MASP
logo-MASP Masp Escola
  • Ingressos
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

A invenção do Brasil na arte do século 19

Horário
19H – 21H
Duração do Módulo
13.2 – 1.3.2023
SEGUNDAS E QUARTAS
5 AULAS (ONLINE)
Investimento
PÚBLICO GERAL
5X R$ 48
AMIGO MASP
5X R$ 40,80
*VALORES PARCELADOS NO CARTÃO DE CRÉDITO
Professores
Kleber Amancio
Inscreva-se
Compartilhe
Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública

O curso tensionará as narrativas comumente produzidas a respeito da arte brasileira do século 19, considerando que os objetos de arte foram/são ativos nesse processo. Mais do que entender que as representações engendram a realidade, o percurso partirá da observação atenta das obras, buscando uma leitura contextual do momento de sua produção, assim como das suas eventuais mudanças ao longo do tempo. Tendo em vista que o simples interesse por determinadas obras em detrimento de outras revela um desejo coletivo de compreender determinados aspectos da sociedade, busca-se recuperar conexões atinentes à constituição artístico-conceitual das obras, como - por exemplo - delinear uma história de como esses objetos contribuíram para a construção do Brasil.

As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e cada aula ficará disponível aos alunos durante cinco dias após a realização da mesma. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.

Planos de aulas

Aula 1 – 13.2.2023
Sentidos da narrativa em História da arte

A diversidade das narrativas em História da arte.

Aula 2 – 15.2.2023
O Brasil dos viajantes

Frans Post, Albert Eckhout e Marianne North.

Aula 3 – 22.2.2023
A invenção do Brasil na arte do século 19 - parte I

Rugendas, Debret e Henry Chamberlain.

Aula 4 – 27.2.2023
A invenção do Brasil na arte do século 19 - parte II

Modesto Brocos, Gustavo Dall’ara e Antonio Ferrigno.

Aula 5 – 1.3.2023
(Re)construindo o cânone

Antônio Rafael Pinto Bandeira, Emmanuel Zamor e Estêvão Silva.
 

Coordenação

Kleber Amancio é doutor em História Social pela USP e foi pesquisador visitante na Harvard University (2014-2015). Atualmente é professor na UFRB, vinculado ao CECULT. É também líder do Grupo de Pesquisa História e Cultura Afro-Atlântica. Sua principal área de pesquisa é o estudo da representação negra nas artes visuais e a conformação dos cânones na história da arte brasileira.

Conferencistas

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP