Público geral
5x R$ 294,30*
Amigo MASP
5x R$ 250.15*
*parcelamento apenas em cartão de crédito
Juliana Ferrari Guide
O curso oferece uma visão panorâmica dos principais artistas, obras e inovações que compuseram os trezentos anos do Renascimento italiano, período cuja potência nos campos artístico e intelectual ressoa até hoje. Dos fundamentais Cimabue e Giotto à dramaticidade de Tintoretto, o trajeto contempla nomes fundamentais do período, como Botticelli, Leonardo da Vinci, Rafael, Ticiano e Michelangelo. Com apoio sempre que possível do acervo do MASP, o curso procura compartilhar categorias e etapas de observação que facilitem a fruição de obras do período.
IMPORTANTE
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os alunos após a inscrição. As bolsas para professores de rede pública já foram encerradas para este semestre.
Aula 1 – 13.4.2020
Apresentação do curso
Aula 2 – 16.4.2020
O Trecento ou a “Prima Maniera”
A tradição de pintura bizantina e Cimabue. Duccio e a escola sienesa. Giotto e a escola florentina. Simone Martini e os irmãos Lorenzetti.
Aula 3 – 20.4.2020
O Quattrocento
O Concurso para a Porta do Batistério de San Giovanni. Brunelleschi e a perspectiva. A pintura de Masaccio e a escultura de Donatello. O gótico internacional.
Aula 4 – 23.4.2020
Inovações e permanências
Alberti, Fra Angelico, Paolo Uccello, Lippi
Aula 5 – 27.4.2020 - coferência com Prof.Dr. Cassio Fernandes
Renascimento no Norte da Europa
Os irmãos van Eyck, Rogier van der Weyden, Hugo van der Goes
Aula 6 – 30.4.2020
Para além da Toscana
Piero della Francesca e Antonello da Messina
Aula 7 – 4.5.2020
O Vêneto
Andrea Mantegna e Giovanni Bellini
Visita ao Acervo em transformação:
A Virgem com o Menino de pé abraçando a Mãe (Madona Willys), de Giovanni Bellini
Andrea Mantegna. São Jerônimo penitente no deserto.
Aula 8 – 7.5.2020
A escultura de Luca dela Robbia, Antonio Pollaiuolo e Andrea del Verrocchio
Aula 9 – 11.5.2020
Botticelli, Ghilardaio, Perugino e Piero di Cosimo
Aula 10 – 14.5.2020
A inflexão Leonardo da Vinci
Aula 11 – 18.5.2020
Michelangelo em seus anos iniciais: a formação inicial em Florença e a disputa com Leonardo.
Rafael em Urbino e em Florença.
Visita ao Acervo em transformação:
A Virgem amamentando o Menino e são João Batista criança em adoração, Giampetrino
Virgem com o Menino e são João Batista criança, de Sandro Botticelli e Ateliê. Virgem com o Menino, são João Batista criança e um anjo, de Piero di Cosimo
São Sebastião na coluna, de Pietro Perugino e Ateliê.
Ressurreição de Cristo, de Rafael
Aula 12 - 25.5.2020
O Cinquecento e a Roma do Papa Julio II
Bramante e a nova Basilica de São Pedro.
Michelangelo: o túmulo de Julio II e a Capela Sistina.
Rafael: as salas papais .
Aula 13 – 1.6.2020
Michelangelo de volta a Florença: a fachada de San Lorenzo, a Capela Medici e a Biblioteca Laurenziana. Última fase de Michelangelo em Roma: Juizo Final, o Campidoglio e as obras de São Pedro.
Aula 14 – 8.6.2020
Veneza: Giorgione e a primazia de Ticiano.
Aula 15 – 15.6.2020 - Conferência com prof. Dr. André Tavares
Maneirismo: Os casos de Florença (Andrea Del Sarto, Pontormo, Rosso, Bronzino) e Parma (Correggio e Parmigianino). A escultura de Giambologna.
Aula 16 – 22.6.2020
Maneirismo em Veneza: Tintoretto e Veronese
Visita ao Acervo em transformação:
Retrato do cardeal Cristoforo Madruzzo, de Tiziano
Ecce Homo ou Pilatos apresenta Cristo à multidão, de Jacopo Tintoretto
Aula 17 – 29.6.2020
Freiras, damas de companhia, mães e mestras: as pintoras no Renascimento italiano. As trajetórias de Plautilla Nelli, Sofonisba Anguissola, Lavinia Fontana e Artemisia Gentileschi
Juliana Ferrari Guide é mestra em Estudos da Tradição Clássica, na linha de pesquisa em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio de pesquisa na Itália. Seus estudos se concentram em iconografia de heroínas da Antiguidade, em pintura italiana do século 17 e em artistas mulheres que atuaram na Itália nesse período, com eventuais incursões pela tragédia clássica francesa e pela história dos debates a respeito do suicídio.
André Luiz Tavares Pereira possui doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professor do Curso de História da Arte da UNIFESP e membro do programa de Pós Graduação em História da Arte da mesma instituição. Atua nas áreas de Desenho artístico, história da paisagem e cenografia urbana no século XVIII, música historicamente informada (séculos XVI / XIX), história das relações entre literatura e ilustração e às relações entre arte italiana, portuguesa e brasileira. Dedica-se, atualmente a projetos ligados à identificação da produção artística britânica presente em coleções brasileiras e à história do Desenho.
Cassio Fernandes é mestre e doutor em História Social pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio na Universitá degli Studi di Pisa - Itália (2001 e 2002). Foi professor Convidado no Mestrado (Master) em História da Arte no Kunsthistorisches Institut da Universidade de Zurique (Suíça). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo, onde atua na área de História e Historiografia da Arte e da Cultura no Renascimento. É autor da organização, tradução para o português, apresentação e notas dos livros de Jacob Burckhardt, O Retrato na Pintura Italiana do Renascimento (2012), e de Aby Warburg, A Presença do Antigo. Escritos Inéditos, vol. 1 (2018).