MASP
logo-MASP Masp Escola
  • Ingressos
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • Férias no MASP
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas na arte moderna
    • Práticas em Arquitetura e Urbanismo
    • HISTÓRIAS DA ARTE
    • Práticas Expositivas
    • Estudos Críticos
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Contato
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Reflorestar o Imaginário: perspectivas indígenas antirracistas

Horário
19H - 21H
Duração do Módulo
6, 7, 8 e 9.10.2025
Investimento
PÚBLICO GERAL  5X R$ 90,00
AMIGO MASP  5X R$ 76,50
Professores
Geni Núñez
Inscreva-se
Compartilhe
Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública
O objetivo do curso é contribuir para que haja uma maior aproximação entre os debates acerca das emergências climáticas e as lutas antirracistas. Para isso, cada aula irá abordar uma dimensão deste processo, a começar pela introdução de noções como colonização, descolonização, natureza, cultura, humano e animal. Na segunda aula, a ênfase será sobre perspectivas indígenas antirracistas sobre branquitude e etnogenocício, ressaltando suas interações. Já no terceiro encontro, a categoria “violência” será o eixo de debate. Como pensar reparações das violências que não reproduzam a própria violência? O que é entendido como violência? Essa e outras questões serão tematizadas na aula. No quarto momento, a ênfase será sentir-pensar através das artes todos os demais temas anteriormente discutidos. A questão neste último encontro será: as artes podem auxiliar o reflorestamento do imaginário? Se sim, de que maneira? As aulas serão expositivo-dialógicas e terão como fontes e referências documentos como as cartas jesuíticas, bulas papais e intelectuais como Jera Guarani, Frantz Fanon, Mestre Bispo e Judith Butler. 

IMPORTANTE | 

As aulas serão ministradas presencialmente no MASP. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.

Planos de aulas

Aula 1 - 06.10.2025 | Uma introdução sobre o tema da descolonização e seus binarismos 
A partir dos registros presentes em cartas jesuíticas e referências de autoria guarani, nesta aula as discussões serão referentes à colonização e seus efeitos, dentre os quais, a binarização do mundo em humano e animal, natureza e cultura, selvagem e civilizado, mente e corpo, dentre outros.

Aula 2 - 07.10.2025 | Perspectivas indígenas antirracistas
O que as perspectivas indígenas têm a contribuir no debate sobre luta antirracista e emergências climáticas? Por meio de referências indígenas, sobretudo de autoria guarani, o encontro irá abordar temas como branquitude e etnogenocício.

Aula 3 - 08.10.2025 | A questão da (não) violência 
Neste encontro, o tema condutor será a questão da (não) violência, a começar por um esforço de refletir sobre o que conta ou não como violento, repensando inclusive a influência política que envolve estas fronteiras. Além disso, o convite será refletir sobre os paradoxos e desafios de práticas que busquem não repetir e perpetuar outras violências.

Aula 4 - 09.10.2025 | Reflorestamento do imaginário
Partindo do pressuposto de que a tarefa de reflorestar o imaginário é coletiva e considerando os temas anteriormente discutidos, neste último encontro a ênfase será na partilha de expressões e elaborações artísticas sobre outras formas de conviver que afirmem a diversidade e a concomitância de outros mundos.
 

Coordenação

Geni Núñez é ativista indígena guaraní, escritora e psicóloga. Tem pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP). É doutora no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGICH/UFSC). É membro da Comissão de Direitos Humanos (CDH), do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos/as (Abipsi). É coassistente da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY). É autora dos livros Descolonizando Afetos (2023), Jaxy Jaterê (2023) e Felizes por enquanto (2024).

Conferencistas

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP