MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Masp Escola
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Inteligência Artificial: Arte, memória e ecologia

Horário
19H30 – 21H30
Duração do Módulo
ONLINE
4 – 25.2.2025
TERÇAS
(4 AULAS)
Investimento

PÚBLICO GERAL
5X R$ 140
AMIGO MASP
5X R$ 119

*VALORES PARCELADOS NO CARTÃO DE CRÉDITO

Professores
Giselle Beiguelman
Inscreva-se
Compartilhe
Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública

Este curso transdisciplinar explora as relações entre Inteligência Artificial (IA), arte, memória e ecologia, oferecendo uma reflexão crítica sobre o impacto dessas tecnologias em nossa cultura e sociedade. Em quatro encontros, os participantes mergulharão nos fundamentos da IA e sua presença nas práticas artísticas, debatendo questões éticas, estéticas e ambientais.

Serão abordadas obras e projetos de artistas como Mayara Ferrão, Refik Anadol e Bruno Moreschi, que utilizam a IA como ferramenta criativa para desafiar conceitos de autoria e colaboração entre humanos e máquinas. Também discutiremos como artistas e pesquisadores como Mimi Ọnụọha e Guilherme Bretas abordam a IA no contexto das políticas de memória e preservação de arquivos culturais, enfrentando apagamentos históricos e narrativas contra-hegemônicas.

Por fim, analisaremos os impactos ecológicos da IA através de trabalhos de criadores como Cesar Baio e Julian Brzozowski, que exploram as tensões entre tecnologia, natureza e cultura. Através de debates, análises de casos e atividades práticas, os participantes serão convidados a criar, refletir e colaborar na construção de novos imaginários sociotécnicos.

IMPORTANTE
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e ficará disponível aos alunos durante cinco dias. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.



 

Planos de aulas

Aula 1 | 04.02.2025 - Introdução à Inteligência Artificial – Tecnologias, História e Impactos Culturais 
- O que é inteligência artificial? Breve histórico e conceitos-chave.
- A IA como tecnologia cultural: impacto na sociedade e na arte.

Discussão: Como a IA molda narrativas de poder e exclusão?
Atividade: Análise crítica de obras artísticas que usam IA (Exemplos: Beth Coleman, Mayara Ferrão, Refik Anadol).

Aula 2 | 11.02.2025  - Arte e IA – Criação, Autoria, Ética e Estéticas 
- IA como dispositivo criativo e colaboradora artística: possibilidades e limites.
- Autoria e originalidade: quem “cria” na arte com IA?
- Casos de estudo: projetos artísticos que integram IA. (Exemplos: Bruno Moreschi, Fernando Velazquez, Elaine Pessoa)

Discussão: O papel da ética na criação artística com IA.
Atividade: Oficina prática de experimentação com ferramentas de IA generativa (ex.: DALL-E, RunwayML, AdobeFirefly).

Aula 3  | 18.02.2025  - IA, Políticas de Memória e Arquivos Digitais 
- O uso da IA na organização, análise e preservação de arquivos culturais. Ex: Rijksmuseum, Acervos Digitais e Pesquisa, Harvard Museum AI Explorer 
- Memória digital e colonialidade: IA, apagamentos e contra-narrativas. (Exemplos: Guilherme Bretas, Daniel Lima, Mimi Ọnụọha)

Discussão: Podemos criar arquivos digitais mais diversos?
Atividade: Debate em grupo sobre a curadoria algorítmica de acervos culturais.

Aula 4 | 25.02.2025 - Ecologias da IA – Impactos e Futuros Possíveis 
- Os impactos ecológicos da IA: energia, extração de minerais e resíduos eletrônicos.
- O além-natureza das IAs nas artes. (Exemplos: Cesar Baio, Leandro Lima e Mari Nagem, Julian Brzozowski, Giselle Beiguelman e Guto Nóbrega)

Discussão: Que papel a IA pode desempenhar na crítica do binômio tradicional natureza-cultura?
Atividade: Encerramento com uma sessão colaborativa para criação colaborativa sobre IA, memória e ecologia.

--------

MATERIAL DE APOIO

Aula 1 
Leituras sugeridas:

- Boris Groys. From Writing to Prompting: AI as Zeitgeist-Machine. 
- Pasquinelli, Matteo. Machines that Morph Logic: Neural Networks and the Distorted Automation of Intelligence. 

Aula 2
Leituras sugeridas:

- Santaella, Lucia. Neo-Humano: A Sétima Revolução Cognitiva do Sapiens.
- Joanna Zylinska. From Machine Vision to a Nontrivial Perception Machine. 

Aula 3
Leituras sugeridas:

- Beiguelman, Giselle. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. (cap. 4)
- Benjamin, Ruha. Race After Technology: Abolitionist Tools for the New Jim Code. 
- Tarcízio. Silva. Racismo algorítmico: inteligência artificial e discriminação nas redes digitais

Aula 4
Leituras Sugeridas:

- Crawford, Kate. Atlas of AI: Power, Politics, and the Planetary Costs of Artificial Intelligence (cap. 1).
- Tsing, Anna. O Cogumelo no Fim do Mundo (como habitar as ruínas do capitalismo).


 

Coordenação

Giselle Beiguelman é artista e professora na Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de São Paulo (FAU-USP), reconhecida por sua atuação na interseção entre arte, tecnologia e memória. Autora de livros como Políticas da Imagem: Vigilância e Resistência na Dadosfera (Ubu, 2023) e Memória da Amnésia: Políticas do Esquecimento (Edições Sesc, 2019), tem obras em acervos do ZKM (Alemanha), Museu Judaico de Berlim, MAC-USP e Pinacoteca de São Paulo. Recentemente, investiga a construção do imaginário colonialista nas artes com projetos como Botannica Tirannica (2022) e Venenosas, Nocivas e Suspeitas (2024). Premiada nacional e internacionalmente, desde 2023 lidera o projeto multidisciplinar Acervos Digitais e Pesquisa, financiado pela Fapesp.

Conferencistas

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP