MASP
logo-MASP Palestra
  • Ingressos
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • Férias no MASP
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas em Arquitetura e Urbanismo
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Quando as mulheres (se) pintam: representações do motivo iconográfico da artista em ação (séculos XIV-XIX)

14.9
SÁB
11h-13h
ATIVIDADE GRATUITA

O próprio de uma história da arte escrita a partir de uma perspectiva feminista é mover-se a contrapelo, e disso dá mostra a provocação irônica que praticamente fundou esse campo: o questionamento da historiadora da arte Linda Nochlin, “por que não existiram grandes artistas mulheres?”. 

Seguindo por esse caminho, perguntamos: que questões estão em jogo quando um tema iconográfico canônico como o do artista pintando é conjugado no feminino? 

Adotando um amplo arco temporal, analisaremos uma série de retratos ou autorretratos de mulheres representadas enquanto exercem a sua arte: caso de Jeanne de Montbaston, pintada na margem de um manuscrito medieval, passando por Sofonisba Anguissola, que não apenas se pintou, como também se pintou sendo pintada por outro artista, até Simone Cantarini e Artemisia Gentileschi, que se pintaram personificando a própria pintura.

INSCRIÇÕES NO DIA DO EVENTO, A PARTIR DAS 9H

PALESTRANTE

Maria Cristina Pereira

Doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, Paris) e professora livre-docente do Departamento de História e do programa de pós-graduação em História Social da Universidade de São Paulo (USP). É especialista em história da arte medieval e atualmente integra o grupo de pesquisa Gêneros, Artes, Artefatos e Imagens (GAAI-USP), investigando temas relacionados à história da arte e relações de gênero.

Programação

Quando as mulheres (se) pintam: representações do motivo iconográfico da artista em ação (séculos XIV-XIX)
14.9
SÁB
11h-13h
ATIVIDADE GRATUITA

Vídeos

MASP Palestra | Quando as mulheres (se) pintam | 14.9.2019

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP