MASP

18a. EDIÇÃO

12.8 - 3.10.2010

A Coleção Pirelli/MASP de Fotografia chega a sua 18ª edição com 70 obras de 20 fotógrafos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pará, além do norte-americano George Leary Love, que atuou em São Paulo dos anos 60 aos 90 e receberá homenagem póstuma ao lado de Luiz Hossaka, fotógrafo do MASP desde os anos 50 e membro da Comissão Organizadora da Coleção. A nova edição prioriza o lado autoral de fotógrafos publicitários, fotojornalistas e um cineasta.

Desde sua criação, em 1990, a Coleção traz artistas com representação e influência significativas na fotografia brasileira, escolhidos por uma comissão formada por Boris Kossoy, Thomaz Farkas, Rubens Fernandes Junior, Mario Cohen e Piero Sierra. Nesta edição os fotógrafos Luiz Braga, do Pará, e Aristides Alves, da Bahia, foram convidados a indicar os artistas de seus estados: os paraenses Alberto Bitar, Octávio Cardoso, Mariano Klautau Filho, Alexandre Sequeira e Guy Veloso – este último, fotógrafo selecionado para a 29ª Bienal de São Paulo com a série documental Penitentes – e os baianos Anizio Carvalho, Iêda Marques, Bauer Sá e Maria Sampaio - fotógrafa e escritora falecida em junho passado.

A fotografia paulistana traz, nesta edição, o publicitário Ricardo Barcellos, a fotojornalista Marlene Bergamo e Gustavo Lacerda, com obras da série Albinos, de 2009. O uso de recursos tecnológicos na fotografia está contemplado pelo trabalho dos fotógrafos Rafael Jacinto, Pio Figueroa e João Kehl e da produtora Carol Lopes, do estúdio Cia da Foto.

Márcio Rodrigues e Marco Mendes, dupla de fotógrafos do Lumini, premiado estúdio fotográfico de Minas Gerais, apresentam trabalhos individuais. E o cineasta carioca Ivan Cardoso dá ao público a oportunidade de ver seu trabalho por trás de outras lentes que não as das câmeras super-8.

Em sua 18ª edição, a Coleção Pirelli/MASP presta homenagem a dois fotógrafos:

Luiz Sadaki Hossaka (1928-2009):
Fotógrafo, museólogo e membro da comissão da Coleção Pirelli-MASP até seu falecimento. Trabalhou no MASP desde o início dos anos 50, onde aprendeu a fotografar. Grande parte da documentação histórico-fotográfica do museu foi feita por Hossaka durante os mais de 50 anos em que trabalhou na instituição.

George Leary Love (1937-1995):
Fotógrafo americano que se mudou para São Paulo em 1966. Colaborou com a difusão da fotografia de expressão pessoal no Brasil durante os anos 70 e 80. Desde 1992 a Coleção já possui três fotos do artista. Porém a oportunidade única de obtenção de um lote de 13 obras chamou a atenção da comissão pela possibilidade de lembrar este fotógrafo e constituir no MASP um conjunto que revela todo seu experimentalismo e liberdade.

Novo endereço da Coleção Pirelli/MASP na Web
Com mais de mil obras de mais de 300 artistas, a Coleção Pirelli/MASP de Fotografia poderá agora ser acessada em sua totalidade no novo endereço da Coleção, em http://www.colecaopirellimasp.art.br. No site é possível pesquisar todas as obras, biografias, temas, catálogos, edições anteriores, artigos e até mesmo visitar exposições virtuais específicas da coleção.

As duas décadas da Coleção Pirelli/MASP
“Este ano a Coleção completa 20 anos de trabalhos, um marco importante de nossa longa parceria com uma das mais importantes instituições culturais do país, o MASP. É um exemplo do comprometimento da Pirelli com o desenvolvimento cultural do Brasil”, diz Mario Batista, diretor de Assuntos Corporativos da Pirelli. A chegada à 18ª edição confirma a validade do modelo de atuação: um conselho independente, formado por profissionais de renome da fotografia no Brasil, entre os quais Boris Kossoy, Thomaz Farkas, Rubens Fernandes e Mario Cohen, seleciona anualmente um conjunto de obras que são doadas ao MASP.

O objetivo principal da Coleção Pirelli/MASP de Fotografia é formar um panorama da fotografia contemporânea brasileira a partir dos anos 40-50, portanto, cada edição é pensada de forma a contemplar os trabalhos mais significativos nesse grande mosaico que é a linguagem fotográfica e a sua evolução nos mais diferentes campos. O acervo da Coleção conta com mais de mil obras de cerca de 300 fotógrafos representantes de todas as regiões do país.

O conjunto tem a virtude de reunir nomes consagrados, investir em talentos emergentes e também dar destaque a grandes fotógrafos dos quais se perdeu a memória,  mas que foram importantes  para a história da fotografia no Brasil. O resultado é uma coleção que contempla tanto o fotojornalismo, quanto foto de estúdio e a fotografia de expressão pessoal.

Serviço Educativo
Como nas mostras compostas por obras do acervo e nas exposições temporárias realizadas pelo MASP, a Coleção Pirelli/MASP terá um programa educativo elaborado especialmente para atender aos visitantes, professores e alunos de escolas das redes pública e privada. As visitas orientadas são realizadas por uma equipe de profissionais especializados. Informações: 3251 5644, ramal 2112.