Aula 1 - 03.11.2025 PRESENCIAL I Exotismo e discursos coloniais
Neste encontro trabalharemos o conceito de exotismo e os discursos coloniais a ele vinculados, refletindo sobre seus impactos na sociedade e na arte.
Atividade: VISITA À EXPOSIÇÃO NO MASP
Aula 2 – 10.11.2025 I Paisagem e extrativismo
Discutiremos como o colonialismo coincide com o surgimento da paisagem na cultura ocidental, seja enquanto conceito abstrato como gênero pictórico. A paisagem, na tradição europeia, implica tanto representar quanto dominar o território.
Aula 3 - 17.11.2025 I Animais na Arte
Esta aula investiga o papel dos animais na construção de sentidos na arte, analisando como a presença — material ou representada — de seres não humanos nas obras reflete relações de poder, sistemas de crença, saberes científicos e imaginários culturais.
Aula 4 - 24.11.2025 I Arte, ciência e ecologia nos séculos 18 e 19
Com o desenvolvimento da ciência moderna, a visualização da natureza muda consideravelmente. Esta aula será dedicada ao surgimento da sensibilidade ecológica moderna e contemporânea e seu relacionamento com debates científicos do período.
Patricia D. Meneses é professora livre-docente da Universidade Estadual de Campinas. Ela obteve o seu doutorado em história das artes visuais na Universidade de Pisa (2009). Lecionou como professora visitante na Universidade Tufts (EUA) e na Universidade de Siegen (Alemanha). Tem várias publicações sobre arte da primeira modernidade, teoria da história da arte e relações entre arte e ciência, como Arte Não Europeia. Conexões historiográficas a partir do Brasil (Estação Liberdade 2020), e A imagem como experimento. Debates contemporâneos sobre o olhar (Milfontes 2021). Atualmente, a sua pesquisa centra-se nas ligações entre arte, ciência e ecologia no século 19.
Janaína Fonseca é mestre no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Estuda a representação e circulação da flora e fauna do continente americano na Europa por meio da série dos Quatro Elementos (1566) pintada por Giuseppe Arcimboldo (1526-1593) com abordagem transcultural. Realizou estágio de pesquisa na Universidade de Sevilha na Espanha com financiamento FAPESP. Atualmente é professora de História no colégio SESI Sumaré.