O curso pretende apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, desde a Revolução Francesa, na obra de Jacques-Louis David, até o início da arte moderna, com Paul Cézanne. As primeiras aulas serão estruturadas em torno da oposição das ideias de clássico e romântico. Depois, será visto como o realismo surge como negação do romantismo e do neoclassicismo, preparando o caminho para o rompimento definitivo com a tradição, que virá com o impressionismo. As aulas finais irão mostrar como as obras de artistas como van Gogh, Gauguin e Cézanne se articulam com a produção do período e servem como ponto de partida para a arte do século 20, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de estilo quanto do ponto de vista da personalidade artística.
IMPORTANTE
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e cada aula ficará disponível aos alunos durante cinco dias após a realização da mesma. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.
Aula 1 – 21.3.2023
A arte na época da revolução
A primeira aula será dedicada ao estudo das implicações políticas e sociais trazidas pela Revolução Francesa, com destaque para a vida e a obra dos neoclássicos Jacques-Louis David e Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun.
Aula 2 – 28.3.2023
A arte e suas instituições
A segunda aula dará sequência aos tópicos abordados na aula anterior, com destaque para as mudanças da academia francesa no contexto revolucionário. Introdução ao romantismo.
Aula 3 – 4.4.2023
O romantismo nas obras de Géricault e Delacroix
Nesta aula, será estudado como a poética de Théodore Géricault e Eugène Delacroix está relacionada ao movimento romântico na França e aos acontecimentos políticos da época.
Aula 4 – 11.4.2023
Pictórico e linear
A quarta aula é dedicada ao estudo da pintura de Jean-Auguste Dominique Ingres e à comparação da sua obra com a de Delacroix.
Aula 5 – 18.4.2023
Espírito do romantismo
O desenvolvimento do romantismo na Alemanha e na Inglaterra. O belo, o sublime e o pitoresco. Destaque para o movimento Sturm und Drang e para a obra dos artistas Henry Fuseli e William Turner.
Aula 6 – 25.4.2023
A paisagem como revolução
Este encontro vai discutir como a paisagem representou uma ruptura com a dualidade entre clássico e o romântico, bem como sua importância para o fortalecimento do mercado de arte no período. Obras de Camile Corot e Jean François Millet.
Aula 7 – 2.5.2023
Mulheres artistas: escultoras do século 19
Conferência com Maria Mazze Cerchiaro
A conferência discutirá de modo panorâmico a carreira e a obra de escultoras que atuaram no Brasil e no exterior.
Aula 8 – 9.5.2023
Courbet e Manet
Nesta semana, será visto como as obras de Gustave Courbet e Édouard Manet representam pontos de ruptura e continuidade com a tradição.
Aula 9 – 23.5.2023
O contexto do romantismo francês
Conferência com Martinho Júnior
O romantismo francês como inspiração para manifestações fora do continente europeu.
A conferência será estruturada na comparação de imagens de artistas europeus, norte-americanos e latino-americanos, com destaque para a representação da figura feminina.
Aula 10 – 30.5.2023
O impressionismo como arte dos sentidos
Continuação dos tópicos da aula anterior e introdução ao impressionismo a partir das obras de Claude Monet e Pierre Auguste Renoir.
Aula 11 – 6.6.2023
Impressionismo e pontilhismo
Nesta aula, será visto como o impressionismo abriu caminho para novas experiências no campo da arte e de que modo a arte fenomenológica abre caminho para as vertentes do pós-impressionismo.
Aula 12 – 13.6.2023
Toulouse-Lautrec e Edgar Degas
Esta aula vai abordar a vida e a obra de Edgar Degas e Henri de Toulouse-Lautrec. Será visto como os dois apresentam particularidades que os afastam dos movimentos impressionista e pós-impressionista.
Aula 13 – 20.6.2023
Van Gogh – entre o mito e a loucura
A aula abordará a produção do pintor holandês Vincent van Gogh e como sua vida se tornou um paradigma para o artista na modernidade.
Aula 14 – 27.6.2023
Paul Gauguin – a construção do primitivo
A partir das relações entre Vincent van Gogh e Paul Gauguin, se discutirá como a obra do pintor francês Paul Gauguin representa uma via de rompimento com a estética do pontilhismo de Seurat e Signac e uma nova visão do mundo não europeu.
Aula 15 – 4.7.2023
Cézanne como ponto de chegada e de partida
A última aula tratará do trabalho de Paul Cézanne que representa, ao mesmo tempo, uma continuidade e uma ruptura com a proposta do impressionismo.
Aula 16 – 11.7.2023
Epílogo: Van Gogh, Cézanne, Gauguin e a arte do século 20
Será discutido como os três grandes nomes do pós-impressionismo são fundamentais para a arte do começo do século 20 – em movimentos como o cubismo, o fauvismo e o expressionismo.
Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp e pós-doutorando no MAC-USP. Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh do acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus e espaços culturais de São Paulo, como o MAM, o MASP e a Casa do Saber. É professor da pós-graduação da PUC-SP e foi pesquisador associado no Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis (RKD), na Holanda. É membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA).
Marina Mazze Cerchiaro é pesquisadora de pós-doutorado no Museu de Arte Contemporânea da USP, onde desenvolve pesquisa sobre artistas mulheres no acervo do museu. Atualmente é coordenadora do grupo de trabalho Projetos e Publicações da Rede de Arquivos de Mulheres (RAM). Fundada em 2019, a RAM congrega mais de 40 pesquisadores e arquivistas de diversas partes do Brasil. Seus principais temas de atuação e pesquisa são: mulheres artistas; modernismo brasileiro e escultura.
Martinho Alves da Costa Júnior é Professor de História da Arte e Cultura do departamento e pós-graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutor em História da Arte pelo IFCH/UNICAMP. Pós-doutorado na Faculté de Philosophie et Sciences Sociales da ULB (Université Libre de Bruxelles) e no IFCH/UNICMP. Pesquisador convidado do Institut National de l'Histoire de l'Art (INHA) em 2012. Pesquisador do Centro de História da Arte e Arqueologia (CHAA) e do Laboratório de História da Arte (LAHA) da UFJF. Membro do CBHA – Comitê Brasileiro de História da Arte e da ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte.