Explorar a relação entre história da arte brasileira e produção de arte têxtil contemporânea, utilizando do fotobordado e fotopintura como formas de expressão e narrativa visual. Através das fotografias históricas do Centro de Pesquisa do MASP, sobre cursos e atividades artístico-pedagógicas na fundação do museu, criaremos um livro coletivo com os trabalhos resultantes deste encontro.
Como pensar o museu e suas obras como ferramentas pedagógicas que possam potencializar repertórios e conteúdos dentro da sala de aula? Utilizando o acervo do MASP como ponto de partida, iremos pensar e estimular o desenvolvimento de estratégias e ações de ensino para além do campo das Artes. A oficina será dividida em três momentos: um breve debate sobre relações e experiências com Arte e Educação, uma exploração do acervo como recurso educacional e o desenvolvimento prático de fazer artístico que possa ser desenvolvido em sala de aula.
Esta aula inaugural e visita mediada à exposição de Renoir propõe uma experiência introdutória ao universo do artista, oferecendo insights sobre sua trajetória e técnicas. A atividade conduz o grupo por uma imersão inicial nas obras expostas, explorando suas características essenciais e abrindo caminho para uma apreciação mais profunda.
Esta visita mediada, conduzida pelo arquiteto Martin Corullon, oferece uma experiência única no novo edifício Pietro. Durante a atividade Corullon compartilhará sua visão e processo criativo na concepção do projeto arquitetônico do espaço, que dialoga com a modernidade e a história do MASP. Uma oportunidade de aprender sobre os detalhes do edifício, incluindo aspectos técnicos, estéticos e funcionais da construção, que foram pensados para integrar-se ao ambiente do museu e à cidade de São Paulo. A aula está vinculada ao curso Histórias do MASP que será ministrado em abril por Martin Corullon, Eugenia Gorini, Fábio Magalhães, Marcelo Ferraz e Miriam Elwing.