Aula 1 – 01.10.2025
O PÓS-MODERNISMO E DEPOIS
Apresenta as características gerais da chamada arquitetura pós-modernista, em suas versões historicista e pop, buscando compreender o contexto em que se dá o debate sobre o pós-modernismo no Brasil e suas especificidades com relação ao debate internacional.
Aula 2 – 08.10.2025
DEU EM VÃO?
Apresenta interpretações divergentes e conflitantes sobre a suposta resiliência da chamada “arquitetura moderna brasileira”. Faz isso tomando como marco dois projetos específicos e as discussões que suscitaram à época: o Museu Brasileiro de Escultura/MuBE, de Paulo Mendes da Rocha (1986-1992) e projeto para o Pavilhão Brasileiro na Expo 92 em Sevilha, de Angelo Bucci e Alvaro Puntoni (1991).
Aula 3 – 15.10.2025
AINDA MODERNO?
Apresenta e discute a suposta pertinência do ideário moderno na produção brasileira dos anos 2000, conforme sintetizada na exposição Ainda moderno? Arquitetura brasileira contemporânea, concebida e organizada por Lauro Cavalcanti e André Correia do Lago.
Aula 4 – 29.10.2025
ARQUITETURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA – UM RECORTE
Apresenta e interpreta projetos representativos da produção brasileira atual, com destaque para os trabalhos de SPBR, Grupo SP, MMBB, Metro, Arquitetos Associados, Carla Juaçaba, Messina & Rivas, GRU.A, Juliana Ayako, Victor Garcez & Juliana Sicuro, Venta, Gávea, Estúdio Chão, dentre outros.
Otavio Leonidio é arquiteto e urbanista (USU, 1994) e doutor em História (PUC-Rio, 2005), com pós-doutorados no Departamento de Literatura Comparada da Universidade de Stanford (2012, bolsista CNPq) e no Departamento de Filosofia da UFRJ (2023-24). É Professor Associado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e dos programas de pós-graduação em Arquitetura e em História Social da Cultura da PUC-Rio. Como docente e pesquisador, atua nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, História Social da Cultura e Teoria e História da Arte. Autor, entre outros, de Carradas de Razões. Lucio Costa e a Arquitetura Moderna Brasileira (Loyola/PUC-Rio, 2005), Espaço de Risco (Romano Guerra, 2016) e Objeto impróprio. Arte, política e o contemporâneo (Numa/PUC-Rio, 2024).