Destinado a grupos de mais de 10 pessoas
Os agendamentos de grupos têm como objetivo garantir a execução da política de gratuidade do MASP para:
Se o grupo se enquadra nessas características, é necessário realizar um cadastro institucional que, após aprovado, dará o direito a solicitar o agendamento.
Para instituições privadas de ensino
Agende uma data e compre seus ingressos aqui
A gratuidade é estendida para acompanhantes de quaisquer grupos, mediante comprovação da condição através da apresentação de holerite, crachá institucional ou carteirinha, sendo eles:
O MASP também garante a gratuidade para:
Nesses casos, solicite sua gratuidade na bilheteria do MASP, mediante comprovação da condição. Nos casos de grupos com mais de 10 pessoas que se caracterizam nesses critérios, escreva para agendamento@masp.org.br e solicite a sua visita.
Sobre visitas guiadas
O MASP não oferece visitas guiadas, portanto, incentivamos que a visita seja conduzida pelo profissional responsável pelo grupo. É possível consultar os conteúdos disponibilizados nas plataformas: YouTube, SoundCloud, Instagram, Facebook e Twitter. Além disso, professores têm desconto especial na MASP loja.
O MASP não realiza visitas guiadas ou acompanhadas por uma pessoa do museu, assim como não indica guias externos. É incentivado que a condução seja feita pelo professor ou responsável pelo grupo.
Para fomentar autonomia na condução das visitas, o MASP oferece uma cortesia para o professor que desejar visitar as exposições antes de trazer seu grupo, para se preparar (basta solicitar pelo e-mail agendamento@masp.org.br). Oferecemos, ainda, uma gama de atividades e conteúdos através dos Programas Públicos, como MASP Professores, MASP Clipes, Diálogos no Acervo, MASP Palestras, MASP Seminários, MASP Conversas e bolsas exclusivas para professores nos cursos do MASP Escola. Acompanhe as redes sociais e site para mais informações e consulte os nossos conteúdos nas nossas plataformas: YouTube, SoundCloud, Instagram, Facebook, Twitter, site e MASP loja, com desconto especial para professores.
A partir do horário de visita reservado, uma vez dentro do museu o grupo pode permanecer o tempo que for conveniente, até o horário de fechamento do MASP. O ingresso dá direito à entrada em todas as exposições em cartaz.
Para realizar o agendamento, os grupos devem ter no mínimo 10 pessoas. Grupos menores e não escolares devem fazer a reserva antecipada dos ingressos no site do museu, neste link.
O limite máximo por agendamento é de 120 pessoas (incluindo alunos e professores acompanhantes), conforme disponibilidade de ingressos.
Recomendamos o acompanhamento de 1 professor(a)/responsável a cada 10 alunos, caso tenham menos de 10 anos de idade, ou 1 a cada 20 alunos, caso tenham mais de 11 anos, para a condução e eventuais emergências.
Para grupos de escolas particulares que queiram efetuar a troca de datas das visitas, o responsável pelo agendamento deve cancelar sua compra na plataforma INTI e realizar uma nova. Para cancelamento, problemas com pagamentos e situações correlatas, entre em contato com suporte@byinti.com ou ajuda@byinti.com.
No caso de instituições públicas ou de terceiro setor, pedimos para entrar em contato com o museu pelo e-mail agendamento@masp.org.br com antecedência mínima de 3 dias. Dessa forma, o horário será liberado para outros grupos e garantirá a disponibilidade de ingressos para a nova data e horário almejados.
O MASP oferece palestras, seminários e conversas com pesquisadores, ativistas, artistas e curadores, de maneira periódica e gratuita. Estes são importantes programas de formação e reflexão que contribuem para um maior aprofundamento da coleção do museu e dos temas abordados nas exposições.
Dentre esses programas, o MASP Professores é voltado especificamente para educadores e interessados em educação. Já o MASP Escola oferece bolsas para professores da rede pública de ensino, que desejem frequentar os cursos pagos. A programação de todos estes eventos pode ser acompanhada pelo site. Fique atento aos períodos de inscrição para as atividades.
Os textos sobre as exposições, disponíveis no site, podem ser utilizados como materiais informativos sobre as mostras e atividades do MASP. Assim como as publicações, brochuras, catálogos e antologias de textos, que podem ser compradas na MASP loja e utilizadas como material-base e de pesquisa. O MASP de bolso é uma publicação de preço acessível, com textos concisos e fáceis de ler sobre diferentes obras do acervo do museu, e foi pensado para ser utilizado por jovens e adultos.
