IMPORTANTE |
As aulas serão ministradas presencialmente no MASP. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.
Aula 1 - 06.10.2025 | Uma introdução sobre o tema da descolonização e seus binarismos
A partir dos registros presentes em cartas jesuíticas e referências de autoria guarani, nesta aula as discussões serão referentes à colonização e seus efeitos, dentre os quais, a binarização do mundo em humano e animal, natureza e cultura, selvagem e civilizado, mente e corpo, dentre outros.
Aula 2 - 07.10.2025 | Perspectivas indígenas antirracistas
O que as perspectivas indígenas têm a contribuir no debate sobre luta antirracista e emergências climáticas? Por meio de referências indígenas, sobretudo de autoria guarani, o encontro irá abordar temas como branquitude e etnogenocício.
Aula 3 - 08.10.2025 | A questão da (não) violência
Neste encontro, o tema condutor será a questão da (não) violência, a começar por um esforço de refletir sobre o que conta ou não como violento, repensando inclusive a influência política que envolve estas fronteiras. Além disso, o convite será refletir sobre os paradoxos e desafios de práticas que busquem não repetir e perpetuar outras violências.
Aula 4 - 09.10.2025 | Reflorestamento do imaginário
Partindo do pressuposto de que a tarefa de reflorestar o imaginário é coletiva e considerando os temas anteriormente discutidos, neste último encontro a ênfase será na partilha de expressões e elaborações artísticas sobre outras formas de conviver que afirmem a diversidade e a concomitância de outros mundos.
Geni Núñez é ativista indígena guaraní, escritora e psicóloga. Tem pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP). É doutora no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGICH/UFSC). É membro da Comissão de Direitos Humanos (CDH), do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos/as (Abipsi). É coassistente da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY). É autora dos livros Descolonizando Afetos (2023), Jaxy Jaterê (2023) e Felizes por enquanto (2024).