preload

Colaboração
com Escolas

Nas últimas décadas, as práticas educativas nos museus se ampliaram exponencialmente. Mesmo com particularidades, o modelo das visitas guiadas/mediadas/orientadas com duração média de 1h30 tornou-se o ponto em comum entre os diferentes projetos. Deste modo, visitas tornaram-se o fundamento da experiência pedagógica nos museus.

Escolas são comunidades com culturas próprias, que agregam alunos, funcionários, professores e familiares em relações de longa duração e com muitos formatos. Surge daí o desejo de construir, no MASP, uma relação pedagógica a partir de novas formas de colaboração, em uma perspectiva contemporânea e experimental.

O MASP busca colaborar com professores, educadores e estudantes de qualquer área, que busquem no museu uma experiência integrada aos seus próprios projetos pedagógicos. E o que a escola pode aprender com o museu ou o que o museu pode aprender com a escola? O museu consegue, assim como as escolas ou através delas, virar um espaço de encontro e ação comunitária? É possível fazer experimentações entre museu e escola que vão além de visitas às exposições?

Se você está vinculado a alguma escola ou centro educacional ou cultural, tem uma ideia e deseja propor uma colaboração de maior duração com o museu, escreva para agendamento@masp.org.br

Premissas

  • - Trabalhar em pequena escala, mas com o tempo ampliado;
  • - Valorizar a inteligência que surge das experiências sociais, histórias pessoais e do corpo;
  • - Integrar práticas pedagógicas e exposições não como fim, mas como meio;
  • - Possibilitar situações, mais do que projetos com resultados;
  • - Entender o museu como uma plataforma para a vida pública e a cidade.

Agendamento de grupos

Escolas e instituições devem reservar ingressos e sua circulação pelo museu mediante agendamento. Os responsáveis pelo agendamento devem planejar as visitas e conduzir os grupos pelas exposições.

O MASP não dispõe de guias ou mediadores para conduzir os grupos agendados, mas organiza visitas especiais para professores e educadores buscando auxiliar o preparo da vinda dos grupos. Para mais informações, acesse agendamento de grupos.