MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Masp Escola
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Histórias da arte: arte do século 19 – de David a Van Gogh

2ª edição
Horário
19h30 às 21h30
Duração do Módulo
19.3 a 2.7.19 (16 aulas)
Investimento

5x R$ 277,00* 
AMIGOMASP
5x R$ 249,30* 
* O parcelamento em 5x só pode ser feito no cartão de crédito.

Coordenação

Felipe Martinez

Compartilhe
Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública
O curso pretende apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, desde a Revolução Francesa, na obra de Jacques-Louis David, até o início da arte moderna. As primeiras aulas serão estruturadas em torno da oposição das ideias de clássico e romântico. Depois, se verá o surgimento do Realismo como negação tanto do Romantismo quanto do Neoclassicismo, e como preparador do caminho para o rompimento definitivo com a tradição, que virá com o Impressionismo. Por fim, se discutirá como as obras de artistas como Van Gogh, Toulouse-Lautrec e Cézanne se articulam com a produção do período e pavimentam a estrada para a arte do século 20.

Planos de aulas

Aula 1 - 19.3.2019 
A arte na época da Revolução

A primeira aula será dedicada ao estudo das implicações políticas e sociais trazidas pela Revolução Francesa, com destaque para a vida e a obra dos neoclássicos Jacques-Louis David e Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun.

Aula 2 - 26.3.2019
A arte e suas instituições

A segunda aula dará sequência aos tópicos abordados na aula anterior, com destaque para as mudanças da academia francesa no contexto revolucionário. Introdução ao Romantismo.

Aula 3 - 2.4.2019
O Romantismo nas obras de Géricault e Delacroix

Nesta aula, será estudado como a poética de Théodore Géricault e Eugène Delacroix está relacionada ao movimento romântico na França e aos acontecimentos políticos da época.

Aula 4 - 9.4.2019 
Pictórico e linear

A quarta aula é dedicada ao estudo da pintura de Jean-Auguste Dominique Ingres e à comparação da sua obra com a do contemporâneo Delacroix.

Visita ao Acervo em transformação: 
Jean-Auguste Dominique Ingres, Angélica acorrentada, 1859 
Eugène Delacroix, série As Quatro Estações, circa 1856-63

Aula 5 - 16.4.2019
Espírito romântico

O desenvolvimento do Romantismo na Alemanha e na Inglaterra. Destaque para o movimento Sturm und Drang e para a obra dos artistas Henry Fuseli e William Turner.

Aula 6 - 23.4.2019
A paisagem como subversão

A aula tratará da obra de artistas paisagistas, com destaque para os membros da Escola de Barbizon, como Camille Corot e Jean-François Millet.

Visita ao Acervo em transformação: 
Jean-Baptiste-Camille Corot, Cigana com bandolim, 1874

Aula 7 - 30.4.2019
Arte nas academias fora da Europa

Essa aula investigará a atividade das academias de arte fora do continente europeu, com destaque para a produção nos países da América Latina.

Aula 8 - 7.5.2019
Arte e sociedade industrial

As relações entre arte e sociedade industrial. Destaque para o movimento Arts and Crafts e para as ideias de John Ruskin e William Morris.

Aula 9 - 14.5.2019
Ensino e carreira de artistas mulheres

A aula discutirá o acesso de mulheres ao sistema de ensino e produção de obras de arte. Destaque para as trajetórias de Rosa Bonheur e Marie Bashkirtseff.

Aula 10 - 21.5.2019
Courbet e Manet

Nessa semana, se verá como as obras de Gustave Courbet e Édouard Manet representam pontos de ruptura e continuidade com a tradição.

Visita ao Acervo em transformação: obras de Édouard Manet

Aula 11 - 28.5.2019
O Impressionismo como arte dos sentidos

O desenvolvimento do Impressionismo a partir das obras de Claude Monet, Pierre Renoir e Berthe Morisot.

Aula 12 - 4.6.2019
O Impressionismo - parte 2

Continuação dos tópicos abordados na aula anterior e introdução ao pós-impressionismo 

Visita ao Acervo em transformação: 
Claude Monet. A ponte japonesa sobre a lagoa das ninfeias em Giverny, 1920-24

Aula 13 - 11.6.2019
Toulouse-Lautrec – vidas noturnas

Nessa aula, será discutida a carreira e a vida de Henri de Toulouse-Lautrec, a partir das reflexões abordadas na aula anterior sobre o pós-impressionismo.

Visita ao Acervo em transformação: obras de Henri de Toulouse-Lautrec

Aula 14 - 18.6.2019
Van Gogh – entre o mito e a loucura

A aula abordará a produção do pintor holandês Vincent van Gogh e como sua vida se tornou um paradigma para o artista na modernidade.

Aula 15 – 25.6.2019
Paul Gauguin – o potencial primitivo

A partir das relações entre Vincent Van Gogh e Paul Gauguin, se discutirá como a obra do pintor francês Paul Gauguin representa uma via de rompimento com a estética do pontilhismo de Seurat e Signac.

Visita ao Acervo em transformação: obras de Paul Gauguin e Vincent Van Gogh

Aula 16 - 2.7.2019
Cézanne como ponto de chegada e de partida

A última aula tratará do trabalho de Paul Cézanne que representa, ao mesmo tempo, uma continuidade e uma ruptura com a proposta do Impressionismo.

Visita ao Acervo em transformação: obras de Paul Cézanne

Coordenação

Felipe Martinez é doutor em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua como professor nos principais museus de São Paulo, como o MASP e o MAM. Defendeu dissertação de mestrado sobre os quadros de Vincent van Gogh presentes no acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador, e foi pesquisador visitante do Museu Van Gogh, em Amsterdã. Participou de publicações acadêmicas sobre o período impressionista e pós-impressionista, e colabora com a revista seLecT.

Conferencistas

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP