Aula 1 - 9.3.2021
A arte na época da Revolução
A primeira aula será dedicada ao estudo das implicações políticas e sociais trazidas pela Revolução Francesa, com destaque para a vida e a obra dos neoclássicos Jacques-Louis David e Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun.
Aula 2 - 16.3.2021
A arte e suas instituições
A segunda aula dará sequência aos tópicos abordados na aula anterior, com destaque para as mudanças da academia francesa no contexto revolucionário. Introdução ao Romantismo.
Aula 3 - 23.3.2021
O Romantismo nas obras de Géricault e Delacroix
Nesta aula, será estudado como a poética de Théodore Géricault e Eugène Delacroix está relacionada ao movimento romântico na França e aos acontecimentos políticos da época.
Aula 4 - 30.3.2021
Pictórico e linear
A quarta aula é dedicada ao estudo da pintura de Jean-Auguste Dominique Ingres e à comparação da sua obra com a de Delacroix.
Aula 5 - 6.4.2021
Espírito do romantismo
O desenvolvimento do romantismo na Alemanha e na Inglaterra. O belo, o sublime e o pitoresco. Destaque para o movimento Sturm und Drang e para a obra dos artistas Henry Fuseli e William Turner.
Aula 6 – 13.4.2021
O Sublime na arte - Conferência com Prof. Dra. Taisa Palhares
A conferência discutirá a evolução dos conceitos estéticos entre o final do século 18 e o começo do século 19. Destaque para o conceito de Sublime, presente nas teorias dos principais filósofos do período e fundamental para a compreensão do romantismo.
Aula 7 - 20.4.2021
A paisagem como subversão
A aula tratará da obra de artistas paisagistas, com destaque para os membros da Escola de Barbizon, como Camille Corot e Jean-François Millet.
Aula 8 – 27.4.2021
Courbet e Manet
Nesta semana, será visto como as obras de Gustave Courbet e Édouard Manet representam pontos de ruptura e continuidade com a tradição.
Aula 9 – 4.5.2021
O Impressionismo como arte dos sentidos
Continuação dos tópicos da aula anterior e introdução ao impressionismo a partir das obras de Claude Monet e Pierre Auguste Renoir.
Aula 10 – 11.5.2021
Arte e literatura no século 19 - Conferência com Prof. Dra. Verônica Stigger
A conferência discutirá o contexto do surgimento do romance no período e suas relações com o mundo das artes visuais no século 19.
Aula 11 – 18.5.2021
Impressionismo e pontilhismo
Nesta aula, será visto como o Impressionismo abriu caminho para novas experiências no campo da arte e de que modo a arte fenomenológica abre caminho para as vertentes do pós-impressionismo.
Aula 12 – 25.5.2021
Edgar Degas e a vida dos bastidores
Na décima segunda aula, será visto como a carreira e as obras de Edgar Degas são exemplos de uma nova maneira de enquadrar o mundo na modernidade, inspirada na fotografia e buscando a vida dos bastidores.
Aula 13 - 1.6.2021
Van Gogh – entre o mito e a loucura
A aula abordará a produção do pintor holandês Vincent van Gogh e como sua vida se tornou um paradigma para o artista na modernidade.
Aula 14 – 8.6.2021
Paul Gauguin – um pintor europeu nos trópicos
A partir das relações entre Vincent Van Gogh e Paul Gauguin, se discutirá como a obra do pintor francês Paul Gauguin representa uma via de rompimento com a estética do pontilhismo de Seurat e Signac.
Aula 15 – 15.6.2021
A representação de artistas afrodescendentes na arte do século 19 - Conferência com Prof. Dr. Kleber Amancio
No contexto do curso, a conferência vai explorar a presença de artistas negras e negros na história da arte e de que modo sua produção dialoga com o contexto social da época. Destaque para a obra do brasileiro Arthur Timótheo da Costa.
Aula 16 – 22.6.2021
Cézanne como ponto de chegada e de partida
A última aula tratará do trabalho de Paul Cézanne que representa, ao mesmo tempo, uma continuidade e uma ruptura com a proposta do impressionismo.
Aula 17 – 29.6.2021
Epílogo: Van Gogh, Cézanne, Gauguin e a arte do século 20
Será discutido como os três grandes nomes do pós-impressionismo são fundamentais para a arte do começo do século 20 – em movimentos como o cubismo, o fauvismo e o expressionismo.
Felipe Martinez é doutor em História da Arte pela Unicamp e pós-doutorando no Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP). Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh do acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus e espaços culturais de São Paulo, como o MAM, o MASP e a Casa do Saber. É professor convidado do curso de Museologia e Formação Cultural da PUC-SP e foi pesquisador visitante do Museu Van Gogh e pesquisador associado no Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis (RKD), ambos na Holanda. É membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA).