Aula 1 – 13.8.2025
O que é o design de exposições
Nesta aula inaugural vamos discutir as diferenças entre a pesquisa, curadoria e design de uma exposição. Será mapeado o universo de desenvolvimento de uma exposição e todas as tensões existentes entre os agentes envolvidos, compondo a equipe multidisciplinar e o papel do designer neste processo. Serão analisados tipos e formatos de exposições dentro e fora do universo da arte, incluindo as experiências dos museus de ciência e tecnologia, os museus de humanidades e das exposições comerciais, em abordagem histórica.
Aula 2 – 20.8.2025
O projeto de uma exposição
Nesta aula será feita uma introdução ao projeto de design e suas metodologias, incluindo as etapas de pesquisa, conceituação, desenvolvimento e implementação e seus desdobramentos. Iremos nos aprofundar nas necessidades, expectativas e comportamentos do público visitante de uma exposição. Será discutida sua construção pelo roteiro, fluxo e narrativa a partir da curadoria e da disponibilidade espacial local. Serão apresentados exemplos de projetos de dimensões variadas.
Aula 3 – 27.8.2025
Elementos de design
Nesta aula abordaremos, a partir da análise de casos contemporâneos, questões de comunicação visual como textos de parede e legendas, disponibilização de mobiliário e cenografia, iluminação, cores, sonorização e suas questões práticas e a sinalização de fluxos. Serão levadas em consideração as questões de acessibilidade e inclusão de públicos nas escolhas do design de uma exposição e sua dimensão prática.
Aula 4 – 3.9.2025
Tecnologias de exibição, imersão e interação
Nesta aula iremos discutir sobre o uso de tecnologias de exibição, imersão e interação no âmbito do design de uma exposição. Quais tecnologias são historicamente utilizadas e o que é utilizado hoje. Suas influências na experiência de visita dos usuários de uma exposição, tanto em sua dimensão pedagógica quanto na do entretenimento. Analisaremos exposições de museus que usam as tecnologias como elemento determinante de seus projetos.
Daniel Grizante é doutor em Design pela Universidade Anhembi-Morumbi e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Tem como pesquisa central a linguagem da animação, suas tecnologias de produção e seus usos no design do espaço expositivo. Como designer, desenvolve desde 2008 instalações audiovisuais junto ao Estúdio Preto e Branco, fazendo parte dos processos de design de exposições de espaços culturais brasileiros, como o Museu do Ipiranga, Museu Judaico, Museu da Imigração, Memorial da Resistência, Museu Casa Portinari, Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, além das exposições como Claudia Andujar e os Yanomami, (2022, Senac), Beleza em Movimento (2019, Casa Fiat), Paul Klee - Equilíbrio Instável (2019, CCBB), Tesouros Paulistas (2017, Sesi/FIESP), Adornos do Brasil Indígena (2016, Sesc Pinheiros), O Triunfo da Cor (2016, CCBB), dentre outras. Duas de suas instalações audiovisuais foram premiadas pelo ICOM International Committee for Audiovisual, New Technologies and Social Media. Atualmente leciona no bacharelado em Design do Istituto Europeo di Design e nos cursos de graduação e pós-graduação do Senac Lapa Scipião.