MASP

Histórias da arte – Século 19: de David a Van Gogh

Horário
19H30-21H30
Duração do Módulo
ONLINE
9.3-29.6.2021
TERÇAS
(17 AULAS)
Investimento
Público geral
5x R$ 294,30*
Amigo MASP
5x R$ 250.15*
*parcelamento apenas em cartão de crédito
Coordenação
Felipe Martinez
Especialistas Convidados
Taisa Palhares
Verônica Stigger
Kleber Amancio
O curso pretende apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, desde a Revolução Francesa, na obra de Jacques-Louis David, até o início da arte moderna, com Paul Cézanne. As primeiras aulas serão estruturadas em torno da oposição das idéias de clássico e romântico. Depois, será visto como o realismo surge como negação do romantismo e do neoclassicismo, preparando o caminho para o rompimento definitivo com a tradição, que virá com o impressionismo. As aulas finais irão mostrar como as obras de artistas como Van Gogh, Gauguin e Cézanne se articulam com a produção do período e servem como ponto de partida para a arte do século 20, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de estilo quanto do ponto de vista da personalidade artística.

IMPORTANTE
As aulas serão online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os alunos após a inscrição

Planos de aulas

Aula 1 - 9.3.2021
A arte na época da Revolução
A primeira aula será dedicada ao estudo das implicações políticas e sociais trazidas pela Revolução Francesa, com destaque para a vida e a obra dos neoclássicos Jacques-Louis David e Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun.

Aula 2 - 16.3.2021
A arte e suas instituições
A segunda aula dará sequência aos tópicos abordados na aula anterior, com destaque para as mudanças da academia francesa no contexto revolucionário. Introdução ao Romantismo.

Aula 3 - 23.3.2021
O Romantismo nas obras de Géricault e Delacroix
Nesta aula, será estudado como a poética de Théodore Géricault e Eugène Delacroix está relacionada ao movimento romântico na França e aos acontecimentos políticos da época.

Aula 4 - 30.3.2021
Pictórico e linear
A quarta aula é dedicada ao estudo da pintura de Jean-Auguste Dominique Ingres e à comparação da sua obra com a de Delacroix.

Aula 5 - 6.4.2021
Espírito do romantismo
O desenvolvimento do romantismo na Alemanha e na Inglaterra. O belo, o sublime e o pitoresco. Destaque para o movimento Sturm und Drang e para a obra dos artistas Henry Fuseli e William Turner.

Aula 6 – 13.4.2021
O Sublime na arte - Conferência com Prof. Dra. Taisa Palhares
A conferência discutirá a evolução dos conceitos estéticos entre o final do século 18 e o começo do século 19. Destaque para o conceito de Sublime, presente nas teorias dos principais filósofos do período e fundamental para a compreensão do romantismo. 

Aula 7 - 20.4.2021
A paisagem como subversão
A aula tratará da obra de artistas paisagistas, com destaque para os membros da Escola de Barbizon, como Camille Corot e Jean-François Millet.

Aula 8 – 27.4.2021
Courbet e Manet
Nesta semana, será visto como as obras de Gustave Courbet e Édouard Manet representam pontos de ruptura e continuidade com a tradição.

Aula 9 – 4.5.2021
O Impressionismo como arte dos sentidos
Continuação dos tópicos da aula anterior e introdução ao impressionismo a partir das obras de Claude Monet e Pierre Auguste Renoir.

Aula 10 – 11.5.2021
Arte e literatura no século 19 - Conferência com Prof. Dra. Verônica Stigger
A conferência discutirá o contexto do surgimento do romance no período e suas relações com o mundo das artes visuais no século 19.

Aula 11 – 18.5.2021
Impressionismo e pontilhismo
Nesta aula, será visto como o Impressionismo abriu caminho para novas experiências no campo da arte e de que modo a arte fenomenológica abre caminho para as vertentes do pós-impressionismo. 

Aula 12 – 25.5.2021
Edgar Degas e a vida dos bastidores
Na décima segunda aula, será visto como a carreira e as obras de Edgar Degas são exemplos de uma nova maneira de enquadrar o mundo na modernidade, inspirada na fotografia e buscando a vida dos bastidores.

Aula 13 - 1.6.2021
Van Gogh – entre o mito e a loucura
A aula abordará a produção do pintor holandês Vincent van Gogh e como sua vida se tornou um paradigma para o artista na modernidade.

Aula 14 – 8.6.2021
Paul Gauguin – um pintor europeu nos trópicos
A partir das relações entre Vincent Van Gogh e Paul Gauguin, se discutirá como a obra do pintor francês Paul Gauguin representa uma via de rompimento com a estética do pontilhismo de Seurat e Signac.

Aula 15 – 15.6.2021
A representação de artistas afrodescendentes na arte do século 19 - Conferência com Prof. Dr. Kleber Amancio
No contexto do curso, a conferência vai explorar a presença de artistas negras e negros na história da arte e de que modo sua produção dialoga com o contexto social da época. Destaque para a obra do brasileiro Arthur Timótheo da Costa.

Aula 16 – 22.6.2021
Cézanne como ponto de chegada e de partida
A última aula tratará do trabalho de Paul Cézanne que representa, ao mesmo tempo, uma continuidade e uma ruptura com a proposta do impressionismo.

Aula 17 – 29.6.2021
Epílogo: Van Gogh, Cézanne, Gauguin e a arte do século 20
Será discutido como os três grandes nomes do pós-impressionismo são fundamentais para a arte do começo do século 20 – em movimentos como o cubismo, o fauvismo e o expressionismo. 
 

Coordenação

Felipe Martinez é doutor em História da Arte pela Unicamp e pós-doutorando no Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP).  Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh do acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus e espaços culturais de São Paulo, como o MAM, o MASP e a Casa do Saber. É professor convidado do curso de Museologia e Formação Cultural da PUC-SP e foi pesquisador visitante do Museu Van Gogh e pesquisador associado no Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis (RKD), ambos na Holanda. É membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA).  

Conferencistas

Taisa Palhares é doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo, é professora de Estética do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Curadora e crítica de arte independente, trabalhou como pesquisadora na Pinacoteca de São Paulo de 2003 a 2015.   

Verônica Stigger é escritora, crítica de arte, curadora independente e professora universitária. Possui doutorado em teoria e crítica de arte pela Universidade de São Paulo (USP) e realizou pesquisas de pós-doutorado na Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) e no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. É professora da pós-graduação em Histórias das Artes da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e coordena oficinas literárias em vários lugares. 

Kleber Amancio é professor de História, Teoria, Crítica e Curadoria de Arte do Centro de Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do mestrado profissional em História da África, da diáspora e dos povos indígenas pela mesma instituição. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), e visiting researcher na Harvard University. Pesquisador da linha Escravidão e Invenção da liberdade na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do grupo de pesquisa Nós e os outros na UFRB.