MASP

Henri Matisse

Paisagem da Bretanha (Village Breton Belle-Île), 1897-98

  • Autor:
    Henri Matisse
  • Dados biográficos:
    Le Cateau-Cambrésis, França, 1869-Nice, França ,1954
  • Título:
    Paisagem da Bretanha (Village Breton Belle-Île)
  • Data da obra:
    1897-98
  • Técnica:
    Óleo sobre tela
  • Dimensões:
    47 x 55 x 2 cm
  • Aquisição:
    Doação Rhodia, 1952
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.00132
  • Créditos da fotografia:
    João Musa

TEXTOS



Matisse começou a pintar aos vinte anos quando foi acometido de uma apendicite que o obrigou a ficar em repouso por vários meses. Abandonou o curso de Direito e, contra a vontade do pai, mudou-se para Paris a fim de estudar arte. Frequentou cursos e ateliês de artistas, praticou o ofício observando os grandes mestres no Louvre, mas foi nas viagens à Bretanha (região na costa oeste da França), na segunda metade da década de 1890, que se deu conta da extensa gama cromática disponível na natureza. Os matizes sombrios preponderantes em suas pinturas até então foram substituídos por uma paleta de tonalidades luminosas, com as quais Matisse se firmaria, ao lado de Picasso, como um dos artistas mais inovadores de seu tempo. Paisagem na Bretanha é representativa desse momento de descoberta da cor: a textura do campo em primeiro plano se materializa por meio de uma profusão de cores aplicadas com pinceladas visíveis, enquanto o céu – que ocupa praticamente dois terços da tela – é construído com variações de verdes, azuis, lilases, rosas e brancos distribuídos com toques e direções irregulares. Embora a pintura assim descrita pareça se referir a uma superfície caótica, alguns detalhes revelam a intensão do artista de captar os efeitos luminosos de um sol a pino incidindo sobre a paisagem, entre os quais o verde escuro usado para distinguir a sombra de uma nuvem ou o brilho da tinta branca sobre a touca da camponesa bretã.

— Regina Teixeira de Barros, Curadora coordenadora, Curadora de acervo, MASP, 2023





A assinatura à esquerda é contemporânea à execução do quadro Paisagem da Bretanha (Village Belle-Île); a outra assinatura foi posta pelo artista, quando essa obra juvenil lhe foi submetida para convalidação. Em 1925, numa entrevista a Jacques Guenne, referindo-se à sua viagem pela Bretanha em 1895, Matisse lembrava: “Je n’avais alors que des bistres et des terres sur ma palette... Et bientôt je fus conquis par l’éclat de la couleur pure. Je reviens de mon voyage (à Belle-Île) avec la passion des couleurs de l’arc-en-ciel...”. Em 1895, Matisse entusiasma-se com uma exposição de pinturas de Claude Monet na Galeria Durand-Ruel. Decidiu então visitar Belle-Île, em companhia do pintor Wéry. Ali, os dois encontram John Russell, que lhes fez compartilhar sua admiração pelas pinturas de Monet dedicadas à costa selvagem da Bretanha. Nessa viagem, Matisse trabalha en plein air pela primeira vez, seguindo as pegadas de seus mestres na paisagem bretã. Beaucorps data a obra do Masp de 1897 (p. 56), quando Matisse viajou a Beuzec-Cap-Sizum, em frente à península de Crozon e distante alguns quilômetros da baía des Trépassés. Camesasca, por sua vez, data a obra de 1898.

— Autoria desconhecida, 1998

Fonte: Luiz Marques (org.), Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo: MASP, 1998. (reedição, 2008).



Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca