MASP

Sala de vídeo: Babette Mangolte

13.10-8.11.2020

Babette Mangolte (França, 1941) estudou na Escola de Cinema e Fotografia de Paris. Em 1970, instala-se em Nova York, cidade onde vive e trabalha atualmente. Ali dá início a um trabalho de documentação fílmica e fotográfica das cenas performática e coreográfica locais, com nomes como Steve Paxton, Yvonne Rainer, Simone Forti, Trisha Brown e outros integrantes do Judson Dance Theater, além de outros artistas como Robert Whitman, Stuart Sherman, Robert Morris e Joan Jonas.

A partir de meados dos anos 1970, Mangolte desenvolve uma linguagem cinematográfica baseada na subjetividade da câmera, no papel central do espectador no dispositivo e na relação do corpo humano com o espaço. Nos anos 1980, continua esse trabalho e participa ativamente da definição e construção de um arquivo de performances a fim de inscrevê-las em tempos e contextos determinados.

A seleção de filmes que apresentamos nesta exposição tem como foco seu interesse pela dança e pelo movimento do corpo, sobretudo dois projetos realizados a partir do trabalho de Yvonne Rainer.

Outras fotografias e vídeos de Babette Mangolte podem ser vistas na exposição Trisha Brown: coreografar a vida, instalada no primeiro andar do MASP.

CURADORIA Maria Inês Rodríguez, curadora-adjunta de arte moderna e contemporânea, MASP

Babette