Encerrando a temporada em grande estilo, a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri se apresenta sob a batuta de Emmanuele Baldini. Um dos principais músicos em atividade no país, o italiano é, além de maestro e violinista, spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. A apresentação tem ainda a participação de alunos da EMESP Tom Jobim.
A orquestra sinfônica é a mais complexa formação instrumental da música ocidental. Em suas fileiras, ela combina naipes de diferentes famílias – cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), madeiras (flauta, clarinete, fagote e oboé), metais (trompa, trompete, tuba e trombone) e percussão. Sua forma, porém, é flexível, e pode mudar de acordo com o repertório. É comum que orquestras alterem sua formação ao longo de um concerto, atendendo a exigências de cada peça, podendo adicionar ou suprimir instrumentos ou até seções inteiras.
Na Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri, os alunos, com idades entre 11 e 18 anos, têm acesso a um vasto e complexo universo de formas de fazer música. Seu desenvolvimento artístico-pedagógico abarca um amplo espectro musical, que vai desde o consagrado repertório sinfônico europeu e americano, a incursões por peças operísticas, populares e contemporâneas. E o aprofundamento dessa experiência conta também com professores, regentes e instrumentistas convidados, cuidadosamente selecionados para proporcionar aos estudantes uma interação rica e proveitosa que lhes dê ferramentas para trilhar seu próprio caminho musical, tanto no palco – solo ou em conjunto – quanto na sala de aula.
Até dezembro, serão mais de 60 concertos gratuitos dos 10 Grupos Infantis e Juvenis do Guri (Orquestra Sinfônica, Banda Sinfônica Juvenil e Infanto-Juvenil, Orquestra de Cordas, Coral Juvenil, Coral Infantil e Coral de Familiares, Big Band, Regional de Choro e Camerata de Violões), em diversos espaços da capital e da grande São Paulo, como unidades do CEU, igrejas e museus como o Masp e a Pinacoteca.
Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura nessas praças.
A Santa Marcelina Cultura conta com o patrocínio de parceiros que acreditam no poder transformador da música para a formação dos jovens brasileiros, como o Bank Of America Merrill Lynch, Grupo Verzani & Sandrini, Sabesp, Chiesi Farmacêutica, escritório de advocacia Machado Meyer e Bank New York Mellon, todas por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Serviço:
Local: MASP Auditório
Data: 2 de dezembro
Hora: 16h00
Ingressos: Gratuito
Distribuição de senhas duas horas antes na bilheteria do Museu