O curso "Arte, cuir, resiliência e contracolonialidade" oferece uma exploração da arte queer no contexto brasileiro, abordando não apenas suas manifestações artísticas, mas também os desafios e resistências a serem enfrentados. A partir de uma análise crítica, o programa se propõe a desconstruir as perspectivas tradicionais sobre a arte nacional, adotando uma postura resoluta na desnormalização e na promoção de narrativas que ampliem a compreensão da diversidade artística e da cultura brasileira.
Ao adotar uma perspectiva ensuleada, o curso não apenas busca oferecer uma leitura panorâmica da arte queer, mas também se compromete com a construção de um ambiente acadêmico que promova a resiliência e a contracolonialidade. Valorizando a pluralidade de vozes e experiências, a proposta é contribuir para uma compreensão mais rica e inclusiva da Arte Brasileira, estimulando reflexões críticas sobre as normas estabelecidas e fomentando o diálogo em torno da resiliência e resistência presentes na expressão art cuir.
IMPORTANTE
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os alunos após a inscrição.
----
O MASP, por meio do apoio da VR, oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino.
Aula 1 - 15.2.2024
Arte e teoria cuir
Aula Inicial sobre teoria cuir, contracolonialidade e o lugar das produções nessa perspectiva na narrativa de arte brasileira.
Aula 2 - 20.2.2024
Jota Mombaça
Nessa aula debatermos a obra de Jota Mombaça ou Monstra Errátik e Mc K-trina. Analisaremos seus escritos assim como a produção artística visual. Buscaremos compreender como estabelece interconexões entre monstruosidade e humanidade, estudos cuir, diáspora, violência e resiliência, justiça anticolonial, ficção visionária.
Aula 3 - 22.2.2024
Emerson Uýra
Nesse terceiro encontro nos debruçarmos acerca da obra de Emerson Uýra, artista indígena, paraense e que se declara Dois Espíritos. Observaremos suas performances que por meio da estética drag queen estabelece uma forte relação com a natureza.
Aula 4 - 27.2.2024
Castiel Vitorino
Nessa aula nos debruçarmos acerca da obra de Castiel Vitorino Brasileiro. Investigaremos os trânsitos de sua obra que navega por temas como psicologia, cultura e espiritualidade Bantu, sexualidade, colonialidade etc.
Aula 5 - 29.2.2024
Narrativas Plurais na Arte Contemporânea
Nesta aula, exploraremos a transformação narrativa na arte brasileira, impulsionada por abordagens curatoriais, museológicas e historiográficas inovadoras, influenciadas por uma perspectiva literária contracolonial.
Kleber Amancio é professor de História, Teoria, Crítica e Curadoria de Arte do Centro de Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do mestrado profissional em História da África, da diáspora e dos povos indígenas pela mesma instituição. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), e visiting researcher na Harvard University. Pesquisador da linha Escravidão e Invenção da liberdade na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e lidera o Grupo de pesquisa História e Cultura Afro-Atlântica na UFRB.