MASP

Introdução à história da arte pelo acervo do MASP

Horário
19H – 21H
Duração do Módulo
6 – 10.2.2023
SEGUNDA A SEXTA
5 AULAS (PRESENCIAL)
Investimento
PÚBLICO GERAL
5X R$ 96
AMIGO MASP
5X R$ 81,60
*valores parcelados no cartão de crédito
Professores
Juliana Ferrari Guide

O objetivo do curso é apresentar dimensões das muitas histórias da arte que se desenham a partir das obras do acervo, além de colaborar para o desenvolvimento de um olhar atento e consciente para elas. A abrangência do acervo do MASP permite com tranquilidade um estudo amplo e diversificado da História da arte a partir de suas obras. Essa amplitude reflete a própria história do museu, da aquisição de obras que compõem o cânone da arte europeia, passando pela valorização da arte brasileira e popular e chegando aos recentes esforços para diversificar e ampliar o acervo – estes corporificados pelos grandes ciclos expositivos como Histórias afro-atlânticas, Histórias das mulheres, histórias feministas, Histórias brasileiras e o atual Histórias indígenas. O objetivo do curso é portanto apresentar dimensões das muitas histórias da arte que se desenham a partir das obras do acervo, além de colaborar para o desenvolvimento de um olhar atento e consciente para elas.

As aulas serão ministradas presencialmente no MASP. Não haverá disponibilização de gravações. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.

ATENÇÃO
VAGAS ESGOTADAS

Planos de aulas

Aula 1 – 6.2.2023
Renascimento ao Barroco

No primeiro encontro, serão apresentados alguns elementos centrais da tradição da arte europeia a partir de sua constituição nos períodos do Renascimento e do Barroco. Para tanto serão mobilizados artistas importantes do acervo do MASP, como Perugino, Rafael, Tiziano, Rubens, Rembrandt e Velásquez.

Aula 2 – 7.2.2023
Séculos 18 e 19

No segundo encontro, serão abordadas as modificações ocorridas entre o século 18 e o século 19, a partir de obras de Fragonard, Ingres, Delacroix, Courbet e Manet.

Aula 3 – 8.2.2023
De Monet a Matisse 

No terceiro encontro, serão tratadas as importantes e profundas inovações da segunda metade do século 19 em diante. Serão abordados, a partir do acervo, Monet, Renoir, Van Gogh, Cézanne, Picasso e Matisse.

Aula 4 – 9.2.2023
Arte moderna brasileira

Visita guiada ao acervo do MASP para visualizar o conteúdo das 3 primeiras aulas – duração de 1h.
No quarto encontro, serão tratados os artistas fundamentais para a história da arte brasileira, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Portinari, Di Cavalcanti e Volpi.

Aula 5 – 10.2.2023
Arte contemporânea
 
Visita guiada ao acervo do MASP - duração de 1h.
No quinto encontro, serão abordadas a multiplicidade e a expansão de suportes, sujeitos e concepções que caracteriza a produção contemporânea. O percurso será feito a partir de obras de artistas do acervo como Rosana Paulino, Flavio Cerqueira, Denilson Baniwa, Guerrilla Girls, entre outros.
 

Coordenação

Juliana Ferrari Guide é mestre em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio de pesquisa na Itália através de Programa Santander de Bolsas de Mobilidade Internacional. Suas pesquisas se centram em pintura italiana do século XVII, iconografia de heroínas femininas e pintoras italianas dos séculos XVI-XVII. Atualmente é professora de História da Arte no MASP Escola, atuando em cursos de temáticas variadas como Renascimento italiano, mulheres artistas, representação de heroínas femininas, arte moderna brasileira e vestuário e representação de pessoas negras na pintura europeia do início da Era Moderna.

Conferencistas