MASP
logo-MASP Busca
  • Ingressos
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas em Arquitetura e Urbanismo
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

resultado para acervo em transformação

  • Todos (8)
  • Centro de pesquisa (1)
  • Exposições (7)
img-searched

Exposições

ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO: DOAÇÕES RECENTES

Esta mostra reúne 26 obras incorporadas desde 2020 à coleção do MASP, e expressa o trabalho contínuo do museu para desenvolver seu acervo, sobretudo mediante a incorporação de obras que tenham participado de exposições na instituição.

As doações são frequentemente solicitadas ou negociadas junto a conselheiros, patronos, colecionadores e apoiadores do museu, bem como a artistas e galeristas. São raras as doações que de fato têm surgido espontaneamente. O processo pode levar vários meses e inclui a avaliação, por parte da curadoria, da pertinência da obra para o acervo e da sua relevância no contexto da produção do artista, da história do museu e da história da arte, bem como a análise do estado de conservação e da documentação da obra, a apresentação e recomendação dela ao Comitê Cultural, e, por fim, a aprovação pela diretoria.

Um critério bastante produtivo que tem sido privilegiado é se a obra participou de alguma exposição no MASP. Desse modo, com as doações, a programação de exposições temporárias deixa uma marca mais perene no próprio acervo do museu — algo que pode ser percebido na mostra Acervo em transformação na galeria do segundo andar.

Expressamos nossa gratidão aos artistas que doaram suas obras para o acervo do MASP e que estão em exibição nesta mostra: Adriana Varejão, Anna Bella Geiger, Bruno Baptistelli, Emanuel Nassar, José Patrício, Judy Chicago, Mateo López, Rochelle Costi, Sandra Cinto, Sérgio Sister, Sergej Jensen, Valdirlei Dias Nunes e Vik Muniz. Muito obrigado também aos colecionadores que doaram trabalhos para o museu: Ana Dale, Carlos Dale Júnior e Antonio Almeida, Bruno Baptistella, Conrado e Ronie Mesquita, Gustavo Rebello, Luiz Sève, Max Perlingeiro, Paulo Kuczynski, Samuel Lacerda e Teresa Bracher. Agradecemos ainda às galerias em São Paulo que nos ajudaram com algumas dessas doações: Almeida & Dale Galeria de Arte, Casa Triângulo, Galeria Fortes d’Aloia Gabriel, Galeria Luisa Strina, Galeira Nara Roesler e Galeria Millan.

Acervo em transformação: doações recentes é curada por Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP; Amanda Carneiro, curadora assistente, MASP; Matheus de Andrade, assistente curatorial, MASP.

img-searched

Exposições

Acervo em transformação: doações recentes

Esta mostra reúne 13 obras de artistas recentemente incorporadas à coleção do museu e expressa o trabalho contínuo que têm sido realizado com o objetivo de fortalecer a presença de mulheres no acervo. Em 2019, o ciclo de exposições abordava as Histórias das mulheres, histórias feministas, e o biênio de 2020-21, voltado as Histórias brasileiras, foi inaugurado com exposições monográficas que enfatizam o papel delas para a linguagem da escultura no Brasil.

 
img-searched

Exposições

Acervo em transformação

Acervo em transformação é o título da exposição de longa duração da coleção do MASP. As obras são instaladas nos cavaletes de cristal — placas de vidro encaixadas em blocos de concreto — que ficam dispostos em fileiras sem divisórias na sala ampla do segundo andar do museu. O espaço aberto, fluido e permeável da galeria oferece múltiplas possibilidades de acesso e de leitura, eliminando hierarquias e roteiros predeterminados. Retirar as telas das paredes e colocá-las nos cavaletes possibilita ao visitante caminhar entre elas, como em uma floresta de obras que parecem estar suspensas no ar.

Os cavaletes de cristal, desenhados por Lina Bo Bardi (1914-1992) — autora também do projeto do edifício do MASP —, foram introduzidos em 1968, na inauguração da sede do museu na avenida Paulista. Substituídos em 1996 pela divisão da sala por paredes, esses dispositivos foram trazidos de volta em 2015. Desde então, a mostra permanece em constante modificação, como indica seu título, com entrada e saída de trabalhos em razão de empréstimos, novas aquisições e rotatividade. As legendas das obras são posicionadas no verso dos cavaletes, pois a proposta original de Lina Bo Bardi era de que o primeiro encontro do visitante com os trabalhos fosse direto, livre de contextualizações e de informações de autoria, título e data.

img-searched

Exposições

Acervo em transformação: Comodato MASP Landmann - Têxteis pré-colombianos

Esta é a primeira de duas exposições dedicadas ao comodato MASP Landmann, que chegou ao museu em 2016, onde permanecerá por um período de dez anos. São 906 peças incluindo têxteis, objeto desta mostra, além de cerâmicas e metais. Ao longo de mais de cinquenta anos, Oscar e Edith Landmann reuniram uma das mais representativas coleções de arte pré-colombiana do Brasil, abrangendo objetos de diferentes tipologias, produzidos nos Andes entre 1000 a.C. e o século 16. 

