. Ganhadora do Prêmio Antônio Cândido de Melhor Tese em Humanidades pela Latin American Studies Association (LASA) Brazil Section (2020). Co-autora do livro Batalha do Avaí: a beleza da barbárie (Editora Sextante, 2013), vencedor do prêmio de melhor livro de História e Ciências Sociais da Academia Brasileira de Letras (2014). 

Kleber Amancio é professor de História, Teoria, Crítica e Curadoria de Arte do Centro de Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do mestrado profissional em História da África, da diáspora e dos povos indígenas pela mesma instituição. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), e visiting researcher na Harvard University. Pesquisador da linha Escravidão e Invenção da liberdade na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do grupo de pesquisa Nós e os outros na UFRB.