Palestrante: Cássio Fernandes
A palestra irá traçar um breve panorama do surgimento e evolução da representação pictórica da figura humana em Florença e Veneza, entre os séculos 15 e 16, levando em consideração sua diversidade de modelos e tendo como base as culturas locais e suas capacidades artísticas. De um lado, o desenvolvimento da tradição florentina, desde a representação de personagens ilustres como observadores de cenas sacras e históricas, nos afrescos de igrejas e palácios, imortalizados pelas mãos de Masaccio, Filippo Lippi, Benozzo Gozzoli, Domenico Ghirlandaio, até o predomínio do retrato individual, marcado inicialmente pelas obras de Leonardo e Rafael. De outro lado, o mundo veneziano, sob a égide da medieval figura dos Doges, modificada pela influência da pintura flamenga a partir de Antonello da Messina, seguindo com os irmãos Bellini, com Giorgione, até a obra de Ticiano.
Cássio Fernandes é professor adjunto do Departamento de História da Arte e do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo, onde atua na área de História e Historiografia da Arte e da Cultura no Renascimento. Tem doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (com estágio de pesquisa na Scuola Normale Superiore di Pisa – Itália). Organizou e traduziu para o português do livro O retrato na pintura italiana do Renascimento, de Jacob Burckhardt (editora da UNICAMP e editora da UNIFESP, 2012).
As palestras são gratuitas, das 11h-13h, com retirada de senha na bilheteria do museu a partir das 10h30. No Grande Auditório do MASP.