img-searched

Exposições

Acervo em transformação: Museum of Contemporary Art Chicago no MASP

Acervo em transformação é o título da exposição de longa duração da coleção do MASP. Os trabalhos são expostos nos cavaletes de cristal — placas de vidro encaixadas em um bloco de concreto. Os cavaletes de cristal ficam dispostos em fileiras na sala ampla, livre de divisórias, do segundo andar do museu. Retirar as obras da parede e colocá-las nos cavaletes possibilita um encontro mais próximo do público com os trabalhos, e o visitante pode caminhar entre as  obras, como em uma floresta de obras, que parecem flutuar no espaço. O espaço aberto, fluido e permeável oferece múltiplas possibilidades de acesso e de leitura, eliminando hierarquias e roteiros predeterminados. Os cavaletes de cristal, desenhados por Lina Bo Bardi (1914‐1992) — autora também do projeto do edifício —, foram introduzidos em 1968, na inauguração do museu na sede da avenida Paulista, aposentados em 1996 e trazidos de volta em 2015. A partir de então, a mostra permanece em constante modificação, como indica o título, com a entrada e saída de obras em razão de empréstimos, aquisições e rotatividades. As legendas, que trazem os dados das obras, foram posicionadas no verso dos cavaletes, pois a ideia original de Lina Bo Bardi era de que o primeiro encontro do visitante com os trabalhos fosse mais direto, livre de contextualizações e de informações de autoria, título e data. Também oferecemos uma planta-folheto com a localização e uma listagem das obras e seus autores, bem como a data em que foi realizada a última “transformação” na exposição. 
img-searched

Exposições

Acervo em transformação: mulheres à frente

Acervo em transformação é a exposição de longa duração que traz uma seleção de obras da coleção do MASP. A característica marcante da mostra é estar em constante modificação, com a entrada e saída de obras em razão de empréstimos, novas aquisições e rotatividade, por isso o seu título. Nesse sentido, oferecemos uma planta-folheto com a localização das obras e a data em que foi realizada a última “transformação”.
img-searched

Exposições

Acervo em transformação: Tate no MASP

Acervo em transformação é uma exposição de longa duração com uma pequena seleção de obras da coleção do MASP. O conjunto tem foco na arte figurativa, o que reflete a história do acervo e os interesses das primeiras aquisições do museu, por seu diretor-fundador Pietro Maria Bardi (1900-1999). Ao contrário das exposições permanentes de coleções de outros museus, a mostra Acervo em transformação, está em constante modificação, com entrada e saída de obras da exposição quase semanalmente em razão de empréstimos, novas aquisições e rotatividade de obras. Na perspectiva de uma pinacoteca viva e dinâmica, e levando em consideração algumas lacunas da coleção, a partir de 2018 o MASP desenvolve um intercâmbio com museus de todo o mundo. A cada ano, o museu mostrará uma seleção de obras de uma instituição parceira nos cavaletes de cristal, em diálogo com o seu acervo. Neste primeiro ano, o museu recebe por nove meses seis pinturas da coleção da Tate, em Londres, uma das mais importantes coleções de arte moderna e contemporânea na Europa. 

Até fevereiro de 2019, o MASP apresenta Acervo em transformação: Tate no MASP, uma espécie de exposição dentro da exposição. A seleção de obras da Tate reúne pinturas de artistas que trabalharam no Reino Unido e está alinhada com alguns interesses do museu pela produção de artistas mulheres [como Gwen John (1876-1939) e Sylvia Sleigh (1916-2010)], de artistas imigrantes [com Ibrahim El-Salahi, do Sudão, e Francis Newton Souza (1924-2002), da Índia], e por produções de artistas considerados autodidatas [como L. S. Lowry (1887-1976)]. O conjunto ainda inclui uma obra de Francis Bacon (1909-1992), grande referência na história da pintura figurativa. Com esse primeiro intercâmbio, o MASP reafirma seu compromisso de estimular leituras múltiplas, inclusivas e plurais em sua pinacoteca, mantendo-a sempre em transformação, agora em diálogo com alguns trabalhos da Tate. 

A pinacoteca com cavaletes de cristal é uma das características mais marcantes do MASP. O museu é o único no mundo a adotar esse sistema radical de expor quadros, concebido de maneira integrada para este edifício por Lina Bo Bardi (1914-1992), autora também do projeto da sede do museu na avenida Paulista, inaugurada em 1968. Nos cavaletes, as obras parecem suspensas no ar, e o visitante caminha por uma espécie de floresta de quadros. O gesto de retirar as pinturas da parede e colocá-las nos cavaletes aponta para a dessacralização das obras, tornando-as mais familiares e acessíveis ao público. Com essa perspectiva, as legendas informativas colocadas no verso das obras possibilita um primeiro encontro mais direto com elas, livre de sua identificação ou contextualização na história da arte. O público é assim levado a construir seus próprios caminhos, permitindo justaposições inesperadas e diálogos entre arte asiática, africana, brasileira e europeia. A galeria aberta, fluida, transparente e permeável oferece múltiplas possibilidades de acesso e leitura, elimina hierarquias, roteiros predeterminados, e desafia narrativas canônicas da história da arte. 
img-searched

Centro de pesquisa

Centro de pesquisa

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP