Aula 1 - 05.06.2025 I Os primeiros anos de Monet
A primeira aula vai abordar a vida e as pinturas de Monet antes da primeira exposição dos impressionistas. Neste encontro, serão estudadas as circunstâncias que levaram o jovem Monet a escolher o caminho de artista, e quais foram os desafios que ele encontrou em seus primeiros anos. Veremos sua relação com a pintura de paisagens, sua proximidade com o pintor Eugène Boudin, bem como seu período de aprendizado no ateliê de Charles Gleyre.
Aula 2 - 12.06.2025 I Monet e o impressionismo
A segunda aula vai tratar da primeira exposição do impressionismo, ocorrida em 1874 na cidade de Paris. Será visto como essa exposição foi uma iniciativa de um grupo de jovens artistas, como Monet, Pierre Renoir e Berthe Morisot, buscando espaço no concorrido ambiente artístico parisiense. Veremos em detalhes como a pintura “Impressão, Sol Nascente”, de Monet, foi central para a definição da identidade do movimento impressionista.
Aula 3 - 26.06.2025 I O jardim de Giverny
Na terceira aula, será visto de que maneira a pintura de Monet evolui ao longo das oito exposições do grupo impressionista. Veremos como sua pintura, assim como a de Edgar Degas, passou a alcançar preços cada vez maiores, e como ele se torna aos poucos um pintor celebrado internacionalmente. As dificuldades ficam definitivamente para trás quando o artista constrói sua casa em Giverny, onde ele cria uma paisagem que será objeto de sua pintura até o final de seus dias.
Aula 4 - 03.07.2025 I Monet, natureza e ecologia
O último encontro vai refletir sobre o legado da pintura de Monet e como ela foi determinante na definição dos rumos da arte moderna, tanto do ponto de vista de suas obras quanto de sua carreira. Além disso, durante a última aula, também estudaremos como a pintura do artista permite pensar sobre os problemas ecológicos de nossa época, a partir das tensões entre indivíduo e natureza, desenvolvimento e meio ambiente.
Felipe Martinez é professor na Universidade de Leiden, na Holanda, e doutor em história da arte pela Unicamp com pós-doutorado no MAC-USP e na Universidade de Amsterdã. Além do MASP, atua como professor na Casa do Saber e na pós-graduação da PUC-SP. É autor de “O Escolar de Vincent van Gogh” (Edusp), membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA).