MASP

Joseca Yanomami: desenhos

29.7–30.10.2022

Joseca Yanomami é um artista visual integrante da comunidade Watoriki, da Terra Indígena Yanomami no rio Uxi u, em Roraima. Participou de exposições na Fundação Cartier, em Paris, e no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo — na mostra Histórias mestiças, curada por Adriano Pedrosa e Lilia Moritz Schwarcz. Os desenhos do artista representam elementos e histórias da vida, do cotidiano, do contexto e da cosmologia Yanomami. 

A mostra do MASP reunirá um conjunto extraordinário de 93 desenhos, a grande maioria da obra em papel produzida até hoje pelo artista, doados ao museu por Clarissa Tavares, em 2021. As obras corroboram com a missão do museu de ser uma instituição mais diversa, inclusiva e plural em sua política de acervo, que procura preencher lacunas históricas da coleção, e revelam o interesse especial do MASP nas Histórias indígenas, antecipando o ano de 2023 que será dedicado ao tema na programação. 

Um catálogo será publicado com a reprodução de todas as obras, e ensaios de especialistas especialmente comissionados para a ocasião.

Curadoria: Adriano Pedrosa, diretor artístico, David Ribeiro, assistente curatorial