MASP

Histórias da arte – da tradição à arte moderna

Horário
19H30 – 21H30
Duração do Módulo
ONLINE
12.3 – 25.6.2024
TERÇAS
(16 AULAS)
Investimento
Público geral
5X R$ 327
AMIGO MASP
5X R$ 277,95
*valores parcelados no cartão de crédito
 
Professores
Felipe Martinez 
Especialistas Convidados
Carlos Lima Junior
Mariana Leme

O curso pretende apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, partindo da Revolução Francesa, em 1789, até 1914, com a eclosão da Primeira Guerra Mundial. As primeiras aulas vão mostrar como as transformações políticas e econômicas ocorridas no final do século 18 e ao longo do século 19 são determinantes nas transformações artísticas ocorridas no período. Será visto como a pintura de história foi perdendo espaço ao longo dos anos e a pintura de paisagem ganhou terreno. Além disso, também será visto como a situação do artista na sociedade se modificou ao longo dos anos. As aulas finais irão mostrar como as obras de artistas como Van Gogh, Gauguin e Cézanne se articulam com a produção do período e servem como ponto de partida para a arte do século 20, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de estilo quanto do ponto de vista da personalidade artística. Finalmente, no século 20, será estudado como as vanguardas artísticas, compostas por nomes como Picasso, Matisse e Kandinsky espelham a situação do mundo no período.

----

IMPORTANTE 
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e cada aula ficará disponível aos alunos durante cinco dias após a realização da mesma. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.

----

O MASP, por meio do apoio da VR, oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino.

Planos de aulas

Aula 1 – 12.3.2024
A arte na época da revolução

A primeira aula será dedicada ao estudo das implicações políticas e sociais trazidas pela Revolução Francesa, com destaque para a vida e a obra dos neoclássicos Jacques-Louis David e Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun.

Aula 2 - 19.3.2024
O classicismo peculiar de Jean-Auguste Dominique Ingres

A segunda aula é dedicada ao estudo da pintura de Jean-Auguste Dominique Ingres e à comparação da sua obra com a de Delacroix

Aula 3 - 26.3.2024
Introdução ao Romantismo

Nesta aula, será estudado como o romantismo foi um movimento que surgiu paralelamente ao neoclassicismo e como sua poética se opõe aos valores iluministas. Destaque para a obra de Géricault, Caspar David Friedrich e William Turner.

Aula 4 – 2.4.2024
Eugène Delacroix

A aula vai tratar da vida e da obra de Eugène Delacroix em suas diferenças com a obra de Ingres. Destaque para a série As quatro estações de Hartmann presentes no acervo do MASP.

Aula 5 – 9.4.2024
A paisagem como Revolução

Neste encontro, será mostrado como a pintura de paisagem representa uma mudança no modo de produzir e vender obras de arte em meados do século 19. Destaque para as obras de Jean-François Millet, Camille Corot e os pintores da Escola de Barbizon. 

Aula 6 – 16.4.2024
Courbet e Manet

Nesta semana, será visto como as obras de Gustave Courbet e Édouard Manet representam pontos de ruptura e continuidade com a tradição.

Aula 7 – 23.4.2024
Marianne à brasileira: imagens do Brasil republicano – Conferência com Carlos Lima

A conferência discutirá a arte produzida nos primeiros anos do Brasil republicano e como ela está
conectada ao Império e ao contexto internacional.

Aula 8 – 30.4.2024
O impressionismo como arte dos sentidos

Continuação dos tópicos da aula anterior e introdução ao impressionismo a partir das obras de Claude Monet, Pierre Auguste Renoir e Edgar Degas.

Aula 9 – 7.5.2024
Mulheres artistas na época do impressionismo – Conferência com Mariana Leme

Neste encontro será estudado como a carreira de artistas como Berthe Morisot, Mary Cassatt e Marie Bracquemond foi importante tanto para o desenvolvimento do estilo impressionista, quanto para o mercado de arte moderna.  

Aula 10 – 14.5.2024
O pós-impressionismo

Nesta aula, será visto como o impressionismo abriu caminho para novas experiências no campo da arte e de que modo a arte fenomenológica abre caminho para as vertentes do pós-impressionismo. 

Aula 11 – 21.5.2024
Van Gogh – entre o mito e a loucura

A aula abordará a produção do pintor holandês Vincent van Gogh e como sua vida se tornou um paradigma para o artista na modernidade.

Aula 12 – 28.5.2024
Cézanne e Gauguin – o caminho para as vanguardas

Neste encontro, veremos como a arte de Paul Cézanne e Paul Gauguin preparam terreno para as manifestações de vanguarda da arte do começo do século 20. 

Aula 13 – 4.6.2024
Pablo Picasso

Neste encontro será visto como a arte dos primeiros anos do século 20 feita por Picasso ajuda a entender os desdobramentos do pós-impressionismo, especialmente da pintura de Cézanne. Também serão estudados os desdobramentos da arte cubista e sua relação com a arte abstrata. 

Aula 14 – 11.6.2024
Henri Matisse

Nesta aula, será visto como a arte de Matisse foi um desdobramento da arte do final do século 19 e como o fauvismo aponta caminhos para as gerações posteriores. Destaque para as obras de Matisse presentes no acervo do MASP.

Aula 15 – 18.6.2024
Abstrações

Nesta aula, será visto como a arte abstrata se manifestou de maneiras variadas no começo do século 20, a partir da obra de Kandinsky, Hilma af Klint e Piet Mondrian. Embora esses artistas não estejam presentes no acervo do MASP, será mostrado como outras obras da coleção se relacionam com eles. 

Aula 16 – 25.6.2024
A arte na época da Primeira Guerra Mundial: o fim do “longo século 19”

A última aula fará um resumo dos diversos movimentos estudados ao longo do curso, um epílogo dos temas estudados ao longo do semestre. 

Coordenação

Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp e pós-doutorando no MAC-USP e na Universidade de Amsterdã. Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh do acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus e espaços culturais de São Paulo, como o MAM, o MASP e a Casa do Saber. É professor da pós-graduação da PUC-SP e foi pesquisador associado no Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis (RKD), na Holanda. É membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA). Autor de O Escolar de Vincent van Gogh (Edusp) e Cartas a Theo (Editora 34).

Conferencistas

Carlos Lima Junior 
Doutor em Estética e História da Arte pela USP e professor do curso de Museologia, Cultura e Educação da PUC-SP. É pesquisador de pós-doutorado do departamento de História do IFCH Unicamp e fez parte da equipe curatorial da exposição Memórias da Independência no Museu do Ipiranga, reaberto em 2022.

Mariana Leme 
Curadora, pesquisadora e mestre em História da Arte pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Em sua dissertação, estudou a relação entre branquitude, colonialismo, cultura visual francesa e a obra da modernista Marie Laurencin. Entre 2015 e 2019 fez parte da equipe do MASP, onde curou as exposições Pedro Figari: nostalgias africanas (2018, com Pablo Thiago Rocca) e Histórias das mulheres: artistas até 1900 (2019, com Lilia Schwarcz e Julia Bryan-Wilson). Em 2021, atuou como assistente editorial da 34a Bienal de São Paulo e foi curadora residente da Casa Tato 5. Seus textos e traduções foram publicados nos periódicos Terremoto, seLecT, Revista de História da Arte e da Cultura, Tonel e Journal of Curatorial Studies.