O curso pretende apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, desde a Revolução Francesa, na obra de Jacques-Louis David, até o início da arte moderna, com Paul Cézanne. As primeiras aulas serão estruturadas em torno da oposição das idéias de clássico e romântico. Depois, será visto como o realismo surge como negação do romantismo e do neoclassicismo, preparando o caminho para o rompimento definitivo com a tradição, que virá com o impressionismo. As aulas finais irão mostrar como as obras de artistas como Van Gogh, Gauguin e Cézanne se articulam com a produção do período e servem como ponto de partida para a arte do século 20, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de estilo quanto do ponto de vista da personalidade artística.
IMPORTANTE
As aulas serão online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo.
O link será compartilhado com os alunos após a inscrição.
O curso é gravado e fica disponível durante 5 dias.
Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.
Aula 1 – 8.3.2022
A arte na época da revolução
A primeira aula será dedicada ao estudo das implicações políticas e sociais trazidas pela Revolução Francesa, com destaque para a vida e a obra dos neoclássicos Jacques-Louis David e Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun.
Aula 2 – 15.3.2022
A arte e suas instituições
A segunda aula dará sequência aos tópicos abordados na aula anterior, com destaque para as mudanças da academia francesa no contexto revolucionário. Introdução ao romantismo.
Aula 3 - 22.3.2022
O romantismo nas obras de Géricault e Delacroix
Nesta aula, será estudado como a poética de Théodore Géricault e Eugène Delacroix está relacionada ao movimento romântico na França e aos acontecimentos políticos da época.
Aula 4 - 29.3.2022
Pictórico e linear
A quarta aula é dedicada ao estudo da pintura de Jean-Auguste Dominique Ingres e à comparação da sua obra com a de Delacroix.
Aula 5 – 5.4.2022
Espírito do romantismo
O desenvolvimento do romantismo na Alemanha e na Inglaterra. O belo, o sublime e o pitoresco. Destaque para o movimento Sturm und Drang e para a obra dos artistas Henry Fuseli e William Turner.
Aula 6 – 12.4.2022
A paisagem como subversão
A aula tratará da obra de artistas paisagistas, com destaque para os membros da Escola de Barbizon, como Camille Corot e Jean-François Millet.
Aula 7 – 19.4.2022
Courbet e Manet
Nesta semana, será visto como as obras de Gustave Courbet e Édouard Manet representam pontos de ruptura e continuidade com a tradição.
Aula 8 – 26.4.2022
O impressionismo como arte dos sentidos
Continuação dos tópicos da aula anterior e introdução ao impressionismo a partir das obras de Claude Monet e Pierre Auguste Renoir.
Aula 9 – 3.5.2022
Pedro Américo e a Batalha do Avahy: uma pintura “contemporânea do porvir”. Conferência com Lúcia Stumpf
A conferência vai tratar da obra de Pedro Américo, com destaque para a pintura a Batalha do Avahy, no contexto brasileiro do século 19. O objetivo da aula é discutir a prática de pintura de história no Brasil do período.
Aula 10 – 10.5.2022
Marianne à brasileira: imagens do Brasil republicano – Conferência com Carlos Lima
A conferência discutirá a arte produzida nos primeiros anos do Brasil republicano e como ela está conectada ao Império e ao contexto internacional.
Aula 11 – 17.5.2022
Mulheres artistas: escultoras do século 19 – conferência com Maria Mazze Cerchiaro
A conferência discutirá de modo panorâmico a carreira e a obra de escultoras que atuaram no Brasil e no exterior.
Aula 12 – 24.5.2022
Raça e Identidade no Brasil do final do século 19 – conferência com Rafael Cardoso
A conferência vai tratar das questões envolvendo raça e identidade na arte brasileira das décadas finais do século 19.
Aula 13 – 31.5.2022
Impressionismo e pontilhismo
Nesta aula, será visto como o impressionismo abriu caminho para novas experiências no campo da arte e de que modo a arte fenomenológica abre caminho para as vertentes do pós-impressionismo.
Aula 14 – 7.6.2022
Van Gogh – entre o mito e a loucura
A aula abordará a produção do pintor holandês Vincent van Gogh e como sua vida se tornou um paradigma para o artista na modernidade.
Aula 15 – 14.6.2022
Paul Gauguin – um pintor europeu nos trópicos
A partir das relações entre Vincent Van Gogh e Paul Gauguin, se discutirá como a obra do pintor francês Paul Gauguin representa uma via de rompimento com a estética do pontilhismo de Seurat e Signac.
Aula 16 – 21.6.2022
Cézanne como ponto de chegada e de partida
A última aula tratará do trabalho de Paul Cézanne que representa, ao mesmo tempo, uma continuidade e uma ruptura com a proposta do impressionismo.
Aula 17 – 28.6.2022
Epílogo: Van Gogh, Cézanne, Gauguin e a arte do século 20
Será discutido como os três grandes nomes do pós-impressionismo são fundamentais para a arte do começo do século 20 – em movimentos como o cubismo, o fauvismo e o expressionismo.
Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp e pós-doutorando no MAC-USP. Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh do acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus e espaços culturais de São Paulo, como o MAM, o MASP e a Casa do Saber. É professor da pós-graduação da PUC-SP e foi pesquisador associado no Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis (RKD), na Holanda. É membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA).
Carlos Lima Junior é doutor em Estética e História da Arte pela USP e professor do curso de Museologia, Cultura e Educação da PUC-SP. É pesquisador colaborador do departamento de História do IFCH Unicamp e faz parte da equipe curatorial da Exposição Memórias da Independência no Museu do Ipiranga a ser reaberto em 2022.
Lúcia Klück Stumpf é pesquisadora Pós-Doutoranda junto ao Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP e Affiliated Scholar do Brazil Lab, Princeton University. Mestre e Doutora pela Universidade de São Paulo com pesquisas sobre história da arte e cultura visual no Brasil, séculos 19 e 20. Ganhadora do Prêmio Antônio Cândido de melhor tese em humanidades pela Latin American Studies Association (LASA) Brazil Section (2020). Co-autora do livro Batalha do Avaí: a beleza da barbárie (Editora Sextante, 2013), vencedor do prêmio de melhor livro de História e Ciências Sociais da Academia Brasileira de Letras (2014).
Marina Mazze Cerchiaro é pesquisadora de pós-doutorado no Museu de Arte Contemporânea da USP, onde desenvolve pesquisa sobre artistas mulheres no acervo do museu. Atualmente é coordenadora do grupo de trabalho "Projetos e Publicações" da Rede de Arquivos de Mulheres (RAM). Fundada em 2019, a RAM congrega mais de 40 pesquisadores e arquivistas de diversas partes do Brasil. Seus principais temas de atuação e pesquisa são: mulheres artistas; modernismo brasileiro e escultura.
Rafael Cardoso é PhD em História da Arte Courtauld Institute of Art. Atua como membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e como pesquisador associado junto ao Lateinamerika-Institut da Freie Universität Berlin. É autor de vários livros sobre história da cultura, da arte e do design no Brasil, sendo o mais recente: Modernity in Black and White: Art and Image, Race and Identity in Brazil, 1890-1945 (Cambridge University Press, 2021).