MASP

Histórias da arte | Renascimento – de Giotto a Tintoretto

Horário
19H30 – 21H30 4.3 – 24.6.2024 SEGUNDAS (17 AULAS)
Duração do Módulo
ONLINE
Investimento
Público geral
5X R$ 327
AMIGO MASP
5X R$ 277,95
*valores parcelados no cartão de crédito
Professores
Juliana Ferrari Guide

O curso tem como objetivo oferecer aos participantes uma visão geral do Renascimento italiano e será dividido em dois ciclos. No primeiro, serão percorridos nove temas fundamentais para compreender o período do Renascimento, sempre a partir da análise de obras de arte do período. Os temas são a relação com o Antigo, as inovações da pintura à óleo, do retrato e da técnica da perspectiva, a importância do corpo humano e da observação da natureza e também as mudanças na formação, no status e no ofício dos artistas, com destaque para a situação e as possibilidades encontradas pelas artistas mulheres. No segundo ciclo, nos dedicaremos a estudar mais detidamente algumas das mais importantes e canônicas obras do período, como a decoração da Capela dos Scrovegni, da Capela Sistina e das salas de Rafael no Vaticano, pinturas selecionadas de Leonardo da Vinci, Botticelli e Tiziano e  esculturas de Donatello, Verrochio e Michelangelo.   

-----

IMPORTANTE 
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e cada aula ficará disponível aos alunos durante cinco dias após a realização da mesma. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.

-----

O MASP, por meio do apoio da VR, oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino.

Planos de aulas

Aula 1 – 4.3.2024
O Renascimento e a relação com o Antigo

Nesta aula, faremos uma introdução ao que chamamos Renascimento italiano e qual sua relação com a Antiguidade clássica greco-romana. 

Aula 2 – 11.3.2024
Arte e devoção

Este encontro visa tornar explícita a importância da arte sacra em suas mais variadas formas e da religiosidade cristã na visão de mundo de artistas e comitentes do período.

Aula 3 – 18.3.2024
O corpo humano

Neste encontro, trataremos da crescente importância e interesse pelo corpo humano, tanto como forma quanto como metáfora na visão de mundo compartilhada pelos pintores, escultores e arquitetos do período. 

Aula 4 – 25.3.2024
A observação da natureza

Nesta aula, abordaremos as múltiplas relações dos artistas renascentistas com a observação da natureza, da qual são exemplos os estudos de anatomia, a crescente importância da paisagem e a exploração do registro da luz e da cor baseado no exame das condições naturais. 

Aula 5 – 1.4.2024
Mecenato e mercado de arte

Neste encontro, delinearemos um panorama da variada gama de atores sociais que são responsáveis por encomendar, financiar e viabilizar a produção de obras de arte no Renascimento. Falaremos do papel das Cortes, ordens religiosas, guildas, governos, elites em ascensão e também da crescente produção de obras de arte para o mercado, sem comitência específica. 

Aula 6 - 8.4.2024
Artistas mulheres: trajetórias e desafios
 
Nesta aula, serão abordados aspectos da vida e da obra de quatro artistas italianas do período: Properzia de Rossi, Plautilla Nelli, Sofonisba Anguissola e Lavinia Fontana.

Aula 7 - 15.4.2024
A pintura à óleo e a gravura

Neste encontro, abordaremos duas grandes inovações técnicas do período renascentista e seus desdobramentos: a pintura à óleo e a gravura. 

Aula 8 - 22.4.2024
A Perspectiva

Nesta aula trataremos da constante investigação de artistas do Renascimento em nome de construir uma ilusão de espaço tridimensional na pintura e no desenho, e das técnicas que se desenvolvem a partir desta preocupação -  a perspectiva matemática e a atmosférica. 

Aula 9 - 29.4.2024
O retrato

Neste encontro nos dedicaremos a discutir a retomada da importância do retrato na pintura e na escultura, e também seus desenvolvimentos específicos no período Renascentista.
 
Aula 10 - 6.5.2024
Estudo de caso: A Capela dos Scrovegni em Pádua

Nesta aula, o tema será a Capela dos Scrovegni, em Pádua, cujo projeto decorativo foi realizado por Giotto da Bondone entre 1303 e 1305.

Aula 11 - 13.5.2024
Comparando:  Quatro Davids renascentistas

Neste encontro, estudaremos por método comparativo quatro obras cujo tema é o herói bíblico David, que venceu o gigante Golias. Foram escolhidas para isso duas esculturas de Donatello, uma de Verrochio e o famoso David de Michelangelo.

Aula 12 - 20.5.2024
Comparando: cinco Anunciações

Neste encontro, estudaremos por método comparativo quatro obras cujo tema é o momento em que a Virgem Maria recebe do anjo Gabriel a notícia de que foi escolhida para ser mãe de Cristo. Foram escolhidas pinturas de Simone Martini, Piero della Francesca, Antonello da Messina, Leonardo da Vinci e Jacopo Pontormo.

Aula 13 – 27.5.2024
Estudo de caso: A Capela Sistina e os artistas do quattrocento

Neste encontro, o tema será o ciclo dos artistas do quattrocento na Capela Sistina, no Vaticano. O projeto decorativo foi encomendado pelo papa Sisto IV e realizado entre 1481 e 1482.  Nossa atenção se voltará especificamente para os afrescos de Botticelli, Perugino e Ghirlandaio.

Aula 14 – 3.6.2024
Estudo de caso: quatro pinturas de Leonardo da Vinci

Neste encontro, estudaremos quatro obras de Leonardo da Vinci: A virgem das Rochas, A virgem e o menino com Sant’Ana,  A última Ceia e a Monalisa.

Aula 15 – 10.6.2024
Estudo de caso: As salas de Rafael no Vaticano

Nesta aula, trataremos dos afrescos realizados por Rafael Sanzio e seus alunos entre 1509 e 1517 nos aposentos papais, no Vaticano.

Aula 16 – 17.6.2024
Estudo de caso: Michelangelo e a Capela Sistina 

Neste encontro, o tema será a produção de Michelangelo Buonarroti na Capela Sistina, no Vaticano, a saber a decoração do teto, realizada entre 1508 e 1512, e o afresco Juízo Final, feito entre 1536 e 1541.

Aula 17 – 24.6.2024
Encerramento:  São Sebastião e a pintura do Vêneto

Nesta aula, a ideia é retomar questões formais importantes e sintetizar as modificações acontecidas na pintura ao longo do período do Renascimento a partir de representações de São Sebastião da região de Veneza. Analisaremos obras de Mantegna, Bellini, Tiziano e Tintoretto. Para além do Veneto, também faremos relações com o São Sebastião de Perugino, presente no acervo do MASP. 

Aula 18 –  29.6.2024 (OPCIONAL)    
Visita ao Acervo em Transformação do MASP, em São Paulo. Atividade presencial.
 

Coordenação

Juliana Guide é mestra em estudos da tradição clássica, na linha de pesquisa em história da arte pela Unicamp, com estágio de pesquisa na Itália. Seus estudos se concentram em iconografia de heroínas da antiguidade, em pintura italiana do século 17 e em artistas mulheres que atuaram na Itália nesse período, com eventuais incursões pela tragédia clássica francesa e pela história dos debates a respeito do suicídio.

Conferencistas