Almeida Júnior foi autodidata até os 19 anos. Posteriormente estudou na Academia Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro, onde foi aluno de Victor Meirelles (1832-1903) e Jules Le Chevreul (1810-1872). Suas pinturas chamaram a atenção do imperador dom Pedro II (1825-1891), que custeou seus estudos em Paris. Destacou-se na Academia de Belas Artes parisiense, onde teve aulas com Alexandre Cabanel (1823-1889). Almeida Júnior produziu retratos, paisagens e marinhas. Suas obras mais conhecidas são as que registraram o cotidiano e a vida no campo. As influências de Gustave Courbet (1819-1877) e de Millet (1814‑‑1875) contribuíram para a valorização do realismo na representação da natureza e dos homens. A obra de Almeida Júnior destaca-se no panorama da cultura brasileira do século 19 pela representação de cenas rurais que descrevem tipos humanos especificamente brasileiros. A obra do MASP destaca-se no conjunto de sua produção junto com Caipira picando fumo (1893) e Amolação interrompida (1894), ambas da Pinacoteca do Estado de São Paulo. O título da obra, Moça com livro (sem data), é provavelmente equivocado. O corte de cabelo e a camisa aberta no peito sugerem tratar-se de adolescente do sexo masculino imerso em fantasia durante a leitura.
— Equipe curatorial MASP, 2017
Por Amanda Sammour
José Ferraz de Almeida Júnior nasceu em Itu, São Paulo, em 1850 e iniciou seus estudos na Academia Imperial de Belas Artes aos 19 anos. Seguiu uma formação acadêmica tradicional, tendo sido aluno de Jules Le Chevel (c.1810-1872) e Victor Meirelles (1832-1903). Destacou-se no panorama da cultura brasileira do século 19 por tratar de temas até então inéditos no cenário artístico nacional. Almeida Júnior reflete em suas obras o interesse em pintar certos aspectos da vida brasileira em cenas rurais, na intenção de revelar seu caráter típico e regional, partindo de novas maneiras de compor a luz, as cores e as formas. Nesse sentido, as influências de Gustave Courbet (1819-1877) e de Jean-François Millet (1814-1875) contribuíram para a valorização do realismo na representação da natureza e da figura humana. Em seus trabalhos, destaca-se uma aproximação entre a caracterização das personagens—apoiada na construção de certos tipos (ou estereótipos) do brasileiro, como o caipira, caboclo e o mestiço—e o meio em que essas personagens se inserem. A obra Moça com livro, pertencente ao acervo do MASP, apresenta uma complexa representação da luminosidade sobre a vegetação, que vem logo em primeiro plano. Esse elemento ressalta o ambiente típico brasileiro a que o artista se dedicou em representar. Nesta pintura, percebe-se de maneira particular a presença de elementos courbetianos, apropriados por Almeida Júnior de maneira singular: a pincelada mais livre presente em todas as superfícies, o uso dos contrastes tonais e a construção da feição da personagem em tons que lembram a obra Le desesperé (1843–1845), de Courbet.
— Amanda Sammour, supervisora de comunicação, MASP, 2022