MASP

Histórias da arte: o Renascimento de Giotto a Tintoretto

Horário
19h30-21h30
Duração do Módulo
ONLINE
16.8-13.12.2021
SEGUNDAS
(17 aulas)
Investimento
Público geral
5X R$ 293,30
AMIGO MASP
5X R$ 250,15
*valores parcelados no cartão de crédito
Professores
Juliana Guide
Especialistas Convidados
Patricia Dalcanale Meneses
Cassio Fernandes
O curso oferece uma visão panorâmica dos principais artistas, obras e inovações que compuseram os trezentos anos do renascimento italiano, período cuja potência nos campos artístico e intelectual ressoa até hoje. Dos fundamentais Cimabue e Giotto à dramaticidade de Tintoretto, o trajeto contempla nomes fundamentais da época, como Botticelli, Leonardo da Vinci, Rafael, Ticiano e Michelangelo. Com apoio sempre que possível do acervo do MASP, o curso procura compartilhar categorias e etapas de observação que facilitem a fruição de obras do período.


IMPORTANTE
As aulas serão online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os alunos após a inscrição. 
O curso é gravado e fica disponível durante 5 dias.
Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.

Planos de aulas

Aula 1 – 16.8.2021
Renascimento: sentidos, contextos e recortes possíveis. Giorgio Vasari e as vidas dos artistas. 

Aula 2  – 23.8.2021
O Trecento ou a “Prima Maniera”. A tradição da pintura bizantina e Cimabue. Duccio e a escola sienesa. Giotto e a escola florentina. 

Aula 3  - 30.8.2021
Conferência com Prof. Dra. Patricia Dalcanale Meneses
Duas abordagens do antigo: Alberti e Brunelleschi.

Aula 4  – 6.9.2021
A pintura de Masaccio e a escultura de Donatello. Entre inovações e permanências: Fra Angelico, Paolo Uccello e Lippi. 

Aula 5  – 13.9.2021
Renascimento no Norte da Europa: os irmãos van Eyck, Rogier van der Weyden, Hugo van der Goes.

Aula 6  – 20.9.2021
Conferência com Prof. Dr. Cassio Fernandes
Piero della Francesca e Antonello da Messina.

Aula 7  – 27.9.2021
O Vêneto: Andrea Mantegna e Giovanni Bellini.

Aula 8  – 04.10.2021
A escultura de Luca dela Robbia, Antonio Pollaiuolo e Andrea del Verrocchio.

Aula 9  – 11.10.2021
Botticelli, Ghirlandaio e Perugino.

Aula 10  – 18.10.2021
A inflexão Leonardo da Vinci.

Aula 11  – 25.10.2021
Michelangelo em seus anos iniciais: a formação inicial em Florença e a disputa com Leonardo. 
Rafael em Urbino e em Florença.  

Aula 12 – 1.11.2021
O Cinquecento e a Roma do Papa Julio II. Bramante e a nova Basílica de São Pedro. Michelangelo: o túmulo de Julio II e a Capela Sistina. Rafael: as salas papais.

Aula 13  – 8.11.2021
Michelangelo de volta a Florença: a fachada de San Lorenzo, a Capela Medici e a Biblioteca Laurenziana. Última fase de Michelangelo em Roma: Juízo Final, o  Campidoglio e as obras de São Pedro.

Aula 14  – 22.11.2021
Veneza: Giorgione e a primazia de Ticiano.

Aula 15 – 29.11.2021
Maneirismo: os casos de Florença (Andrea Del Sarto, Pontormo, Rosso, Bronzino) e Parma (Correggio e Parmigianino). A escultura de Giambologna.

Aula 16  –  6.12.2021
Maneirismo em Veneza: Tintoretto e Veronese.

Aula 17  – 13.12.2021
Freiras, damas de companhia, mães e mestras: as pintoras no Renascimento italiano. As trajetórias de Plautilla Nelli, Sofonisba Anguissola, Lavinia Fontana e Artemisia Gentileschi.

Coordenação

Juliana Guide é mestra em estudos da tradição clássica, na linha de pesquisa em história da arte pela Unicamp, com estágio de pesquisa na Itália. Seus estudos se concentram em iconografia de heroínas da antiguidade, em pintura italiana do século 17 e em artistas mulheres que atuaram na Itália nesse período, com eventuais incursões pela tragédia clássica francesa e pela história dos debates a respeito do suicídio.

Conferencistas

Patricia Dalcanale Meneses é doutora em história das artes visuais pela Università degli Studi di Pisa (2009), professora do departamento de história da Unicamp e autora da tradução comentada da Novela do Grasso Entalhador & Vida de Filippo Brunelleschi, de Antonio Manetti, e do livro Baccio Pontelli a Roma, publicado pela editora Felici, de Pisa.

Cassio Fernandes é mestre e doutor em história social pela Unicamp, com estágio na Universitá degli Studi di Pisa - Itália (2001 e 2002). Foi professor convidado no mestrado em história da arte no Kunsthistorisches Institut da Universidade de Zurique, Suíça. Atualmente é professor adjunto do departamento de história da arte da Unifesp. É autor da organização, tradução para o português, apresentação e notas dos livros de Jacob Burckhardt, O Retrato na Pintura Italiana do Renascimento (2012), e de Aby Warburg, A Presença do Antigo - Escritos Inéditos, vol. 1 (2018).