O curso tensionará as narrativas comumente produzidas a respeito da arte brasileira do século 19, considerando que os objetos de arte foram/são ativos nesse processo. Mais do que entender que as representações engendram a realidade, o percurso partirá da observação atenta das obras, buscando uma leitura contextual do momento de sua produção, assim como das suas eventuais mudanças ao longo do tempo. Tendo em vista que o simples interesse por determinadas obras em detrimento de outras revela um desejo coletivo de compreender determinados aspectos da sociedade, busca-se recuperar conexões atinentes à constituição artístico-conceitual das obras, como - por exemplo - delinear uma história de como esses objetos contribuíram para a construção do Brasil.
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e cada aula ficará disponível aos alunos durante cinco dias após a realização da mesma. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.
Aula 1 – 13.2.2023
Sentidos da narrativa em História da arte
A diversidade das narrativas em História da arte.
Aula 2 – 15.2.2023
O Brasil dos viajantes
Frans Post, Albert Eckhout e Marianne North.
Aula 3 – 22.2.2023
A invenção do Brasil na arte do século 19 - parte I
Rugendas, Debret e Henry Chamberlain.
Aula 4 – 27.2.2023
A invenção do Brasil na arte do século 19 - parte II
Modesto Brocos, Gustavo Dall’ara e Antonio Ferrigno.
Aula 5 – 1.3.2023
(Re)construindo o cânone
Antônio Rafael Pinto Bandeira, Emmanuel Zamor e Estêvão Silva.
Kleber Amancio é doutor em História Social pela USP e foi pesquisador visitante na Harvard University (2014-2015). Atualmente é professor na UFRB, vinculado ao CECULT. É também líder do Grupo de Pesquisa História e Cultura Afro-Atlântica. Sua principal área de pesquisa é o estudo da representação negra nas artes visuais e a conformação dos cânones na história da arte brasileira.