Aula 1 - 21.05.2025
A ORIGEM COMUM DA ARTE E DA ECOLOGIA
Análise do legado de Francisco de Assis para a concepção de ecologia, para a invenção da perspectiva e para a conceituação de artes do desenho. Reflexão sobre o sistema acadêmico europeu e a legitimação da arte da paisagem. Abordagem do fenômeno do turismo pitoresco e do surgimento do Impressionismo a partir da produção de paisagens pitorescas.
Aula 2 - 28.05.2025
VISITA ÀS EXPOSIÇÕES DE RENOIR E DE MONET
Visita à exposição Pierre-Auguste Renoir. Análise do uso de materiais industriais nos quadros de Renoir e de sua técnica proveniente do trabalho em manufaturas. Visita à exposição “A ecologia de Monet”. Análise do caráter pitoresco dos quadros de paisagem de Monet.
Aula 3 - 04.06.2025
VISITA À EXPOSIÇÃO DE HULDA GUZMÁN.
Análise do lazer ao ar livre como formador do imaginário sobre a natureza para as populações urbanas globalizadas. Visita à exposição Hulda Guzmán convidou a natureza gentilmente. Análise do caráter pitoresco das obras de Guzmán.
Aula 4 - 11.06.2025
VISTA À EXPOSIÇÃO DE FRANS KRAJCBERG
Análise do início da sociedade de consumo, na década de 1950. Reflexão sobre o sentido econômico da crise ecológica. Visita à exposição Frans Krajcberg: reencontrar a árvore. Análise da formação de sua arte após a Segunda Guerra e do ativismo de Krajcberg no Brasil.
Felipe Chaimovich é doutor em filosofia pela USP e livre docente em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Museu de Arte Contemporânea da USP. Atua em história da arte, crítica de arte e curadoria. Foi curador do Museu de Arte Moderna de São Paulo de 2007 a 2019. Em 2007, foi curador da exposição Jardim do Poder, no CCBB-Brasília. Em 2008, organizou a mostra de Frans Krajcberg na Oca, pelo MAM-SP. Em 2010, foi curador do Festival Internacional de Jardins no Ibirapuera e da mostra Ecológica, no MAM-SP. É autor de A galeria brasileira de 1889 como origem das artes visuais na Semana de Arte Moderna, em Modernismos 1922-2022 (Companhia das Letras, 2022).