Público geral
5x R$ 86,40
AMIGO MASP
5x RS 73,44
*valores parcelados no cartão de crédito
Nas sociedades capitalistas avançadas, o neoliberalismo tem sido encarado, de maneira analiticamente ampla e fundamental, como um sistema normativo que define novos processos de constituição de sujeitos, de sociedades e de Estados. Nesse sentido, este curso está assentado no traço histórico de que vivemos em um mundo em que as marcas do processo de consolidação do neoliberalismo como um sistema normativo tornaram-se nítidas. Parte-se aqui da premissa de que, ao vasculharmos as ruínas do neoliberalismo, poderemos refletir sobre como elas constituem os nossos modos de ser no mundo e as formas como nos relacionamos com nós mesmos e com os outros. Viver nas ruínas do neoliberalismo também nos possibilita elaborar respostas críticas comuns às atuais condições de existência e criar maneiras de existir que não sejam estruturadas apenas pela distribuição desigual das perdas, da vulnerabilidade, da precariedade e da despossessão, mas também por condições possíveis de vida que possam ser suportadas e apoiadas socialmente. Isso implica discutir criticamente os modos como a forma de vida neoliberal insta e reforça a responsabilidade pela felicidade e pelo sofrimento individuais.
IMPORTANTE
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e cada aula ficará disponível aos alunos durante cinco dias após a realização da mesma. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.
------------
O MASP, por meio do apoio da VR, oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino.
Aula 1 - 8.5.2024
Neoliberalismo e suas ruínas
Como resultado de um complexo processo histórico-social, o neoliberalismo se consolidou, desde os anos de 1980, como um sistema normativo que modificou, de maneira profunda, as diferentes relações sociais e esferas da vida. Discutiremos as condições históricas, políticas e econômicas que possibilitaram a consolidação do neoliberalismo e as maneiras como os sujeitos, as sociedades e os Estados foram modificados por esse processo.
Aula 2 - 15.5.2014
Precarização da vida e crise do cuidado
No interior da lógica neoliberal, a crise aparece como um modo de governo, o que, por sua vez, traz à tona um conjunto de questões sobre a precarização da vida. Trataremos sobre o processo emergente pelo qual as populações e os indivíduos estão sujeitos a uma maior precarização e exposição à vulnerabilidade e à despossessão, o que, por conseguinte, também expõe uma crise do cuidado.
Aula 3 - 22.5.2024
Subjetivação neoliberal e cálculo da liberdade
O neoliberalismo pressupõe uma noção de liberdade assentada na forma-propriedade e generalizada para os mais variados estratos culturais. Nesta aula, discutiremos de que maneira o neoliberalismo enfatiza modos de subjetivação cujo modelo de sujeito presume um indivíduo livre, independente e autônomo, que deveria ansiar e buscar, de maneira persistente, “tornar-se o seu melhor eu possível”.
Aula 4 - 29.5.2024
Felicidade e reavivamento do individualismo
Discutiremos o processo de individualização e psicologização que constitui a relação entre neoliberalismo e felicidade. Trata-se de um processo cultural em que o individualismo foi reinstitucionalizado e, por conseguinte, a responsabilidade pela felicidade individual foi reforçada.
Aula 5 - 5.6.2024
Sofrimento psíquico e modos de subjetivação
Ao levantar a questão do neoliberalismo como produtor e gestor do sofrimento psíquico, uma vez que ele não apenas produz tal sofrimento, como também o gerencia, discutiremos como a forma de vida neoliberal extrai mais produção, bem como mais gozo da experiência do sofrimento.
Aula 6 - 12.6.2014
Sujeito resiliente e virtude
No campo dos processos de subjetivação neoliberal, a resiliência como virtude pessoal se tornou uma força privilegiada de análise. Discutiremos as maneiras complexas como o poder atua nos processos de constituição de sujeitos, assim como as técnicas que os sujeitos usam para se tornarem resilientes. Também levantaremos a questão sobre a produção e a exclusão das modalidades de agência no interior desses processos.
Aula 7 - 19.6.2024
Neoliberalismo e práticas artísticas
Conferencista: Profa. Dra. Chiara Albino
Mais do que debater a mercantilização da arte, discutiremos particularmente as maneiras pelas quais as condições das práticas artísticas contemporâneas foram modificadas pelo neoliberalismo, assim como as possibilidades e os desafios relacionados à crítica e à resistência que constituem tais práticas.
Aula 8 - 26.6.2024
O que restou?
O estado de crise produzido e gerido pelo neoliberalismo também se torna a ocasião para que os sujeitos possam elaborar respostas críticas articuladas, isto é, tempos de crise exigem um pensamento crítico. A partir dessa questão, discutiremos as maneiras como os sujeitos podem reimaginar social e politicamente o fim do mundo.
Jainara Oliveira é doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina, mestra em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba e bacharel em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas. Atualmente realiza estágio de pós-doutorado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Grande Dourados, com bolsa CAPES, onde também atua como professora.