MASP

Laboratório de Observação

Horário
19H – 21H
Duração do Módulo
ONLINE
23.5 – 20.6.2024
QUINTAS
(5 AULAS)
Investimento

Público geral
5x R$ 57,60
AMIGO MASP
5x RS 48,96
*valores parcelados no cartão de crédito

Coordenação
 Juliana Ferrari Guide

Há muitas e diversas maneiras de se experimentar ou acessar uma obra de arte. Longe de querer esgotar o tema, o Laboratório de Observação propõe aos interessados quatro encontros em que, partindo do acervo do MASP, direcionaremos nossa atenção para aspectos formais da pintura e da escultura, e também para as escolhas que resultaram na maneira em que são apresentadas em diferentes instituições e períodos. No início do curso, os participantes serão convidados a realizar, por conta própria, uma visita ao Acervo em Transformação, com foco em um grupo de obras previamente selecionadas. As aulas expositivas se iniciarão com uma introdução a alguns elementos da forma, como linha, cor, luz, espaço e composição. Depois disso, faremos alguns apontamentos sobre técnica, e discutiremos de forma geral os processos necessários para que as obras cheguem a nós como público: seleção de obras, expografia, constituição de acervos e procedimentos de conservação. Após as aulas expositivas, finalizaremos o percurso com uma imersão no Acervo em Transformação do MASP, tendo como objetivo sedimentar as discussões feitas nos encontros e possibilitar aos participantes um momento de reflexão acerca de sua fruição das obras neste processo.

IMPORTANTE

As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e cada aula ficará disponível aos alunos durante cinco dias após a realização da mesma. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.

------------

O MASP, por meio do apoio da VR, oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino.

 

Planos de aulas

Aula 1 – 23.5.2024
Elementos formais – Parte 1

No início deste encontro, será oferecida aos participantes uma lista de obras a serem observadas em visita feita por conta própria ao museu. Na sequência, partiremos de exemplos do acervo para observar e refletir a respeito de aspectos da linha, da cor e da luz, principalmente na pintura. Trabalharemos com obras de Bellini, Tiziano, Tintoretto, Delacroix, Renoir, Gauguin, Van Gogh, Arthur Timóteo da Costa, Anita Malfatti, coletivo MAHKU,  entre outros.

Aula 2 – 30.5.2024
Elementos formais – Parte 2

Nesta aula, o objetivo será pensar sobre tema, espaço e alguns aspectos da composição a partir das pinturas do acervo. Serão discutidas obras de Rafael, Franz Post, Poussin, Schute, Matisse, Beatriz Milhazes, entre outros. 

Aula 3 – 6.6.2024
Notas sobre técnica: pintura, gravura, escultura

Neste encontro, falaremos de forma comparativa e breve sobre diferentes técnicas de pintura, escultura e gravura que podem ser encontradas no acervo do MASP. Abordaremos obras de Botticelli, Volpi, Jan Van Dornicke, Renoir, Cézanne,  Mazzuoli,  Degas, Ascânio MMM, Maria Martins, entre outros.

Aula 4 – 13.6.2024
Mediações entre o olho e a obra

A ideia nesta última sessão é que partamos de exemplos práticos para pensar a respeito de critérios de seleção em coleções e acervos, e também nos impactos do restauro e da expografia. 

Aula 5 – 20.6.2024
Encontro presencial: imersão no Acervo em Transformação

Coordenação

Juliana Ferrari Guide é mestra em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio de pesquisa na Itália através do Programa Santander de Bolsas de Mobilidade Internacional. Suas pesquisas se centram em pintura italiana do século 17, iconografia de heroínas femininas e pintoras italianas dos séculos 16-17.  Atualmente é professora de História da Arte na Escola do MASP, atuando em cursos de temáticas variadas como Renascimento italiano, mulheres artistas, representação de heroínas femininas, arte moderna brasileira e vestuário e representação de pessoas negras na pintura europeia do início da Era Moderna.

Conferencistas