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Roupa de artista: diálogos entre moda e arte

Horário
19H – 21H30
Duração do Módulo
ONLINE E PRESENCIAL
9 – 25.5.2024
QUINTAS E SÁBADOS
(4 AULAS)
Investimento

Público geral
5x R$ 54
AMIGO MASP
5x RS 45,90
*valores parcelados no cartão de crédito

Professores
Brunno Almeida Maia 
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Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública

Este curso tem como objetivo geral expor e comentar o conceito moderno de moda relacionando-o com as noções de arte na modernidade e no modernismo. A partir de vasta bibliografia filosófica, sociológica, historiográfica e iconográfica, trata-se de analisar as relações entre a moda, a arte e o design presentes nos trabalhos de movimentos e artistas que pertenceram às vanguardas modernistas do século 20. 
Neste aspecto, os modernistas propunham a diluição das fronteiras existentes nas linguagens artísticas pela criação da “roupa de artista”, isto é, a criação de vestuários a partir do conteúdo estético-político de seus movimentos. Estas vanguardas intencionavam aproximar o corpo-vestido da pintura, da escultura, da literatura e da arquitetura, em trabalhos como os estudos de pintura fauvista de Raoul Dufy que se tornavam estampas para a maison Paul Poiret; os vestidos de Robert e Sonia Delaunay que teciam verdadeiros poemas-têxteis no corpo; o Futurismo italiano, e as ideias da arquitetura que contornavam as formas das vestimentas, e, o surrealismo francês pela transposição das esculturas e pinturas de Dalí, que deslocavam oniricamente os objetos-vestíveis propostos pela costureira Elsa Schiaparelli. Todas elas eram capazes de expressar, enquanto linguagem não-verbal da vestimenta, a experiência interior do sujeito moderno.  
No último encontro, os estudantes terão aula com visita guiada pela exposição Arte na moda: MASP Renner, conduzida pelo docente.

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IMPORTANTE

As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e cada aula ficará disponível aos alunos durante cinco dias após a realização da mesma. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.

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O MASP, por meio do apoio da VR, oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino.

Planos de aulas

Aula 1 – 9.5.2024
Moda, modernidade, modernismo, modernização e o moderno 

Trata-se de analisar a origem da moda na cultura eurocêntrica a partir das noções de modernidade, modernização, e a experiência de tempo percebida pelo sujeito moderno. Em um diálogo com uma constelação de autores, entre eles Walter Benjamin, Habermas e Giorgio Agamben, a investigação e exposição destes conceitos se entrelaçam na busca da problematização sobre o transitório e o efêmero como principais temporalidades da moda. 


Aula 2 – 16.5.2024
O que significa dizer que a moda é uma arte? 

Partindo do livro O espírito das roupas – a moda no século dezenove (1987) da filósofa brasileira Gilda de Mello e Souza, a aula objetiva problematizar e conceituar a moda como linguagem estética e artista. O costureiro (criador de moda) aproxima-se do artista por meio do processo criativo que visa realizar a passagem do abstrato (sua subjetividade) para a materialização da obra. Ainda, a moda como arte, assim como as demais linguagens, possui como intenção a busca de solucionar problemas formais inerentes à matéria (harmonia, ritmo, cores, tecidos) tornando-se, portanto, técnica e arte. Segundo Gilda, a arquitetura e a pintura, seja pela composição espacial pela vestimenta e a preocupação com a cor como fundamento ontológico, são as artes que mais se aproximam da moda. 

Aula 3 – 23.5.2024
A roupa de artista nas vanguardas modernistas 

Partindo da concepção wagneriana de obra de arte total (Gesamtkunstwerk) e da proposta de estetização da vida em Nietzsche, os modernistas propunham a diluição das fronteiras existentes nas linguagens artísticas como forma de contestação à separação entre a arte e a vida; mais ainda, pelo design de moda, tratava-se, na criação da “roupa de artista”, de devolver a poesia e a beleza à existência concreta. Pela moda, esses artistas intencionavam destacar o corpo-vestido como “campo de forças” para a convergência das outras artes: os estudos de pintura fauvista de Raoul Dufy que se tornavam estampas para a maison Paul Poiret; os vestidos de Robert e Sonia Delaunay teciam verdadeiros poemas-têxteis; a busca da modernização no construtivismo russo dialogava com as propostas de moda de Liubov Popova e Varvara Stepanova; no futurismo italiano, as ideias da arquitetura contornavam as formas das vestimentas, e, no surrealismo francês, a transposição das esculturas e pinturas de Dalí deslocavam oniricamente os objetos-vestíveis no corpo proposto pela costureira Elsa Schiaparelli.  Todas elas eram capazes de expressar, enquanto linguagem não-verbal, a experiência interior, a vida como obra de arte.  

Aula 4 – 25.5.2024
A roupa de artista na exposição Arte na moda: MASP Renner – visita guiada 

A Coleção MASP Renner reúne roupas únicas criadas em colaboração por artistas e estilistas contemporâneos brasileiros especialmente para o acervo do MASP. O projeto de criação das peças durou três temporadas, entre 2017 e 2022, e envolveu três curadoras adjuntas de moda no Museu — Patricia Carta, Lilian Pacce e Hanayrá Negreiros — e 26 duplas de artistas e designers de moda, resultando em 78 trabalhos, aqui apresentados pela primeira vez.

Trata-se de um acervo muito especial que está conectado com outro no museu, a Coleção MASP Rhodia, que reúne roupas produzidas em colaboração por artistas e costureiros brasileiros nos anos 1960. Naquela década, a indústria química francesa Rhodia realizava desfiles-espetáculos no país para promover seus tecidos sintéticos e encomendava as peças a seus criadores, refletindo as tendências correntes da arte e da moda. A Coleção MASP Rhodia inclui 79 looks, doados ao museu em 1972, e foi exposta no museu em 2015.


 

Coordenação

Brunno Almeida Maia é doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa sobre moda e arquitetura. Mestre em filosofia, ciências humanas e Teoria de Moda pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), foi curador e pesquisador da exposição Ema e a Moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos, na Casa Museu Ema Klabin, do Ciclo de Conferências A atualidade de Marcel Proust (1871-1922), no CPF (Centro de Pesquisa e Formação) do Sesc SP, e do projeto Povos brasileiros: gastronomia, moda e literatura, no Sesc Avenida Paulista. Em 2018, atuou como residente do NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do Museu da Imagem e Som). É professor convidado em instituições como IED (Istituto Europeo di Design), de São Paulo, da Escola de Comunicação e Arte (ECA), da Universidade de São Paulo (USP), do SENAC Lapa Faustolo, da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), e do Centro Universitário Belas Artes. Atualmente trabalha em seu próximo livro Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo (Editora Cosmos, no prelo).
 

Conferencistas

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