Em agosto, a série Música de Câmara 2015, da Sociedade de Cultura Artística, leva ao Masp o ambiente da corte de Versalhes. Experiementados instrumentistas brasileiros e talentos europeus emergentes se encontram no dia 12, às 21h, para um programa centrado no barroco francês, com obras de François Couperin, Marin Marais e Jacques Hotterre.
O grupo Os Músicos de Capella é mantido pelo Centro Cultural Pró Música de Juiz de Fora, Minas Gerais, formado pelos professores do departamento de Música Antiga do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora.
Seus integrantes são especialistas em instrumentos barrocos e interpretação histórica da música antiga, todos com carreira internacional. Liderados por Luis Otavio Santos, diretor artístico do Festival, os músicos utilizam instrumentos de época e técnicas de execução baseadas em pesquisas musicológicas que recuperam uma forma de tocar que se perdeu no tempo, ao longo dos séculos. Estanova visão, muito longe de se parecer com uma mera arqueologia musical, busca renovar o interesse e a compreensão que temos hoje em dia sobre as grandes obras musicais do passado, através de uma leitura não somente informada e especializada, mas, sobretudo apaixonada.
A pesquisa do grupo procura também trazer ao público contemporâneo compositores e obras pouco conhecidas do repertório europeu, bem como obras inéditas do período colonial brasileiro, estabelecendo uma ponte com o que era feito na Colônia e no Velho Mundo, do ponto de vista artístico.
No Masp, eles se apresentam com os violinistas Amandine Solano (França) e Alexey Fokin (Rússia), vencedores da edição de 2014 do Concurso Internacional Príncipe Francesco MariaRuspoli deMúsicaBarrocaeMusicologia, de Vignanello (Itália). O evento homenageia o príncipe Francesco Maria Ruspoli (1672-1731), grande mecenas que acolheu alguns dos maiores músicos de seu tempo, como ArcangeloCorelli, Georg Friedrich Handel e JacquesHottetere, e teve Antonio Caldara como mestre de capela.
PROGRAMA
Os Músicos de Capella
Luis Otavio Santos, direção e violino barroco
Natalia Chahin, flauta doce
Sergio Alvares, viola da gamba
João Guilherme Figueiredo, viola da gamba
Guilherme de Camargo, teorba
Diogo Rodrigues, guitarra barroca
A música na corte de Versalhes
François Couperin (1668-1733)
Sonata “La Sultanne”
Marin Marais (1656-1728)
La Sonnerie de Saint Genevieve du Mont de Paris
Jacques Hotteterre (1674-1763)
Sonata em trio em sol menor
Marin Marais (1656-1728)
Sonata “La Maresienne”
François Couperin (1668-1733)
“Imperiale”, suíte extraída de “Les Nations”