Os Grupos Musicais Infantis e Juvenis do Guri foram criados em 2009 para o desenvolvimento de atividades artístico-pedagógicas com os alunos do programa.
Atualmente existem dez grupos musicais: Banda Sinfônica Infanto-Juvenil, Banda Sinfônica Juvenil, Big Band Infanto-Juvenil, Camerata de Violões Infanto-Juvenil, Coral Infantil, Coral Juvenil, Grupo de Choro Infanto-Juvenil, Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil, Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil, além do Coral de Familiares.
Participam do projeto cerca de 390 crianças e adolescentes com idades entre 8 e 19 anos, alunos de diferentes polos de ensino localizados na Região Metropolitana de São Paulo que ensaiam todos os sábados na sede do Programa Guri e no polo Júlio Prestes. Nesses encontros, os alunos assistem aulas e master classes e contam com a presença de regente e músicos profissionais. Cerca de 40 pais e responsáveis que acompanham os alunos nos ensaios e formam o Coral de Familiares também se encontram semanalmente.
ORQUESTRA SINFÔNICA INFANTO-JUVENIL DO GURI
A Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil, criada em 2011, desenvolve uma série de atividades artístico-pedagógicas com alunos com idades entre 11 e 18 anos selecionados, por meio de audições, dentre os estudantes de todos os polos do Programa.
Sob regência de George Stelluto, fez sua estreia oficial em 2012. Luis Gustavo Petri, Lutero Rodrigues, Emiliano Patarra e Ricardo Appezzato também desenvolveram trabalhos com o grupo, que já realizou série de concertos em importantes espaços culturais como Masp, Museu da Casa Brasileira e Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, além de participar do Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba. Também se apresentou na entrega do prêmio Itaú-Unicef (2011-2012), integrou o Especial de Fim de Ano da TV Cultura em 2012, da 3ª edição do Prêmio Ernani de Almeida Machado, em 2014, com a Abertura 1812, de Piotr Ilitch Tchaikovsky.
Cláudio Cruz regente convidado
Iniciou-se na música com seu pai, o luthier João Cruz, posteriormente recebeu orientações de Erich Lenninger, Maria Vischnia (violino) e Olivier Toni (teoria e regência). Foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), Prêmio Carlos Gomes, Prêmio Bravo, Grammy Awards, entre outros. Nos últimos anos, regeu a Orquestra de Câmara de Osaka, Orquestra de Câmara de Toulouse, Orquestra Sinfônica de Avignon, Northern Sinfonia (Inglaterra), a Sinfonia Varsovia, New Japan Philharmonic, Hyogo Academy Orchestra, Hiroshima Symphony (Japão), Svogtland Philharmonie (Alemanha), Jerusalem Symphony Orchestra, entre outras. Atuou como diretor artístico e regente nas montagens das óperas Lo Schiavo e Don Giovanni em Campinas, Rigoletto e La Boheme, em Ribeirão Preto. Na temporada 2014, regerá no Brasil: a Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo, Orquestra do Estado de São Paulo (Osesp), Orquestra Sinfônica de Curitiba, Ópera, Balet e concertos sinfônicos em Ribeirão Preto, além de concertos em agosto no Festival Berlioz na França, em Amsterdam, em Israel, entre outros. De 1990 a 2012, ocupou o cargo de Spalla da Osesp. Atualmente, é o regente e diretor musical da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.
Sobre o Guri – capital e grande São Paulo
O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o programa proporciona uma educação musical de qualidade aliada a uma intervenção social transformadora. Para mais informações, acesse o site oficial.
Sobre a Santa Marcelina Cultura
Criada em 2008, a organização social Santa Marcelina Cultura administra dois programas de educação musical do Governo de São Paulo: o Guri, na capital, – com seus Grupos Infanto-Juvenis e a série Horizontes Musicais – e a Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim) – com seus Grupos Jovens, Ópera Estúdio, Núcleo de Música Antiga e Camerata Aberta. Também foi responsável pelo Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão nas edições 2009, 2010 e 2011. Tem como objetivo criar um ciclo virtuoso para a formação musical na Região Metropolitana de São Paulo, integrado a um sólido projeto de inclusão sociocultural, como meio de realizar sua missão: formar pessoas – para a vida, a família e a sociedade.
Informações Comunicação Guri
Tel: 3585- 9855/9857
Renata Franco (renata.franco@santamarcelinacultura.org.br)
Vivian Cunha (vivian.cunha@santamarcelinacultura.org.br)
Informações para a imprensa:
Assessoria Guri - Conteúdo Comunicação
Tel: 5056-9800 / 9837
Luciano Pereira (luciano.pereira@conteudonet.com) 99585-8236
Roberta Montanari (roberta.montanari@conteudonet.com) 99967-3292