A Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri recebe como convidado o maestro holandês Leonard Evers, em concertos que contam ainda com a participação de alunos da EMESP Tom Jobim e integrantes da Orquestra Jovem do Estado.
Repertório
ANTONÍN DVORÁK (1841-1904)
Primeiro Movimento da Sinfonia nº 9, Do Novo Mundo
LEOPOLDO MIGUEZ (1850-1902)
Notturno (arr. Marijn van Prooijen)
HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)
Primeiro movimento da Sinfonietta
WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791)
Abertura de A Flauta Mágica
CHIEL MEIJERING (1954)
Caixa de Doces
CLAUDIO MONTEVERDI (1567-1643)
Amor Dove mi Guidi (arr. Leonard Evers)
CHRISTOPH WILLIBALD GLUCK (1714-1787)
Orfeo Suite (arr. Konrad Koselleck)
MILTON NASCIMENTO (1942)
Vera Cruz (arr. Damiano Pascarelli)
JEAN-LUC PONTY (1942)
Jig (arr. Ben Mathot)
VÁRIOS
Hits Brasileiros (arr. Peter Keijsers)
GEORGES BIZET (1838-1875)
Abertura de Carmen
Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil
A orquestra sinfônica é a mais complexa formação instrumental da música ocidental. Em suas fileiras, ela combina naipes de diferentes famílias – cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), madeiras (flauta, clarinete, fagote e oboé), metais (trompa, trompete, tuba e trombone) e percussão. Sua forma, porém, é flexível, e pode mudar de acordo com o repertório. É comum que orquestras alterem sua formação ao longo de um concerto, atendendo a exigências de cada peça, podendo adicionar ou suprimir instrumentos ou até seções inteiras.
Na Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri, os alunos, com idades entre 11 e 18 anos, têm acesso a um vasto e complexo universo de formas de fazer música. Seu desenvolvimento artístico-pedagógico abarca um amplo espectro musical, que vai desde o consagrado repertório sinfônico europeu e americano, a incursões por peças operísticas, populares e contemporâneas. E o aprofundamento dessa experiência conta também com professores, regentes e instrumentistas convidados, cuidadosamente selecionados para proporcionar aos estudantes uma interação rica e proveitosa que lhes dê ferramentas para trilhar seu próprio caminho musical, tanto no palco – solo ou em conjunto – quanto na sala de aula.
Leonard Evers, regente convidado
Nascido em 1985, em Heerlen, na Holanda, Leonard Ever se graduou com honras em composição e arranjos no Conservatório Cordarts de Roterdã. Sua música conta com elementos de jazz, world music e música contemporânea. Suas peças para orquestra, coral, jazz, teatro e filmes já foram apresentadas por grupos importantes, como a Orquestra Real do Concertgebouw (Holanda). Desde 2013, Leonard é regente e diretor artístico do Ricciotti Ensemble, de Amsterdã, cujo objetivo é levar música sinfônica de qualidade para locais inusitados onde o gênero não costuma ser apresentado, como ruas, praças e outros lugares.
São Paulo
Data: 08 de junho
Horário: 16h
Local: MASP Auditório
Endereço: Av. Paulista, 1578 - Bela Vista, São Paulo - SP
Ingressos: Gratuito
Duração: 90 minutos (aproximadamente)
Classificação indicativa: Livre