5x R$ 277,00*
AMIGOMASP
5x R$ 249,30*
* O parcelamento em 5x só pode ser feito no cartão de crédito.
Felipe Martinez
Aula 1 - 19.3.2019
A arte na época da Revolução
A primeira aula será dedicada ao estudo das implicações políticas e sociais trazidas pela Revolução Francesa, com destaque para a vida e a obra dos neoclássicos Jacques-Louis David e Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun.
Aula 2 - 26.3.2019
A arte e suas instituições
A segunda aula dará sequência aos tópicos abordados na aula anterior, com destaque para as mudanças da academia francesa no contexto revolucionário. Introdução ao Romantismo.
Aula 3 - 2.4.2019
O Romantismo nas obras de Géricault e Delacroix
Nesta aula, será estudado como a poética de Théodore Géricault e Eugène Delacroix está relacionada ao movimento romântico na França e aos acontecimentos políticos da época.
Aula 4 - 9.4.2019
Pictórico e linear
A quarta aula é dedicada ao estudo da pintura de Jean-Auguste Dominique Ingres e à comparação da sua obra com a do contemporâneo Delacroix.
Visita ao Acervo em transformação:
Jean-Auguste Dominique Ingres, Angélica acorrentada, 1859
Eugène Delacroix, série As Quatro Estações, circa 1856-63
Aula 5 - 16.4.2019
Espírito romântico
O desenvolvimento do Romantismo na Alemanha e na Inglaterra. Destaque para o movimento Sturm und Drang e para a obra dos artistas Henry Fuseli e William Turner.
Aula 6 - 23.4.2019
A paisagem como subversão
A aula tratará da obra de artistas paisagistas, com destaque para os membros da Escola de Barbizon, como Camille Corot e Jean-François Millet.
Visita ao Acervo em transformação:
Jean-Baptiste-Camille Corot, Cigana com bandolim, 1874
Aula 7 - 30.4.2019
Arte nas academias fora da Europa
Essa aula investigará a atividade das academias de arte fora do continente europeu, com destaque para a produção nos países da América Latina.
Aula 8 - 7.5.2019
Arte e sociedade industrial
As relações entre arte e sociedade industrial. Destaque para o movimento Arts and Crafts e para as ideias de John Ruskin e William Morris.
Aula 9 - 14.5.2019
Ensino e carreira de artistas mulheres
A aula discutirá o acesso de mulheres ao sistema de ensino e produção de obras de arte. Destaque para as trajetórias de Rosa Bonheur e Marie Bashkirtseff.
Aula 10 - 21.5.2019
Courbet e Manet
Nessa semana, se verá como as obras de Gustave Courbet e Édouard Manet representam pontos de ruptura e continuidade com a tradição.
Visita ao Acervo em transformação: obras de Édouard Manet
Aula 11 - 28.5.2019
O Impressionismo como arte dos sentidos
O desenvolvimento do Impressionismo a partir das obras de Claude Monet, Pierre Renoir e Berthe Morisot.
Aula 12 - 4.6.2019
O Impressionismo - parte 2
Continuação dos tópicos abordados na aula anterior e introdução ao pós-impressionismo
Visita ao Acervo em transformação:
Claude Monet. A ponte japonesa sobre a lagoa das ninfeias em Giverny, 1920-24
Aula 13 - 11.6.2019
Toulouse-Lautrec – vidas noturnas
Nessa aula, será discutida a carreira e a vida de Henri de Toulouse-Lautrec, a partir das reflexões abordadas na aula anterior sobre o pós-impressionismo.
Visita ao Acervo em transformação: obras de Henri de Toulouse-Lautrec
Aula 14 - 18.6.2019
Van Gogh – entre o mito e a loucura
A aula abordará a produção do pintor holandês Vincent van Gogh e como sua vida se tornou um paradigma para o artista na modernidade.
Aula 15 – 25.6.2019
Paul Gauguin – o potencial primitivo
A partir das relações entre Vincent Van Gogh e Paul Gauguin, se discutirá como a obra do pintor francês Paul Gauguin representa uma via de rompimento com a estética do pontilhismo de Seurat e Signac.
Visita ao Acervo em transformação: obras de Paul Gauguin e Vincent Van Gogh
Aula 16 - 2.7.2019
Cézanne como ponto de chegada e de partida
A última aula tratará do trabalho de Paul Cézanne que representa, ao mesmo tempo, uma continuidade e uma ruptura com a proposta do Impressionismo.
Visita ao Acervo em transformação: obras de Paul Cézanne
Felipe Martinez é doutor em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua como professor nos principais museus de São Paulo, como o MASP e o MAM. Defendeu dissertação de mestrado sobre os quadros de Vincent van Gogh presentes no acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador, e foi pesquisador visitante do Museu Van Gogh, em Amsterdã. Participou de publicações acadêmicas sobre o período impressionista e pós-impressionista, e colabora com a revista seLecT.