Outros materiais, como áudios, disponíveis em soundcloud.com/maspmuseu, e vídeos são constantemente produzidos e compartilhados gratuitamente no canal do Youtube do Museu e outras plataformas digitais.
Sim, desde que seja realizada com materiais secos. Não é permitido entrar nas salas de exposições com canetas de qualquer tipo, apenas com lápis.
Os agendamentos de grupos acontecem exclusivamente de quarta a sábado, salvo a primeira quinta-feira de cada mês, em dois horários, 10h30 ou 14h30, para escolas públicas e instituições do terceiro setor. Escolas particulares e grupos espontâneos fazem suas reservas de acordo com os horários livres na plataforma de reserva de ingressos. Lembrando que o MASP não abre às segundas-feiras.
Atualmente, às terças-feiras e aos domingos, não é possível realizar agendamentos de grupo por motivos de segurança e volume de circulação de pessoas no museu.
Não é permitida a entrada com alimentos no museu. Os espaços de refeições que você encontrará são o restaurante MASP Baianeira, no segundo subsolo, e o MASP Café, no primeiro subsolo e primeiro andar, espaços de administração externa. Caso os grupos tragam alimentos, deverão deixá-los no guarda-volumes e concordar que o museu não se responsabiliza sobre a conservação e/ou pela validade dos mesmos. Caso os alimentos deixados no guarda-volumes não sejam recolhidos até o final do respectivo dia, estes serão descartados, assim como suas embalagens. Caso não concorde, orientamos a descartar os alimentos nas lixeiras ou consumi-los antes de acessar o museu.
O MASP conta com o restaurante A Baianeira, no 2º subsolo, e o MASP Café, no 1° subsolo e 1° andar, ambos abertos de terça a domingo. O espaço do restaurante é limitado e de uso público, portanto recomenda-se reservar com antecedência. Os horários de atendimento são:
MASP A Baianeira:
Terça a sexta, das 11h30 às 15h;
Sábados, domingos e feriados, das 11h30 às 16h;
Segundas fechado.
Reservas: 11 91107-4074
MASP Café:
Terça, das 10h às 20h;
Quarta a domingo, das 10h às 18h;
Segundas fechado.
O MASP não possui estacionamento próprio, nem convênios com estacionamentos que possam receber ônibus.
A Prefeitura de São Paulo não permite que nenhum veículo estacione na Avenida Paulista, nem mesmo para embarque e desembarque. Se o ônibus vem do sentido bairro-centro, na Avenida Paulista, basta entrar à direita na rua Prof. Otávio Mendes para desembarcar o grupo. No sentido centro-bairro, basta fazer o retorno na Rua Peixoto Gomide, Alameda Santos e Alameda Casa Branca e já será possível desembarcar na rua Otávio Mendes, ao lado do MASP.
Sim, porém recomendamos que grupos evitem trazer mochilas ou bolsas grandes durante a visita ao museu, para maior conforto e segurança das obras. Caso necessitem carregá-las, deverão mantê-las à frente do corpo enquanto estiverem nas galerias.
As informações sobre as próximas exposições estão disponíveis aqui. Acompanhe também as redes sociais do MASP para notícias e informações em tempo real.
Para garantir a entrada e a gratuidade de grupos de instituições públicas e de
órgãos do terceiro setor, projetos e/ou programas, sem fins lucrativos e que
atendam, sem ônus, pessoas em vulnerabilidade social e/ou pessoas com
deficiência (PCD), é necessário realizar um cadastro em nosso sistema,
anexando o estatuto institucional ou outro documento comprobatório do caráter
não oneroso da mesma.
Após a aprovação do seu cadastro,
você receberá um e-mail e será redirecionado para a página de
solicitação do agendamento do seu grupo.
Se a sua instituição já foi cadastrada,
insira o CNPJ no campo abaixo que você já será redirecionado, automaticamente, para a solicitação
do agendamento do seu grupo.
Os agendamentos são realizados exclusivamente para o mês corrente e o seguinte, e estão disponíveis entre quartas e sábados, em dois horários: 10h30 ou 14h30, com exceção das primeiras quintas-feiras de cada mês. O mínimo é de 10 e máximo de 110 ingressos reservados por horário, contabilizando juntos visitantes e funcionários acompanhantes, conforme disponibilidade.