A Fukuda Cello Ensemble (FCE) faz no domingo 28 de Agosto, às 11 horas concerto no Auditório MASP Unilever, com entrada franca.
No concerto, a FCE apresenta um sugestivo e atraente programa, com obras arranjadas para orquestra de violoncelos bem como originais para a formação – assinadas por Beethoven, Mahler, Dvo?ák, Bizet, Fauré e David Popper.
Trânsito entre o erudito e o popular
Um dos grupos de formação do Instituto Fukuda, a Fukuda Cello Ensemble foi criada em 2006 por Ricardo Fukuda, a partir do desejo de sua classe de alunos de tocar e se apresentar em grupo.
Ricardo Fukuda, também violoncelista, atua como maestro preparador e como orientador da orquestra.
Integrada por doze jovens alunos de violoncelo do Instituto Fukuda, a FCE tem uma proposta jovem e dinâmica. Transita livremente entre o erudito e o popular, explorando as possibilidades técnicas, a ampla tessitura e os timbres do instrumento. O objetivo é o de ampliação e desenvolvimento da percepção da prática de conjunto.
Em sua trajetória a orquestra teve como maestro Sueldo Francisco e como solistas os violoncelistas Mauro Brucoli, Gabriel Martins (USA), Alec Fukuda, Jean Williams e Sandra Felix.
O repertório da Fukuda Cello Ensemble é bastante variado, composto por obras originais e por arranjos escritos para a formação. Destacam-se obras de J. S. Bach, Beethoven, Mozart, Michel Corrette, Warlock, Saint-Saëns, Haydn, Boccherini, Popper, Arvo Pärt, Penderecki, Piazzolla, Tchaikovsky e vários outros. Dentre os compositores brasileiros, destaque para obras de Villa-Lobos e Villani-Côrtes, Roberto Victorio e Said Bonduki. O repertório tem ainda composições da música popular, de compositores como Joe Hisaishi e bandas como Beatles e Apocalyptica.
Três grupos de formação
O Instituto Fukuda surgiu em 2008, do desejo de formalização e amplificação dos horizontes do ensino de instrumentos de cordas, através de Marcos, Ricardo e Márcia Fukuda.
Com raízes na Escola Fukuda – fundada há mais de quarenta anos por Yoshitame Fukuda – muitos de seus alunos ocupam atualmente cargos em
orquestras e universidades no Brasil e no exterior.
Sob a direção geral de Denise Fukuda, direção artística de Ricardo Fukuda e coordenação pedagógica de Violaine Mazel, o Instituto objetiva oferecer um ensino de qualidade e difundir a cultura musical através de cursos, palestras, workshops e concertos.
O Instituto Fukuda oferece cursos regulares de violino, viola, violoncelo, piano, musicalização infantil, música de câmara, música coral e ainda de teoria musical e história da música. Seus alunos participam de três grupos de formação, a Orquestra Infantil Kodomô, a Orquestra do Instituto Fukuda e o Fukuda Cello Ensemble.
PROGRAMA
L. v. Beethoven (1770-1827)
Sinfonia Nº 7, Op. 92, 2º mov., Allegretto
G. Mahler (1860-1911)
Sinfonia Nº 1 “Titã”, 3º mov., Feierlich und gemessen, ohne zu schleppen
A. Dvo?ák (1841-1904)
Sinfonia Nº 7, Op. 70, 3º mov., Scherzo: Vivace - Poco meno mosso
A. Dvo?ák (1841-1904)
Rondo, Op. 94
Solista: Patricia Vanuci
G. Bizet (1838-1875)
Suite Carmen
G. Fauré (1845-1924)
Élégie, Op. 24
Solista: Violaine Mazel
D. Popper (1843-1913)
Polonaise de concerto, Op. 14
Instituto Fukuda de Música
www.institutofukuda.com.br
tel. 5083-4913
institutofukuda@gmail.com
www.facebook.com/institutofukuda
SERVIÇOS
Local: Auditório MASP Unilever
Horário: 28 de agosto às 11h
Ingressos: Gratuito
Endereço: Av. Paulista, 1578, São Paulo, SP
Tel.: (11) 3149-5959
Acessível a deficientes, ar condicionado.
Capacidade: 374 lugares (vagas especiais para cadeirantes)